Fórum

FÓRUM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Gestão - Técnica - Educação

Sobre o Fórum

Programação

Palestrante(s)

Kleber Marques

Kleber Marques

Erick Andrade

Erick Andrade

Instrutor

Instrutor

J. Esteves

J. Esteves

R. Calcini

R. Calcini

-   Professor de Pós-Graduação e de Cursos Jurídicos.

-   Instrutor de Cursos e Treinamentos “In Company”.

-   Mestrando em Direito do Trabalho pela PUC/SP.

-  Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela EPM do TJ/SP.

-  Especialista em Direito Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

- Assessor de Desembargador e Professor da Escola Judicial no TRT/SP da 2ª Região.

-  Membro do IBDSCJ, da ABDPC, do CEAPRO, da ABDPro, da ABDConst, do IDA e do IBDD

S.M.

S.M.

Auditor do TCU há 10 anos, sendo atualmente um dos responsáveis pelo boletim de licitações e
contratos editado do Tribunal; Ex-servidor da CGU; Professor de diversas instituições públicas
(ISC-TCU; Enap- Ministério do Planejamento; TCE, dentre outras); Professor de cursos
preparatórios para concursos públicos em Brasília; São Paulo e Belo Horizonte; Autor de livro de
licitações e contratos; Especialista em auditoria governamental. Instrutor da Conexxões Educação
com os cursos: Licitações; Contratos; Dispensa e inexigibilidades; Fraudes em processos licitatórios;
Contratação de serviços de treinamento. Consultor associado à Conexxões Educação.

J.Luíz

J.Luíz

Experiência de 20 anos no setor público, exercendo o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil – RFB, com realização de Auditoria Fiscal Externa e de Trabalhos Conjuntos com a Procuradoria da Fazenda Nacional – PFN, em relação aos Créditos Tributários – Fazendário e Previdenciário. Participante do Grupo de Trabalho, responsável pela criação e elaboração da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social – GFIP, com participação ativa em suas diversas versões, da equipe de desenvolvimento do Arquivo Digital da Folha de Pagamento – MANAD e demais Obrigações Tributárias Acessórias, com informações transmitidas aos Órgãos Fiscalizadores, de forma digital. Especialista em Direito Tributário, Previdenciário e Trabalhista – Recursos Humanos e Pessoal, Normas Aplicadas dos Regimes Previdenciários – Geral e Próprio, Regimes Trabalhistas – Estatutários e Celetistas, Arquivos Digitais de Informações Fiscais/Trabalhista e Controles da Administração Pública e Internos de Gestão, voltados ao planejamento e atendimento fiscal. Coordenador de diversos Projetos de Gestão Pública, voltada às Obrigações Tributárias, Previdenciárias e Trabalhistas, com implantação de Sistema integrado de informações gerenciais e de controle. Graduado em Ciências Contábeis. Autor de Obras no Direito Tributário, Previdenciário, Trabalhista, Público e de Gestão, com registro na Biblioteca Nacional. Autor de diversos Artigos Tributários e Trabalhistas, publicados nacionalmente em Jornais de grande veiculação, Sites e  Portais Tributários. Instrutor em nível nacional, já tendo treinado mais de 15.000 representantes de empresas/entidades, tanto em eventos abertos como em treinamentos in company, com ênfase a diversos Órgãos da Administração Pública em Geral, Poder Judiciário, Sociedades de Economia Mista, Empresas Públicas,  Sistema Cooperativista e  Fiscalização de Atividade Reguladora e de Contribuições de Terceiros. Palestrante em Congressos e Encontros Nacionais e Regionais, de Contabilidade e   Gestão Tributária – Trabalhista, organizados por Entidades Públicas, Privadas e pelo Sistema Cooperativista (OCB/SESCOOP em Brasília). Auditor de Processos Internos e de Sistemas de Gestão, identificando as inconformidades tributárias e trabalhistas, ao cumprimento das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Assessor de Gestão Empresarial, junto à Administração Pública de diversas Esferas e Poderes, Sociedades de Economia Mista, Empresas Públicas e empresas de Tecnologia de Informação – TI,  voltado  à área tributária – trabalhista e elaboração  de Documentos de Requisitos aos Desenvolvedores em Tecnologia de Informações, bem como Protótipos de Melhorias, através das Telas dos Sistemas aos Usuários, e Responsável Técnico da Jornada de Estudos. Consultor associado à Conexxões.

 

F. Freire

F. Freire

Consultor associado à Conexxões com mais de 25 anos de experiência.

Histórico de prestação de serviços na área federal ao Ministério da Educação (dez anos) e ao Ministério da Saúde (vinte e cinco anos) nas áreas de Organização e Métodos, Orçamento Público, Gerenciamento da Área de Convênios, Gerenciamento Administrativo e Financeiro de Projetos Internacionais (BIRB, BID, FNUAP/PNUD). Consultoria prestada nas organizações: Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso – SES-MT, PROCON, Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul – SES-RS, Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação de Mato Grosso – SEPAN-MT, Serviço Social da Indústria – SESI, Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, RITLA – Rede de Informação Tecnológica Latino Americana, entre outras. Foi Analista de Negócios para desenvolvimento do Sistema de Gestão de Convênios – GESCON do Ministério da Saúde. Premiado no 2º Concurso Nacional de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, atualmente pertencente à estrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, pela apresentação do trabalho de “Reestruturação da Gerência de Convênios”, da Fundação Nacional de Saúde; Encontra-se em fase de editoração o livro, a ser publicado pelo Senado Federal: Convênios Federais: Problema ou Solução?! Possui diversos artigos publicados, entre eles: Artigos sobre convênios publicados na Revista Mensal “Fórum de Contratação e Gestão Pública”, 1ª e 2ª Edições, Editora Fórum, Belo Horizonte, MG.

R. Freitas

R. Freitas

Aprovado em 1º lugar no concurso para Professor de LIBRAS CEFET/BA, 1º lugar no concurso para intérprete de LIBRAS UFBA, 3º lugar no concurso para intérprete de LIBRAS IFBA, Certificado de proficiência para o ensino, tradução e interpretação da LIBRAS concedido pelo MEC, capacitação em tradução e interpretação da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Atuação como Tradutor/Intérprete da LIBRAS no Programa Entenda Direito da TVE 2009/2010; Palestra sobre Educação inclusiva: LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais no encontro pedagógico realizado no curso e colégio Análise 2009; Peça Teatral Ninguém mais vai ser bonzinho da Escola de Gente, Rio de Janeiro 2009; COEDE/BA (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência). Elaboração, Tradução e Direção do DVD Coelba “ Língua Brasileira de Sinais” 2003. Atuação como Instrutor da LIBRAS na Infraero, Marinha, APADA, Faculdade da Cidade do Salvador, Faculdade Universo, CCR Metrô, UNIFACS. Formado pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – pólo UFBA em Letras / LIBRAS.

M. Magalhães

M. Magalhães

Consultor associado à Conexxões. 
   
Engenheiro Civil por Universidade Federal. Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD com ênfase em Estratégia, Organizações e Tecnologia de Informação. Doutorando em Engenharia Civil pela UFF com tese em Governança Empresarial e sua aplicação para Arquitetura Organizacional. Atua como consultor e professor nas áreas de Planejamento Estratégico, Arquitetura Sistêmica, Planejamento de Tecnologia da Informação, Redesenho de Processos Empresariais, Diagnóstico Organizacionais, Seleção e Implementação de T.I. e Indicadores de Desempenho, com mais de 25 anos de mercado e dezenas de organizações públicas e empresas atendidas nos mais diversos segmentos econômicos: Seguradoras, Fundos de Previdência, Instituições Financeiras, Fábricas, Cadeias Varejistas, Firmas de Engenharia, entre outras. Professor em cursos de pós-graduação desde 1994, nas áreas de Estratégia de Empresas, Arquitetura Organizacional, Mudança Organizacional, Gestão de T.I., Gestão de Processos Empresariais e Sistemas de Informações Gerenciais.

M. Ferreira

M. Ferreira

Consultor associado à Conexxões Educação.

Especialista em Gestão de Carreira e Desenvolvimento Profissional e consultor com foco em desenvolvimento de Pessoas e Organizações, Processos Sucessórios, Executive Coaching, Aconselhamento de Carreira e Pós-carreira e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Professor da USP, Business School e membro do Grupo de Estudos em Carreira da USP. MBA em Gestão de Negócios pela BSP e pela Universidade de Toronto. Doutorando e Mestre pela FEA-USP com linha de pesquisa em Processo Sucessório, Desenvolvimento Profissional alinhado à Estratégia – gestão e planejamento: Carreira e Negócios. Pós-graduado em Finanças.

Gisele T.

Gisele T.

Consultora associada à Conexxões Educação.

Atua nas esferas contenciosa e consultiva do Direito Digital desde 2005, além de ministrar palestras, aulas e treinamentos em todo o Brasil, e em diversas instituições, empresas, eventos e órgãos públicos, tais como: Ministério Público do Estado de Roraima, Ministério Público do Estado do Maranhão, Tribunal Superior do Trabalho (TST), Escola de Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo (EMATRA – TRT 2ª Região), 4º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Recife/PE), COALTI e WSIF (Maceió/AL), CNASI (São Paulo/SP e Recife/PE), Estado Maior do Exército (EME), USP São Carlos, ICCyber, WebSecurity Forum, Fenalaw, entre outros. Desenvolve programas de conscientização em Segurança da Informação para diversas empresas. Professora convidada da Escola Superior de Advocacia da OAB (ESA); da pós-graduação em “Especialista em Integração de Soluções na Tecnologia da Informação” da Universidade São Judas Tadeu, de cursos da FIA-USP, Veris/IBTA e FASP; do MBA em Marketing Digital da Faculdade iDez (João Pessoa/PA) e da pós-graduação em Computação Forense da UNINASSAU (Maceió/AL). Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduada em “Gestão e Tecnologias em Segurança da Informação”. Advogada especialista em Direito Digital e Segurança da Informação. Extensão em “Direito da Tecnologia da Informação” (Fundação Getúlio Vargas – FGV). Membro das Comissões de “Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia” e de “Ciência e Tecnologia”, ambas de OAB. Articulista da “Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo” – COPEN. Autora de diversos artigos sobre Direito Digital, sendo alguns deles publicados na Revista de Direito das Novas Tecnologias (IBDI/IOB).

Rogério Nogueira

Rogério Nogueira

Instrutor e consultor associado à Conexxões Educação.

É mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas, pós-graduado em Administração de Empresas, e graduado em Economia e Direito. Atuou como professor de graduação e pós-graduação em cursos de Administração e Direito. Possui competência comprovada no campo do Direito Disciplinar, tendo acumulado mais de 25 anos de experiência no desempenho de funções de assessoria, gestão, auditoria e corregedoria no âmbito do Poder Executivo Federal.

O instrutor vem ministrando cursos (abertos e in company) em vários estados da federação, com o propósito de capacitar servidores públicos para que possam atuar como membros de comissões de sindicância e de processos administrativos disciplinares. Ao longo de vários anos treinou um número significativo de servidores de diversos órgãos públicos, merecendo destaque os seguintes: TRT/RJ – Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro; TRT/MT – Tribunal Regional do Trabalho do Estado de Mato Grasso; TRE/MT – Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grasso e IPASGO – Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás, Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, em cursos in company, e inúmeros outros servidores das esferas federal, estadual e municipal, em cursos abertos realizados na cidade do Rio de Janeiro.

Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

Advogado. Graduado pela UFBA, Mestre e Doutorando em Direito Público e Evolução Social pela UNESA/RJ. Professor de Processo Civil da Escola Superior de Advocacia, Escola de Magistrados da Bahia, Escola da Magistratura Tocantinense e do Complexo Damásio de Jesus. Membro do Instituto brasileiro de Direito Processual, da Associação brasileira de Direito Processual e da Academia brasileira de Direito Processual Civil.

Autor do Livro jurídico. Curso de Processo Civil – Teoria Geral e Processo de Conhecimento.

Cursos:

1) Novo CPC: promovido pela EMAB para juízes e desembargadores do Estado da Bahia, em  2015.

2) O NOVO DIREITO DAS FAMÍLIAS: promovido pela EMAB para juízes de família do Estado da Bahia em 2015.

3) NOVO CPC: promovido pela ESMAT para atualizar desembargadores sobre a atuação do TJ diante do novo código de processo civil em 2015.

4) PROVAS EM ESPÉCIE NO NOVO CPC: aula ministrada para a pós graduação do Des. Alexandre Freitas Câmara. 2016.

5) NOVO CPC PARA ADVOGADOS: curso ministrado em Caldas Novas/GO. (03 a 05 de fevereiro de 2016).

6) NOVO CPC PARA PROCURADORES MUNICIPAIS: promovido pela prefeitura de Araguaína. (13 e 14 de maio de 2016).

Gabriel Marques

Gabriel Marques

Graduado em Direito por Universidade Federal, Mestre em Direito do Estado pela USP, Doutor em Direito do Estado pela USP. Professor reconhecido de Direito Constitucional e Ciência Política em diversas Universidades. Coordenador dos Grupos de Pesquisa “Controle de Constitucionalidade” e “A Construção Constitucional do Conceito de Família” de Universidade Federal. Possui experiência com empresas públicas e privadas, com realizações de cursos sobre Direito Constitucional no TRE entre outras Organizações. Já recebeu, até o momento, mais de 10 premiações por conta do reconhecimento da atuação como Professor e nas atividades profissionais.

Prémios e títulos: Patrono, Professor Homenageado, Paraninfo, Prémio Diamond Academic Stars, entre outros. Possui diversos Artigos publicados, no STF, CNJ e outros. Publicou o livro “Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental: Lineamentos básicos e revisão crítica no direito Constitucional Brasileiro”, além de diversos capítulos de livros publicados, e textos em jornais de notícias/ revistas, Trabalhos publicados em anais de congressos e apresentações de trabalho. Participoudo evento: “World Congresso f Constitucional Law 2014: Constitucional Challenges, Global and Local, realizado em Oslo, Noruega. ”

Atuação Profissional: Professor efetivo da Universidade Federal da Bahia – UFBA, nas disciplinas “Direito Constitucional I e II”, “Ciência Política”, vínculo como servidor público, e linhas de pesquisa: Controle de Constitucionalidade Professor da Faculdade Baiana de Direito, nas disciplinas de “Direito Constitucional”, “Ciência Política” e com outras atividades técnico-científicas.

J. Sampaio

J. Sampaio

Consultor associado à Conexxões. Conferencista em diversos congressos Nacionais e Internacionais; Ocupou cargos de Presidente e Diretor-Executivo, nos setores Privado, Público e na Economia Mista; Ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ex-Presidente da EMTURSA, Turismo Oficial de Salvador – BA; Ex-Presidente do PROMOEXPORT-BA; Ex-Diretor Marketing e Comércio Internacional do PROMOBAHIA – Centro Internacional de Negócios – Gov. do Estado da Bahia; Ex-Superintendente de Planejamento e Gestão (APG), da Secretaria de Governo da Saúde do Estado da Bahia – Sesab;  Administrador de Empresas, Mestre em Marketing e Gestão Empresarial, Lisboa – Portugal; Professor de Pós-Graduação DeVry Brasil – DeVry University, USA; Fundação Dom Cabral – FDC, MG – in company; Professor da Graduação Faculdade Ruy Barbosa e Faculdades Nordeste – DeVry Brasil; Atuou por 28 anos, como Professor, Membro do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa e Coordenador do Curso de Comunicação RRPP da Universidade Católica do Salvador – UCSAL; Consultor e Palestrante do Sistema SEBRAE; Professor convidado em Instituições de Ensino Superior como: UFBA-BA; UEFS – BA; UESC – BA; Universidade de Pernambuco – PE; UNIT – SE; Universidade Dom Bosco – MS; Universidade Regional de Blumenau – FURBE – SC; Universidade Castelo Branco – UCB – RJ; entre outras. Experiências in company: Consultoria e atendendo aos programas de pós-graduação / MBA, cursos e oficinas desenvolvidas para PETROBRAS; EBAL, BAHIATURSA; A FÓRMULA; ALSIB | SHOPPING DA BAHIA; SINDUSCON; CREA-BA; SEBRAE | BA; GO, MS, MT, SC, SE, AL; ABRASEL; ASSESPRO-BA; CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CONVENTION & VISITORS BUREAUX; Gov.do Estado da Bahia – SESAB, SECULT, SETUR; CDL/FCDL; FENASDETRAN; AHSEB | SJCDH; GLOBAL ENGENHARIA; AKKRI & COSTA ENGENHARIA; SEST | SENAT; Faculdade Ruy Barbosa – BA; SEGRASE – Gov. do Estado de Sergipe; ABRH – Bahia; ABRP – Nacional; DeVry Brasil – Holding; HELP INFORMÁTICA; ABCTRAN; SENAR/AR-BA; O BOTICÁRIO; TRAMONTINA; PERINE; BRASKEM; Faculdade Área1 – BA; Grupo NORSA; SESI | FIEB; entre outras.

O. Freitas

O. Freitas

É Pedagoga, Doutoranda em Educação, Mestre em Neurociência do Comportamento, e Especialista em Escola, Gestão e Democracia. É habilitada no Exame Nacional de Proficiência para ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras em nível superior – PROLIBRAS, promovido pelo MEC/UFSC. Atua na Educação Inclusiva e na formação docente, e na área de Educação, em Graduação e Pós-Graduação, nas modalidades presencial e a distância. Foi Subsecretária de Formação Continuada da Escola de Governo do Distrito Federal – EGOV-SEAPDF, e Subsecretária de Formação Continuada da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EAPE. Atua como docente na formação continuada de trabalhadores em educação, com foco na gestão escolar democrática. Atua como consultora em Educação Especial e Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Formação Inicial e Continuada de trabalhadores em educação em diferentes estados e instituições brasileiras. Integra grupos de pesquisa e extensão universitária na Universidade de Brasília. Tem publicações nas áreas de educação, surdez, educação especial e inclusiva e formação inicial e continuada dos trabalhadores em educação. Recebeu o prêmio Personalidade da Educação 2005, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, foi finalista do prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Assistiva (2007), e recebeu o prêmio Mulher Educadora, Cidadã do Mundo (2011), do Sindicato dos Professores do Distrito Federal. Consultora associada à Conexxões.

F. Lima

F. Lima

Instrutor especialista em Gestão Ágil de Projetos. Com competências em Agile Coach, Scrum Master, Instrutor e Coordenação de projetos de software sob encomenda, participação em processo de nota fiscal eletrônica, implantação de metodologias ágeis (XP, Scrum, Kanban, e treinamentos. Atua como consultor em cursos com certificação de Scrum, atuando na implantação em diversas Organizações. Formado em Ciência da Computação e com cursos complementares de Agile Facilitator, Agile Certified Professional, Certified Scrum Master, Filosofia Lean e Kanban. Consultor associado à Conexxões Educação.

P. Mei

P. Mei

Consultor associado da Conexxões Educação, especialista em gestão de projetos e portfólios utilizando as melhores práticas do PMI® (Project Management Institute). Graduado em Administração de Empresas com ênfase em finanças, MBA pela FAAP e Certificado PMP® (Project Manager Professional). Há mais de vinte anos atuando em projetos para empresas de grande porte em telecomunicações, Tecnologia da Informação e Saúde como Telesp, Alcatel, EDS-HP e Hospital Albert Einstein. Foi responsável por grandes projetos no Brasil e no exterior (projetos offshore) e pela implantação de Escritório Corporativo de Projetos. Profissional sênior com pleno domínio dos padrões PMI® para gestão de projetos, programas e portfólios, bem como de outros assuntos como plano de negócio, estratégia organizacional e liderança. Há seis anos ministra aulas e treinamentos para turmas de formação profissional, Certificações PMP® e CAPM® e Pós Graduação em Gestão de Projetos. É autor do livro Gerenciamento da Integração em Projetos pela Editora Elsevier, lançado em dezembro de 2013.

F. Orlandi

F. Orlandi

Advogada e pós-graduada em MBL em Direito do Estado – Constitucional, Administrativo e Tributário pela Universidade Castelo Branco. Professora de cursos de Pós-Graduação da Unic – UNIPÓS e da Lego Cursos, nos Cursos de Direito Público. Professora de Direito Administrativo do Instituto Brasiliense de Direito Público de Cuiabá – IDP. Professora de Direito Constitucional e Administrativo na Fato Concursos – ênfase em Lei Orgânica. Palestrante em diversos Cursos de Processo e Técnica Legislativa. Ministrou vários cursos destinados a parlamentares e assessores, além treinamentos para servidores e assessores de gabinete de parlamentares na área específica de técnica legislativa. Consultora da Conexxões Educação

V. Gassen

V. Gassen

Professor da Universidade de Brasília – UnB. Tem grande experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente nos seguintes temas: direito tributário, hermenêutica jurídica e técnica legislativa. Consultor associado à Conexxões Educação. Possui graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-doutorado pela Universidade de Alicante na Espanha e pós-doutorado pela Thomas Jefferson School of Law nos EUA (Estágio Sênior CAPES).

V. Massari

V. Massari

É um dos especialistas no assunto gerenciamento ágil e modelos híbridos no Brasil. Possui certificações ITIL, COBIT 5, CI-ASP, EXIN ASF, EXIN ASM, SFC, CSP, CSPO, CSM, PSM, SAFe Agilist, PMI-ACP e PMP. Bacharel em Matemática pela Fundação Santo André. Atualmente é sócio-diretor e Agile Coach da Hiflex Consultoria. Ministra palestras e treinamentos, fornece coaching e mentoring direcionados para a gestão ágil de projetos e soft-skills pelo Brasil afora. Experiência de mais de 15 anos no uso e gerenciamento de métodos ágeis em projetos de grande porte voltados para o mercado de Tecnologia de Informação, Financeiro e Inovação. Autor do primeiro livro em Português para a certificação PMI-ACP, Gerenciamento Ágil de Projetos, pela editora Brasport. Também é gerente de projetos, colunista e blogueiro que acredita deve-se buscar o equilíbrio entre as várias metodologias, frameworks e boas práticas utilizadas no Gerenciamento de Projetos, muito mais que seguir cegamente modelos predeterminados.

J. A. Wanderley

J. A. Wanderley

Consultor associado à Conexxões Educação. Referência em Negociação no Brasil. Autor do livro Negociação Total 23ª edição, recomendado no site da Exame como um dos 10 melhores livros para quem quiser negociar melhor, sendo os demais autores estrangeiros. Mencionado em vários livros de autores brasileiros e em teses de mestrado e em trabalhos de conclusão de cursos. Realizou palestras e treinamentos para milhares de pessoas em empresas e instituições como: Ibmec, UNI RIO, FGV, Funenseg, Petrobras, Vale, Embratel, TSE, Aracruz, Usiminas, BNDES, Finep, Bayer, AmBev, Belgo Mineira, Mercedes-Benz, Rhodia, Sabesp, Fiat, Nestlé, Furnas, Shell, SEBRAE, Chesf, Correios, Peugeot, INAp, DuPont, HSM, Firjan, Globosat e TV Globo. Palestrante em Congressos Latino-Americano de Programação Neurolinguística, Simpósio Internacional de Coaching, Congresso Nacional de Terceirização e Gestão de Serviços, Congresso Nacional de Remuneração e Congresso Nacional de Recursos Humanos. Artigos publicados em jornais e revistas como O Globo, Estado de São Paulo, Tendências do Trabalho, T&D – Treinamento & Desenvolvimento, VendaMais, Melhor,  Profissional&Negócios e em vários sites da internet.

M. C. Ferreira

M. C. Ferreira

Gerente Executiva – Administração do Quadro de Pessoas da CAIXA

G. Amaral Jr

G. Amaral Jr

Graduado em Economia, com pós-graduação em Engenharia Econômica e curso complementar em Financial Controls pela Pace University, New York, USA. Atuou por 25 anos na IBM Brasil, tendo participado de vários programas de especialização em Centros de Treinamento de Executivos nos Estados Unidos, México e Bélgica. Na IBM, exerceu o cargo de Gerente de Controles Internos e Gerente de Auditoria Interna País, na área de Auditoria e Controles por mais de 15 anos. Após, realizou trabalhos de consultoria na implementação de Sistema Gerencial de Controle (integração entre Auditoria, Controles e Processos), reengenharia de processos críticos e processos-chave, implementação de departamentos de Auditoria. Participou em Auditorias operacionais, e na elaboração de controles internos em clientes do porte da VALE / Lachmann – Agência de Navegação; Sinal Construtora; Escritório Barbosa, Mussnich e Aragão; Integral Agenciamento Marítimo; Cablelettra do Brasil; Prudential Seguros de Vida; Tribunal de Justiça do Mato Grosso. Na área acadêmica, já conduziu mais de 200 treinamentos, palestras e conferências para mais de 4.000 participantes de empresas do porte do SEBRAE; Caixa Econômica Federal; Petrobrás Distribuidora; Casas Pernambucanas; Agências de Fomento dos Estados do Amazonas, Bahia e Goiás; Universidade de Campinas (UNICAMP); SENAC Nacional; Cablelettra do Brasil, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF); Universidade Estácio de Sá; Governo do Distrito Federal; Secretaria de Fazenda da Bahia; Grupo Lachamnn de Navegação; Borden Indústrias Químicas. É consultor associado à Conexxões Educação.

M. Almeida

M. Almeida

Atua como consultor e professor nas áreas de Planejamento Estratégico, Arquitetura Sistêmica, Planejamento de Tecnologia da Informação, Redesenho de Processos Empresariais, Diagnóstico Organizacionais, Seleção e Implementação de T.I., com mais de 25 anos de mercado e dezenas de empresas atendidas nos mais diversos segmentos econômicos: Seguradoras, Fundos de Previdência, Instituições Financeiras, Fábricas, Cadeias Varejistas, Firmas de Engenharia, entre outras. Professor em cursos de pós-graduação desde 1994, nas áreas de Estratégia de Empresas, Arquitetura Organizacional, Mudança Organizacional, Gestão de T.I., Gestão de Processos Empresariais e Sistemas de Informações Gerenciais.
Engenheiro Civil por Universidade Federal. Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia, Organizações e Tecnologia de Informação. Doutorando em Engenharia Civil com tese em Governança Empresarial e sua aplicação para Arquitetura Organizacional. Consultor associado à Conexxões Educação.

Consultor da Conexxões Educação

Consultor da Conexxões Educação

Auditor do TCU

Auditor do TCU

F. Araújo

F. Araújo

Gerente de Suprimentos e Suporte Logístico numa autarquia de Secretaria da Fazenda do Estado, onde também é responsável pela elaboração de Editais e Contratos Administrativos. Em suas atividades no Governo tem desempenhado papel de disseminador das compras e contratações sustentáveis. Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas – MBA Executivo em Gestão Pública, com apresentação de projeto de conclusão de curso com enfoque na inserção de critérios e indicadores socioambientais como balizadores das compras e contratações públicas. Consultor associado à Conexxões Educação.

Parceiro Adaptworks

Parceiro Adaptworks

R. Lage

R. Lage

Consultor e instrutor empresarial nas áreas de Inovação, Gestão empresarial, desenvolvimento de produtos e serviços e Gerenciamento de Projetos. Diretor operacional de empresas por mais de 25 anos, com larga experiência, nacional e internacional, em gestão de negócios e gestão de projetos tecnológicos. Engenheiro eletricista pela Universidade Católica de Minas Gerais, com especialização em sistemas elétricos de potência, sistemas eletrônicos e de telecomunicações. Pós-graduado no curso MBA executivo em gestão estratégica de negócios. Pós-graduado em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Professor de pós-graduação em diversas instituições de ensino nos segmentos de Negócios, Inovação e Empreendedorismo, TI, P&D e Gerenciamento de Projetos. Consultor associado à Conexxões Educação.

R. Fernandes

R. Fernandes

Diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação em Pessoal da Secretaria de Fiscalização de Pessoal do Tribunal de Contas da União. Auditor Federal de Controle Externo do TCU. Atuou como Analista Tributário da Receita Federal do Brasil e Analista de Sistemas da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins. Bacharelado em Ciências Contábeis. Especializado em Avaliação de Controles Internos, Auditoria Operacional, Gestão de Aposentadorias e Pensões no Serviço Público, Auditoria de Obras Públicas, Auditoria Governamental e Controles Gerais em Tecnologia da Informação pelo TCU. Consultor associado à Conexxões Educação.

J. Esteves

J. Esteves

Consultora Jurídica no Direito do Trabalho e Previdenciário. Instrutora em empresas, sindicatos e órgãos de classe promovendo o desenvolvimento e a formação de profissionais ligados à área do Direito, Recursos Humanos e Administração e Pessoal. Atuante na área de administração de pessoal há mais de 25 anos, com enfoque em legislação trabalhista e previdenciária. Latu Sensu em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário, Gestão de Recursos Humanos e Docência do Ensino Superior. Graduada em Direito. Consultora associada à Conexxões Educação.

A. Pierre

A. Pierre

Doutorando pela Universidad Del País Vasco (Espanha) no âmbito do programa de doutoramento para a América Latina, intitulado “SOCIEDAD DEMOCRATICA, ESTADO Y DERECHO”. Mestre em DIREITO também pela Universidad Del País Vasco. Pós-graduado em PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E GESTÃO PÚBLICA pela Universidade de Pernambuco (2001). Graduado em DIREITO (2010) e ENGENHARIA CIIVL (1997) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Profissionalmente, ocupa o cargo de Técnico Judiciário e é Assessor Jurídico da Justiça Federal de Primeiro Grau do RN; professor convidado da PósGraduação em Direito Administrativo e Gestão Pública da Universidade Potiguar; ex-professor do curso de DIREITO da FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU em Natal. Consultor associado à Conexxões Educação.

R. Haddad

R. Haddad

Chefe de Divisão de Contabilidade e integrante das equipes de Auditoria junto à Secretaria de Controle Interno da PR. Formada em Administração pela UCB e Ciências Contábeis pela UnB, pós-graduada em Análise de Sistemas. Ministra cursos de Contabilidade Pública, SIAFI Operacional e Gerencial e CPR, para vários órgãos públicos. Foi professora universitária do 7º e 8º semestres no Curso de Graduação de Ciências Contábeis na AEUDF e UNEB e leciona para cursos preparatórios para concurso. Autora do Livro “Contabilidade Pública”, Universidade Aberta do Brasil – UAB/MEC/CAPES/UFSC, adotado por 74 Universidades Federais e Estaduais no Brasil, bacharelado em Administração Pública. É referência no País em Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP”. Consultora associada à Conexxões Educação.

J. Magalhães

J. Magalhães

R. Chiuzi

R. Chiuzi

Doutor em psicologia social e do trabalho pela USP. Já atuou como executivo de Recursos Humanos em grandes Organizações. Consultor em desenvolvimento de carreira de executivos e preparação de lideranças para processo sucessório e assessment de potencial. Certificado em liderança estratégica pela London School of Business and Finance. Professor do MBA em gestão de pessoas da FIA-USP e coordenador da Escola de Educação Corporativa da Universidade Metodista de São Paulo. Autor de livros como “Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas?”; “Gramáticas actuales de la relación hombre trabajo” e “O que todo empreendedor deveria saber” além de diversos artigos nacionais e internacionais. Consultor  associado da Conexxões Educação.

M. Pimentel

M. Pimentel

Um dos consultores mais renomados do Brasil em Agile. Presidente da Agile Alliance Brazil. É Agile Coach/Trainer na Adaptworks. Trabalha há mais de 18 anos na área de TI, onde possui uma profunda experiência em ajudar, como coach ou trainner, a transição/experimentação Ágil (Scrum, XP, FDD, Lean, SAFe) em grandes e complexas organizações. É um dos pioneiros no movimento Ágil no Brasil. Ajudou na tradução oficial do Manifesto Ágil para o Português. É membro ativo da organização do Agile Brazil (inclusive sendo chairman da edição 2013). Ele também é o fundador da Revisa e Blog Visão Ágil. Já escreveu para portais internacionais como InfoQ, AgileJournal, ScrumAlliance, AgileAlliance e revistas como SQL Magazine, JavaMagazine, Mundo J e outras. Revisou e Escreveu o prefácio do Livro Agile Project Management (Jim Highsmith) em Português e do Livro Scrum – Gestão Ágil para Projetos de Sucesso. Também é um co-autores do livro Métodos Ágeis para o Desenvolvimento de Software (Editora Bookman). É o mais ativo licensed trainer de Management 3.0 no Brasil, tendo inclusive, contribuído para formação e licenciamento de outros grandes facilitadores do cenário nacional. Também é detentor das certificações SPC (Scaled Agile Academy), CAC (Alpha Coach – WorthEthic), CSM, CSPO e CSP (ScrumAlliance). Parceiro da Conexxões Educação.

N. Marconi

N. Marconi

Consultor para organismos internacionais em diversos governos locais e de outros países nas áreas de gestão pública, formulação de políticas públicas e gestão de recursos humanos para o setor público, além de atuar como pesquisador nesses temas. Foi diretor da área responsável pelo desenho das políticas de recursos humanos do governo federal. É doutor e professor de economia da Fundação Getúlio Vargas nos cursos de economia e de pós-graduação em Administração Pública e Governo. Suas publicações acadêmicas incluem artigos em periódicos nacionais e internacionais, participações em Congressos no Brasil e no exterior, textos para discussão e capítulos de livros. Consultor da Conexxões Educação.

C. A. Teixeira

C. A. Teixeira

Coordenador Geral Regional e Diretor Substituto do Instituto Nacional de Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Coordenador Geral do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação e da Rede de Extensão Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro, no programa IBRATEC – Sistema Brasileiro de Tecnologia, vinculado ao Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal. Membro do Conselho Técnico e Científico do Instituto Nacional de Tecnologia desde 2002. Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UCP e Pós Graduado como Mestre em Economia e Gestão Empresarial pela UCAM. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Tecnologias de Gestão da Produção.

C.Porto

C.Porto

Diretor Presidente e fundador da Macroplan. Economista. Consultor há mais de 40 anos em construção e análise de cenários, estratégia e gestão para governos, empresas e instituições públicas e privadas. É co-organizador dos livros: “2022 – Propostas para um Brasil melhor no ano do bicentenário” e “Propostas para o governo 2015-2018, uma agenda para um país próspero e competitivo”.

H. F. Martins

H. F. Martins

Diretor do Instituto Publix. Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública. É professor da EBAPE/FGV e de escolas de governo no Brasil e no exterior. É palestrante, autor de publicações e consultor junto a organismos internacionais em temas relacionados à gestão pública.

A. Linhares

A. Linhares

Diretora Central de Suporte à Governança Corporativa na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental-EPPGG, graduada em Administração Pública e pós-graduada em Controle Interno pela Escola de Governo.

R. Streit

R. Streit

Consultor Interno do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão do Banco Central. Possui graduação em Engenharia Elétrica (PUCRS), mestrado em Ciência da Computação (UFRGS), especialização em Administração Estratégica de Sistemas de Informações (FGV/EBAP/DF) e doutorado em Administração (UFRGS). É professor da UCB.

Valter Correia da Silva

Valter Correia da Silva

Chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Exerceu também no Ministério o cargo de Secretário-Executivo Adjunto e o cargo de Secretário de Gestão. Foi Secretário de Administração e Modernização Administrativa no Município de São Bernardo do Campo/SP, Diretor-Presidente da Empresa Gestora de Ativos – EMGEA. Desempenhou a função de Secretário de Administração e Modernização Administrativa do Município de Guarulhos/SP. É graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

Gilberto Waller

Gilberto Waller

Procurador Federal, Ouvidor Geral-Adjunto do CGU. Já foi corregedor Setorial do Ministério da Fazenda, Corregedor Setorial do Ministério dos Transportes, Subprocurador Geral da Procuradoria do INSS, Corregedor Setorial do Ministério da Integração Nacional, Corregedor Geral do INSS.

Fernanda Gomes

Fernanda Gomes

Consultora de gestão há mais de 15 anos e sócia fundadora da Table Partners. Especializada nas práticas de organização e liderança. Engenheira de Produção por Columbia University, NY. Associada ao IBGC. MBA em Governança Corporativa.

Leonardo Albernaz

Leonardo Albernaz

Coordenador do Projeto do TCU-OCDE para Fortalecimento da Governança Pública. Auditor Federal de Controle Externo. Foi Diretor de Fiscalização de Planejamento e Orçamento na Secretaria de Macroavaliação Governamental do TCU. Ocupou diversas funções gerenciais e de planejamento na Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás. Graduado em Engenharia Elétrica pela Unicamp-SP e pós-graduado em Análise e Avaliação de Políticas Públicas pelo ISC-TCU.

Renata Camargo

Renata Camargo

Auditora Federal de Controle Externo e Especialista Sênior em Governança na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do TCU. Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB). Profissional com mais de 15 anos de atuação no setor público, ocupou cargos e funções técnicas e gerenciais em organizações como Tribunal de Contas da União, Secretaria do Tesouro Nacional e Presidência da República Federativa do Brasil.

Daniel Souza

Daniel Souza

Diretor na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do TCU. Auditor Federal de Controle Externo. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e em Planejamento Estratégico para o Setor Público. Especializado em Consultoria Interna.

Claudio Castello Branco

Claudio Castello Branco

Coordenador-Geral de Controle Externo dos Serviços Essenciais ao Estado e das Regiões Sul e Centro-Oeste do TCU. Bacharel em Ciências Contábeis e Administração Pública pela UNB, com MBA em Controle Externo pela FGV e especialização em Auditoria Governamental pelo OAG/Canadá.

Maria Angélica Castellani, PMP, CSM, CSD

Maria Angélica Castellani, PMP, CSM, CSD

Atua há mais de 20 anos como consultora em Gerenciamento de Projetos e Processos e PMO. Formada em Computação Científica pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina, com MBA em Gerenciamento de Projetos e em Negócios Internacionais, ambas pela FGV. Especialista em Change Management e em Gestão Estratégica do Conhecimento. Ampla experiência internacional. Professora do MBA e Pós-graduação em Gestão de Projetos na HSM Educação, FIA, FACENS e SENAC Gerente Voluntária do Programa da Revista Eletrônica do PMI São Paulo. Coautora do livro “Gestão de Projetos: Teoria, Prática e Tendências” da Editora Elsevier. Consultora associada à Conexxões Educação.

Carlos Mamede

Carlos Mamede

MSc, CISA, CGEIT. Auditor de TI. Participou de trabalhos de fiscalização e de atividades estruturantes, como a construção do Quadro Referencial Normativo (QRN) e a elaboração do Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação: Riscos e Controles para o Planejamento da Contratação. Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB). Certificado CISA Certified Information Systems Auditor (ISACA), CGEIT Certified in the Governance of Enterprise IT (ISACA), ITIL Foundations v2 Information Technology Infrastructure Library (EXIN), Melhoria do Processo de Aquisição de Software P4MPS. BR (SOFTEX).

Vinícius Silva

Vinícius Silva

Coordenador Geral de Sistemas da Diretoria de TI (DTI) da Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento, gerindo contratos de Fábrica de Software, Fábrica de Testes, entre outras aquisições, utilizando métodos e práticas ágeis. Analista de Planejamento e Orçamento (APO) da Secretaria de Orçamento Federal (SOF) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), atua na área de TI há 20 anos. Bacharel em Ciências da Computação, atuou como Engenheiro de Software na empresa Living Systems AG , Arquiteto de Sistemas no banco UBS nas cidades de Houston e Jersey City nos Eua, Arquiteto de Sistemas no Banco Bradesco. Atuou como Assessor de TI nas Secretarias Executivas dos Ministérios do Turismo e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Facilitador associado da Conexxões Educação.

Marcos Ferreira

Marcos Ferreira

Especialista em Gestão de Carreira e Desenvolvimento Profissional e consultor com foco em desenvolvimento de Pessoas e Organizações, Processos Sucessórios, Executive Coaching, Aconselhamento de Carreira e Pós-carreira e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos. Professor da FIA–USP, Business School São Paulo e membro do Grupo de Estudos em Carreira da USP. MBA em Gestão de Negócios pela BSP e pela Universidade de Toronto. Doutorando e Mestre pela FEA-USP com linha de pesquisa em Processo Sucessório, Desenvolvimento Profissional alinhado à Estratégia – gestão e planejamento: Carreira e Negócios. Pós-graduado em Finanças. Consultor da Conexxões Educação.

R. Pereira

R. Pereira

Bacharel e Mestre em Economia, Especialista em Políticas Públicas, em Política e Estratégia e em Auditoria Integrada – Governance and Accountability (Canadian Audit & Accountability Foundation, Canadá). Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União – TCU, desde 1994, onde já atuou como Diretor, Assessor de Ministro e Gerente de Projetos. Concomitante às suas atividades no TCU, atua como professor ministrando cursos em instituições de ensino superior, escolas de governo e de formação profissional no setor público e privado.  Possui experiência nas áreas de Economia e Administração, com interesse e atuação efetiva, principalmente, nas seguintes subáreas: análise e avaliação de políticas públicas; análise custo-benefício e custo-efetividade da gestão econômica do meio ambiente; auditoria ambiental; governança; desenvolvimento sustentável institucional; gestão de ética institucional; responsabilidade socioambiental; tópicos especiais em orçamento público; análise de políticas macroeconômicas; economia da saúde; economia do setor público; metodologias de pesquisa; e metodologias de fiscalização e controle. Atua como instrutor nos seguintes cursos: Introdução à Auditoria Ambiental; Prestação de Contas; Instituições Financeiras e Sistema Financeiro Nacional; Auditoria da Gestão da Ética; Transparência na Gestão Pública e Controle Governamental; Técnicas de Entrevistas Aplicadas a Ações de Controle; Governança no Setor Público; Análise de Políticas Públicas; Controle Externo; Avaliação de Controles Internos; Metodologia de Pesquisa Científica; e Tópicos Especiais em Orçamento Público. Desenvolveu e ministrou o primeiro curso de Governança no Setor Público, oferecido pelo TCU para seus auditores e para profissionais das entidades de fiscalização superior da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Vem ministrando este curso para entidades da Administração Pública, na modalidade in company, e em parceria com organizações de treinamento e capacitação do setor privado.  Nos cursos de pós-graduação por Escola de Administração, além de ter ministrado as disciplinas Economia do Setor Público (Curso de Especialização em Governo Eletrônico), Análise de Políticas Macroeconômicas, e Metodologia e Técnicas de Pesquisa (Curso Pós-Graduação em Finanças Públicas – Administração Orçamentário-Financeira), atuou como coordenador acadêmico desse último curso e como coordenador pedagógico representante de Escola de Governo, ad hoc, do Mestrado Profissionalizante em Administração – Orçamento Público do Programa de Pós-Graduação em Administração. No Centro de Formação da Câmara dos Deputados – Câmara/Cefor foi responsável pelas disciplinas Políticas Públicas (Curso de Pós-Graduação em Legislativo e Políticas Públicas) e Elaboração e Execução do Orçamento Público (Curso de Especialização em Política e Representação Parlamentar), estando, atualmente, a cargo da disciplina Governança no Setor Público, do MBA em Governança Legislativa. No IBMEC Business School ministrou as disciplinas Fundamentos de Macroeconomia do Curso MBA em Economia do Setor Público e Finanças Públicas, oferecido para a Receita Federal do Brasil, e Ética na Administração Pública do Curso MBA em Defesa Comercial, desenvolvido para o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior – MDIC.  Atuou como docente em outras instituições de ensino superior, tais como a Faculdade AD1, a FGV-Brasília, a Universidade do Legislativo – Unilegis (Senado Federal), o Cefor/CD (Câmara dos Deputados), a UniSERPRO, o Centro Universitário IESB e UniProjeção.  Orientou 19 (dezenove) monografias de cursos de pós-graduação lato sensu, publicou 20 (vinte) artigos em revistas especializadas e ganhou 02 (dois) concursos de monografia, um da Instituição de Fiscalização Superior da Venezuela (tema Controle Externo da Gestão Ambiental) e outro do Rotary International (tema Gestão de Ética).  Vem realizando pesquisas na área de Economia da Saúde, que são apresentadas, preliminarmente, por meio de papers nos encontros científicos da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABRES), com a finalidade de concluir sua tese de doutorado, “Três Ensaios em Economia da Saúde e Health-Health Analysis”, a ser defendida na Rand Corporation (EUA/Califórnia), no curso de Ph.D. em Análise de Políticas Públicas. Consultor Associado à Conexxões Educação.

Valéria Cordeiro

Valéria Cordeiro

José Augusto Neves

José Augusto Neves

Foi Diretor-facilitador da Amana-Key por oito anos e Diretor-Facilitador da Dinsmore Associates. Foi Presidente da Empresa de Obras Públicas do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuou em todos os estados do Brasil na formação de Líderes, através de realização de cursos In Company em organizações como: TJ/PE, TSE, EMBRAPA, ministrando cursos cujos temas envolvem o Gerenciamento de estresse. Membro da equipe pioneira de implantação do TEAL – Treinamento experiencial ao Ar Livre no Brasil e na América Latina, tendo sido treinado pela equipe da Pro-Action da Califórnia, EUA. É Facilitador de programas de Desenvolvimento Gerencial, Formação de Liderança, Estratégia, Fortalecimento de Equipes, Negociação e Administração de Conflitos para a maioria das 100 melhores empresas para se trabalhar. Consultor e facilitador da Conexxões Educação.

Sineval Rodrigues

Sineval Rodrigues

Sociólogo e consultor renomado atuando na área de Educação Executiva, ministrando programas de desenvolvimento de gestores, coordenando cursos de MBA executivo, orientando projetos aplicativos e planos de negócios em grandes organizações. Professor da FDC. Credenciado para ministrar treinamentos por: Center for Leadership Studies, Juran Institute, Louis Allen Associates, Decision Process International, Gordon Lippitt Organizational Renewal, Center for Entrepreneurship – Babson College, Haas School of Business – Berkeley.

Ariel da Silveira

Ariel da Silveira

Superintendente de Recursos Humanos da ITAIPU Binacional, atuou também como Superintendente de Relações Trabalhistas e Gerente do Departamento Trabalhista e Tributário da ITAIPU Binacional. Foi Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Informação do Paraná – CELEPAR e membro do Conselho Deliberativo da Fundação ITAIPU-BR.

Valéria Ribeiro

Valéria Ribeiro

Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas do Tribunal de Contas da União – TCU. Foi Diretora de área de Melhoria de Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão. Auditora Federal de Controle Externo. Graduada em Direito, pós-graduada em Políticas Públicas (UnB) e especializada em Gestão de Processos (FGV) e Consultoria Interna. Pós-graduanda em Filosofia Clínica.

Fabiano Fernandes

Fabiano Fernandes

Chefe do Serviço de Avaliação de Governança e Gestão de Pessoas da Secretaria de Fiscalização de Pessoal do Tribunal de Contas da União – TCU. Psicólogo com pós-graduação em Auditoria Governamental.

Marco Fabossi

Marco Fabossi

Consultor renomado e professor em “Liderança”. Diretor da Crescimentum. Autor do Livro “Coração de Líder: A Essência do Líder-Coach”. Coach Executivo e Coach de Equipe, certificado pela Lambent e ICI, filiado ao ICF. Certificado em Life Coaching. Master Practitioner em PNL. Criador e Mantenedor do Blog da Liderança, um dos blogs de liderança mais visitados do Brasil. Atuou por vários anos como Executivo em empresas Nacionais e Multinacionais, onde adquiriu profunda experiência na liderança e condução de equipes e projetos na América do Sul, América do Norte e Europa.

João Cordeiro

João Cordeiro

É um evangelista da Accountability, a profunda convicção de que é dever de cada um tomar para si a responsabilidade pelo resultado do seu trabalho e de suas decisões. Com mais de 30 anos de pesquisa e desenvolvimento profissional, já realizou mais de 25 cursos de especialização entre Estados Unidos e Europa durante os últimos 15 anos, além de ser formado em Psicologia, pós-graduado em Marketing e especializado em Gestão de Empresas. Possui associações internacionais, entre elas: N.S.A – National Speakers Associations, A.S.T.D – American Society for Training & Development, I.A.F – International Association of Facilitators e Training Association.

Joel Dutra

Joel Dutra

É um dos consultores mais renomados do Brasil na área de Competências, Sucessão e Carreira. Consultor das principais empresas do País em assuntos relacionados à Gestão Estratégica de Pessoas. Professor da FEA/ USP, onde ministra cursos de graduação e pós-graduação, com mestrado na FGV e doutorado na USP. Principais livros publicados: “Gestão de Pessoas – Desafios Estratégicos das Organizações”, “Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna”, “Gestão de Pessoas: As Pessoas na Organização” e “Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea”. Facilitador da Conexxões Educação.

André Pacheco

André Pacheco

Auditor Federal de Controle Externo, atua na área de TI há 30 anos, dos quais 20 anos como Auditor de TI. Ocupou os cargos de Diretor de Planejamento de Auditorias, Gerente de Auditoria de TI e Assessor do Secretário de Fiscalização de TI do Tribunal de Contas da União – TCU. Realizou a supervisão e a revisão do Manual de Auditoria de Sistemas e da 1ª edição da Cartilha de Boas Práticas de Segurança da Informação do TCU. Coordenou o Levantamento de Governança de TI na Administração Pública Federal que resultou no Acórdão nº 1.603/2008-TCU-Plenário, paradigma para a Governança de TI no Setor Público. Participou da revisão do Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de TI. MBA em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e CISA (Certified Information Systems Auditor). Possui larga experiência nas áreas de auditoria, docência e tecnologia da informação.É instrutor de Auditoria da Tecnologia da Informação e de Licitações de TI. Consultor da Conexxões Educação.

Patricia Peck

Patricia Peck

Advogada renomada no país e uma das mais influentes em Direito Digital. Formada pela USP, com especialização em Negócios pela Harvard Business School e MBA em Marketing. Também possui formação em Gestão de Risco e em Inteligência e Contrainteligência. Iniciou sua carreira como programadora aos 13 anos de idade, com experiência nos EUA, Portugal e Coréia do Sul. Árbitra do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo – CAESP. Reconhecida pelos prêmios “Advogada Mais Admirada em Propriedade Intelectual” de 2010 à 2013, “A Nata dos Profissionais Segurança Informação” em 2006 e 2008 e “Excelência Acadêmica – Melhor Docente da Faculdade FIT Impacta” em 2009 e 2010, e condecorada com Medalha do Pacificador pelo Exército, a Medalha Tamandaré pela Marinha e a Medalha de Ordem do Mérito Militar pelo Exército. Autora do livro “Direito Digital”, que já se encontra na 5ª edição, e autora e organizadora do Livro “Direito Digital Aplicado”. Também participou como coautora dos livros “e-Dicas”, “Internet Legal”, “Direito e Internet II”, “Novas Competências na Sociedade do Conhecimento”, “Os ‘Novos’ Direitos no Brasil”, “Vivendo este mundo Digital” e “Coletânea Direito e Saúde 2012”, dos audiolivros “Direito Digital no Dia-a-Dia”, “Direito Digital Corporativo” e “Eleições Digitais” e do ebook “iMarketing Direito Digital na Publicidade”. Também foi a idealizadora e fundadora do Instituto I-START e Movimento Família mais Segura na Internet, iniciativa pela qual recebeu o prêmio “Security Leaders” por seus trabalhos de Educação e Conscientização em Segurança Digital. Colunista do Brasil Post da Editora Abril, IDG Now, Revista PartnerSales e Revista Segurança Digital.

Gilberto Porto

Gilberto Porto

Consultor em Gestão para Resultados para o setor público e organismos internacionais. Professor de cursos de pós-graduação e educação executiva na UnB e na FDC. Mestrando em Administração pela FGV com especialização em Estratégia pela Harvard Business School e MBA em Finanças e em Inteligência Competitiva. Diretor do Instituto Publix.

Ivan Bonifácio

Ivan Bonifácio

Diretor do Departamento de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Bacharel em Filosofia pela Universidade de Brasília – UnB, com pós graduação em Gestão Estratégica (Universidade Católica) e Gestão Pública (Universidade Cândido Mendes) e especialização em Orçamento Público e Gestão de Projetos. Atualmente coordena a gestão da estratégia nacional do judiciário.

Patricia Landi

Patricia Landi

Assessora de Gestão Estratégica do Supremo Tribunal Federal – STF. Economista, com experiência na Administração Pública, nas áreas de gestão da qualidade, gestão de processos e de projetos e planejamento estratégico. Especializações em: Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal; Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento; Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial e Comportamento Organizacional e Coaching.

Cristineide França

Cristineide França

Psicóloga de Universidade, com vasta experiência nas áreas de Educação para Aposentadoria,  Saúde Mental, Grupos Psicoeducativos, Prevenção e Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Saúde do Trabalhador. Mestre em Psicologia Clínica e Cultura e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura. Realizou estágio de doutoramento (doutorado sanduíche) no Netherlands Interdisciplinary Demographic Institute, vinculado à Groningen University, em Haia, Holanda, com foco em Programas de Preparação para Aposentadoria e Envelehcimento Ativo. Atualmente investiga o desenvolvimento, implementação e avaliação de programas de educação para aposentadoria, preditores do envelhecimento ativo, qualidade de vida e integra o Grupo de Estudo em Prevenção e Promoção da Saúde Mental no Ciclo da Vida. Consultora associada da Conexxões Educação.

Deborah Arôxa

Deborah Arôxa

Superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da SEPLAG/SE. Membro do Comitê Estadual de Implantação da LAI – Lei de Acesso a Informação e palestrante renomada nacionalmente na área de Atendimento ao Cidadão. CBPP registrada pela ABPMP International. Gestora Regional Sergipe da ABPMP e Gestora Geral do e-DOC Sergipe.  Autora dos livros “BPM Transformando Organizações Públicas: Um novo olhar para o atendimento ao cidadão” e “BSC em BPM: Desmistificando Conceitos para Concretizar Sonhos”. Professora de Pós Graduação da FANESE e Faculdade Santa Helena.

Mônica Venancio

Mônica Venancio

Gerente do Escritório de Processos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Delegada Regional na ABPMP-BR no Distrito Federal. Possui certificação em Processos pela ABPMP – CBPP, ITIL e COBIT. Graduação em Ciência da Computação e MBA em Governança de TI.

Jacqueline Portella

Jacqueline Portella

Conceituada Especialista em Processos e Administradora do Hospital SOCOR S.A., com experiência em diagnóstico dos processos organizacionais, mapeamento e melhorias de Processos – MMP, Business Case – Implantação de Centro de Serviços Compartilhados – CSC e Enterprise Resource Planning – ERP. Professora do Curso de Pós-Graduação da PUC, entre outros. Facilitadora da Conexxões Educação.

Américo Almeida

Américo Almeida

Secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes. Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD e Pós-Graduação com apoio do BANCO DO BRASIL S.A., onde trabalhou por 33 anos, 14 deles na Diretoria de Estratégia e Organização – DIREO, vinculada à Presidência do BB. Realizou intercâmbio internacional – École Supérieure de Commerce de Rouen.

Sérgio Ruy Barbosa

Sérgio Ruy Barbosa

Secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro, foi secretário de Fazenda e Planejamento de Duque de Caxias e conselheiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado (ASEP). Mestre em Administração Pública pela FGV e doutorado em Administração pela mesma Fundação. Formado em Comunicação Social. Participou ativamente da equipe de transição que formou o primeiro Governo Sérgio Cabral, quando foi formatada a atual SEPLAG, que uniu as antigas Secretarias de Administração, Controle e Planejamento. Desde então, seu principal objetivo tem sido a modernização da gestão da máquina do Estado do Rio de Janeiro.

Izabel Cotta Matte

Izabel Cotta Matte

Secretária Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento de Porto Alegre, é responsável por gerir os Programas Estratégicos de Governo e também conduz o orçamento municipal, gerenciando a execução física e financeira da cidade. Graduada em Arquitetura e Urbanismo com Pós-Graduação em Gestão de Projetos. Especialização em Gestão Pública pela George Washington University, EUA.

Geraldo Júlio

Geraldo Júlio

Prefeito do Recife. É administrador formado pela Universidade de Pernambuco, com especialização em Gestão Pública pela mesma instituição. Ingressou no serviço público como concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Foi Diretor de Recursos Humanos do Tribunal e trabalhou no terceiro Governo de Miguel Arraes. No Governo de Eduardo Campos, entre 2007 e 2012, atuou como Secretário de Planejamento e Gestão, Coordenador do Pacto pela Vida, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente de SUAPE.

David Norton

David Norton

Consagrado professor da Harvard Business School. O criador do mundialmente conhecido Balanced Scorecard, a ferramenta estratégica imprescindível para as organizações orientarem seu desempenho atual e futuro. Co-fundador e presidente do Balanced Scorecard Collaborative, Inc. Foi presidente da Renaissance Solutions Inc., além de co-fundador e presidente da Nolan, Norton & Company. É co-autor com Robert Kaplan dos livros “Balanced Scorecard: A Estratégia em Ação”, “Organização Orientada para a Estratégia”, “Mapas Estratégicos”, “Alinhamento”, além de inúmeros artigos sobre o tema. David Norton é doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard, mestre em Pesquisa de Operações pelo Instituto de Tecnologia da Flórida e graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico de Worcester.

Seung Hyun Lee

Seung Hyun Lee

Master of Business Administration pela Rotterdam School of Management, Holanda, e ESADE, Espanha. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Professor de Estratégia Empresarial da Business School São Paulo. Trabalha na Symnetics como líder das células de formulação da estratégia e gestão de riscos estratégicos.

Roberto Camanho

Roberto Camanho

Um dos principais especialistas brasileiros em tomada de decisão. Aplica a metodologia AHP – Processo de Análise Hierárquica para a condução de escolhas estratégicas em grupo. Realizou mais de 100 projetos que orientaram escolhas estratégicas e alocação de recursos nas maiores organizações públicas e privadas do país. Especialização na École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers – França.

Rogério Caiuby

Rogério Caiuby

Sócio-diretor da Symnetics, empresa que trabalha em parceria com os criadores dos conceitos do Balanced Scorecard, professores Robert Kaplan e David Norton. Atua no desenvolvimento e implementação de modelos de gestão estratégica; modelagem de oportunidades de alianças; revisão, desenvolvimento e gerenciamento de processos.

William Ramalho

William Ramalho

Profissional com 20 anos de vivência na área de RH, atualmente responsável pela Universidade Empresarial Sabesp, considerado Top Five na categoria Jovem Talento em RH (Prêmio Top of Mind/2010). Diretor do Pólo São Paulo da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, professor-tutor em instituições como FGV e Senac para cursos de e-learning desde 2009, além de palestrante em Congressos e consultor / docente em cursos sobre Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios, seja presencial ou via Web. Facilitador da Conexxões Educação.

Ecléa Hauber

Ecléa Hauber

Uma das mais brilhantes Consultora e Professora em Estratégia do País. Ampla experiência no desenvolvimento de programas de estratégia e de mentoria formal nas organizações, com foco em Projetos Empresariais envolvendo a preparação de Mentores. Professora da FGV e da FDC – Educação Continuada para Executivos, na área de Estratégia Empresarial, com foco em Programas MBA Executivo e no IBMEC – Administração e Saúde, nas áreas de Estratégia e Teoria Organizacional. Ex-Diretora estatutária do grupo BORDEN Inc no Brasil, com ampla exposição a operações na América Latina, Europa e Pacífico.

Fabrício Lopes

Fabrício Lopes

Especializado em Comunicação Empresarial e graduado em Comunicação Social por Universidade do Paraná, possui qualificação em Empreendedorismo Corporativo pelo Insper-IBMEC (São Paulo). Formação em Cultura da Inovação pelo Institut Européen de Stratégies Créatives et d’Innovation/França e atualmente cursa MBA em Gestão da Inovação em uma parceria entre a PUC/PR e a Universidade de Tecnologia de Compiègne – UTC, da França. É Líder do Eixo de Cultura de Inovação e Consultor especialista em Empreendedorismo, Criatividade e Gestão do Conhecimento –  Centro Internacional de Inovação – do Sistema FIEP.  Atuou como consultor em empresas de grande porte.Consultor da Conexxões Educação.

Stefi Maerker

Stefi Maerker

Consultora, gestora de pessoas e conferencista com mais de 20 anos de experiência na Assessoria de Executivos do primeiro escalão organizacional de empresas multinacionais.  Palestrante em eventos mundiais como “30º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento”, “Cuarta Conferencia Internacional Para Secretarias Ejecutivas Y Asistentes de Dirección en Argentina” (Buenos Aires) e “Congreso Internacional de Asistentes Gerenciales”, (Lima, Peru) e Expo Management. Autora dos livros “Secretária – Uma Parceira de Sucesso”, 1999 e “Mulheres de Sucesso – Os segredos das mulheres que fizeram história”, 2000. Foi chairwoman e idealizadora dos Comitês de Secretárias e de Mulheres Executivas da Câmara Americana de São Paulo. Escritora de diversos artigos na área de gestão de carreira. Consultora da Conexxões Educação.

Ademar Orsi

Ademar Orsi

Consultor renomado no País. Pesquisador e professor da FIA-USP, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Anhembi Morumbi. Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP. Especialista em Sociopsicodrama pela Role Playing, e em Formação de Formadores pelo convênio IRES/Ministério del Lavoro Italiano. Consultor de grandes organizações. Foi gerente de projetos da PwC. Foi conselheiro da ABRH Nacional. Professor da FDC em cursos de MBA e especializações. Realiza Projetos de Pesquisa em Gestão Organizacional para Internacionalização de Organizações e Gestão Internacional de Pessoas. Consultor da Conexxões Educação.

Maria Elisa Macieira

Maria Elisa Macieira

Especialista de renome nacionalmente em Sistemas de Documentação e Planejamento Estratégico. Especialista em Modelagem de Processos. Certificação ISO 9000:2000. Mestre em Administração. Coautora dos Livros: “O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho” e “A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro” e “Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias”. Autoria do Curso “Gestão do Poder Judiciário”. Professora do MBA e Mestrado Profissionalizante de Direito, do MBA de Gestão Empresarial, e do MBA em Administração Judiciária. Realizoutrabalhos nas Instituições: TJE, TRE, TRT, ECAD, Ministério Público. Treinamento para as seguintes Instituições: STF, TJ, TRF, ESAD, TCU, Vale, entre outras. Consultora associada da Conexxões Educação.

Alba Torres

Alba Torres

Pós-graduada em Comunicação Estratégica e Negócios pela PUC-PR, MASTER COACH certificada no International Coaching Certification Program pelo ICI- Integrated Coaching Institute e certificada em COACHING CLINIC pela Corporate Coach U. Formação e vivência de PNL- Programação Neurolingüística, Educação Experiencial, Dinâmica de Grupos e em Educação em Valores Humanos, utilizando-se dessas técnicas para sensibilização e conscientização das necessidades de expansão e consolidação de novos aprendizados. Professora do ISAE-FGV desde 2001, atuando no desenvolvimento e condução das disciplinas Comunidade de Aprendizagem, Plano de Desenvolvimento Individual e Coaching para as turmas de MBA. Consultora da Conexxões Educação.

Bete D’Elia

Bete D’Elia

Graduada em Português-Francês pela USP. Pós-graduada (latu-sensu) em Psicologia Universal pelo Psyko Universal Instituto de Desenvolvimento; Coach com formação pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi. Palestrante e instrutora de cursos para profissionais da gestão organizacional. Autora do Livro Profissionalismo – Não dá para não ter; Coautora de As novas Competências do profissional de secretariado; Gestão do Tempo e Produtividade; Excelência no Secretariado; Coaching e Mentoring. Membro do Grupo de Expansão da ABQV. Consultora associada da Conexxões Educação

Gerardo Lemos

Gerardo Lemos

Desenvolve treinamentos e trabalhos de consultoria para empresas públicas e privadas. Na área acadêmica, desenvolveu mais de três centenas de treinamentos com foco em Auditoria, Controles Internos, Análise de Processos, Balanced Scorecard, Análise de Riscos e Fraudes, para mais de 6000 profissionais e gerentes de empresas públicas e privadas, dentre elas: Ministérios, Banco do Brasil, Prefeituras, Tribunais, Secretarias de Estado etc. Pós-graduação em Engenharia Econômica pela PUC – RJ e curso complementar de “Financial Controls” pela Pace University em Nova York, USA. Trabalhou na IBM durante diversos anos, tendo sido Gerente de Auditoria País, Gerente de Controles Internos e Processos e Controlador do Distrito Governo. Publicou o livro Sistema Gerencial de Controle, já em sua 2ª Edição, que tem sido utilizado como obra de referência para temas relativos à Auditoria e Controles. Consultor da Conexxões Educação.

Luiz Lourenço de Mello Filho

Luiz Lourenço de Mello Filho

Mestre em Computação Aplicada e Automação pela UFF – / RJ. Mestrando em Economia e Gestão Empresarial pela UCAM / RJ. Professor de MBA da UFF na disciplina de Gestão por Processos de Trabalho. Professor do MBA em Administração Judiciária da Fundação Getúlio Vargas, na disciplina de Gestão da Informação e Criação de Conhecimento no Ambiente Jurídico. É professor convidado de diversas organizações, como a Universidade da Força Aérea, Universidade Gama Filho, FAETEC, entre outras. É especialista em Modelagem de Processos, Certificação ISO 9001:2008 e Gestão do Conhecimento, sendo autor de softwares especialistas na área de gestão documental e estratégica. Atua como Consultor de Tecnologia da Informação e de Sistemas de Gestão Estratégica em diversas organizações, tais como: Tribunais, Ministérios, Agências, DATAPREV, entre outras. Consultor associado da Conexxões Educação.

Maria Christina Barbosa

Maria Christina Barbosa

Consultora da empresa francesa PMGS com vasta experiência em gerenciamento de projetos. Professora nos MBAs de Gerenciamento de Projetos, Gestão Empresarial e Empreendedorismo na FGV e na UFRJ. Pós-graduada em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC. Possui certificação PMP, PMI e Orange Belt em MS Project. Coautora dos livros: PMO – Escritório de Projetos, Programas e Portfólio na Prática e Gerenciamento de Custos em Projetos. Conteudista do curso de Gerenciamento de Projetos na FGV. Membro do Board do GAC – Global Acreditation Center do PMI. Consultora da Conexxões Educação.

José Paulo Moreira

José Paulo Moreira

Formado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós graduado em Comunicação Empresarial pela UCAM.  Coordenou o curso de Comunicação Escrita para Executivos da FGV e lecionou, por nove anos, na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Graduação e na Pós-Graduação (RJ e SP). Atua com destaque em Consultoria em Comunicação no Negócio, Elaboração de textos técnicos e Business Writing. Escreve artigos para várias revistas especializadas e sites mundiais, participa de bancas para elaboração de provas de concursos públicos e vem atuando como Professor, Palestrante e Consultor para mais de 500 Organizações, em todo o Brasil. É um dos autores do livro Como Escrever Melhor, presente na série Sucesso Profissional, já com mais de cem mil exemplares vendidos, no Brasil e no exterior. O livro tem sua trajetória internacional consolidada, com distribuição na Inglaterra, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália, Índia, Países Árabes e Hong Kong, sob o título Writing Skills. É um dos autores do livro “Como escrever textos técnicos”. A obra tem sido utilizada com sucesso em todo o Brasil, adotada em MBAs e cursos de pós-graduação nas áreas administrativa, técnica e jurídica, de informática, auditoria, organização e métodos, recursos, planejamento, marketing e comunicação, entre outros. Consultor da Conexxões Educação.

Francisco Glauber Mota

Francisco Glauber Mota

Especialista nas áreas financeira e operacional e em políticas públicas e gestão governamental. Membro do Grupo Técnico de Contabilidade Pública da STN (Secretaria do Tesouro Nacional). Ex-Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República. Graduado em Ciências Contábeis e Mestre em Contabilidade pela Fundação Universidade de Brasília. Professor do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB.  Autor de livros: Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Curso de Siafi – Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira Federal, Provas Comentadas de Contabilidade Pública, AFO e LRF, além de artigos científicos aprovados em congressos nacionais e internacionais. Consultor associado da Conexxões Educação.

Elza Jardim

Elza Jardim

Consultora que atua há 20 anos junto a grandes organizações do país, conduzindo cursos e workshops sobre Gestão da Comunicação Interna, Comunicação Gerente-Equipe, Gestão Estratégica de RH e Desenvolvimento de Equipes. Foi Gerente Corporativa de Comunicação Interna da Petrobras, tendo como principal responsabilidade planejar e gerenciar o sistema de comunicação da empresa e assessorar a direção e os gestores. Exerceu durante 12 anos atividades de consultoria interna a gerentes e executivos em processos de mudança e desenvolvimento de equipes técnicas e gerenciais na Petrobras. Psicóloga com MBA em Marketing pelo COPPEAD. Consultora da Conexxões Educação.

Paulo Rocha

Paulo Rocha

É considerado, hoje, no Brasil um dos maiores experts em Gestão por Processos e Indicadores. Exerce atividades de consultoria em formulação estratégica, gerenciamento de processos, análise de problemas e tomada de decisões. Atuou em Projetos de Redesenho e Reestruturação Organizacional, Redesenho de Processos, Formulação Estratégica e Treinamento Gerencial em inúmeras organizações. Formação em Engenharia Mecânica. Consultor associado à Conexxões Educação.

Helcio Honda

Helcio Honda

Consultor Empresarial há mais de 20 anos, foi senior manager da Consultoria da PriceWaterhouseCoopers – PWC, onde trabalhou por 10 anos. Especializado em Gestão Estratégica/BSC, Governança Corporativa, Desenvolvimento Organizacional, Supply Chain Management, Gestão por Processos e Qualidade, Project Management, Business Intelligence (BI), Implementação e Desenvolvimento de Sistemas. Foi Assessor da Presidência da Bandeirante Energia (Grupo EDP) e de Vice-Presidente de Estratégia e Tecnologia da TREND. Já atuou junto a mais de 60 organizações em diversos segmentos. Engenheiro Industrial Mecânico, MBA pela FIA-USP e Pós em Engenharia da Qualidade. Foi professor de pós-graduação na FGV e FIAP. Certificados em SAP (Strategy Enterprise Management), APICS  (Supply Chain Management), Auditor da Qualidade (Lead Assessor- PE Batalas-UK). Examinador do PNQ-Prêmio Nacional da Qualidade (1997/2012). Consultor da Conexxões Educação.

Alexandre Magno Mello

Alexandre Magno Mello

É referência no País como Consultor em Processos. Desenvolveu e implementou projetos, envolvendo metodologias de Processos de Negócio, Estruturação e Melhoria Contínua. É especialista em Planejamento Estratégico, Engenharia de Processos e Qualidade. Como instrutor de Bussiness Process Management, capacitou inúmeros profissionais de diversos segmentos. Mestre em Engenharia de Software pelo IPT e certificado Black Belt. Pós-graduado em Sistemas de Informação e Engenharia de Software pela PUC. Consultor associado da Conexxões Educação.

Vera Lúcia Corrêa

Vera Lúcia Corrêa

Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública/FGV-RJ. Professora da Fundação Getúlio Vargas. Professora associada de diversas instituições em Cursos de Pós-Graduação. Consultora de organizações públicas e privadas. Ministrou centenas de cursos na área com a participação de diversas Organizações onde se destacam: Empresas do Sistema Eletrobrás, Sistema Telebrás, Embratel, Ministérios do Poder Executivo Federal, Órgãos do Judiciário, Secretarias Estaduais e Municipais, Tribunal de Contas da União, Tribunais de Contas Estaduais e Municipais, Assembléias Legislativas, Congresso Nacional. Autora dos livros: “Licitações de Bens e Serviços de Informática e Automação”, “Capacitação para Gestão de Contratos”. Organizadora e autora do livro “Propostas para uma Gestão Pública Municipal Efetiva”. Consultora associada da Conexxões Educação.

André Luis Regazzini

André Luis Regazzini

Possui vasta experiência profissional na Gestão de Tecnologia, Auditoria de Sistemas e Segurança da Informação e grande conhecimento e prática na implantação de estruturas de segurança da informação, programas de auditoria de sistemas, estratégias de governança de TI e mecanismos de SLA. Já atuou como consultor de segurança e de TI em grandes organizações. Profissional de Segurança da Informação, Certificado pela ISACA como Certified Information System Auditor (CISA), Certified Information Security Manager (CISM) e Certified in the Governance of Enterprise IT (CGEIT). Bacharel em Análise de Sistemas pela PUC e Pós-graduado em Tecnologia de Desenvolvimento e Auditoria de Sistemas pela FURB. Consultor associado da Conexxões Educação.

Maíra Souza

Maíra Souza

Pesquisadora da EMBRAPA e coordenadora de Educação Corporativa do Departamento de Gestão de Pessoas. Psicóloga e mestre em Desempenho de Equipes pela UNB, possui formação pelo Instituto Canadense Basadur Apllied Creativity na metodologia Simplex System para Inovação e Criatividade na identificação de problemas em equipes de trabalho. Atua há mais de dez anos na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho com ênfase em diagnósticos organizacionais, TD&E, trabalho em equipe, construção e validação de escalas.

Liziane Freitas

Liziane Freitas

Chefe do Escritório de Soluções em Comportamento Organizacional do Banco Central do Brasil. Psicóloga e Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Brasília-UnB.

Hugo Brandão

Hugo Brandão

Gerente-Executivo da Universidade Corporativa Banco do Brasil – UniBB. Doutor em Psicologia Organizacional e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília – UnB. Especialista em Marketing pela UFRJ/Coppead e em Gestão de Projetos pela FGV.

Oliver Kamakura

Oliver Kamakura

Gerente Senior Executivo da Ernst Young. Possui mais de 12 anos de experiência profissional em Consultoria e Processo. Graduado em Direito. Certificado em Global Business Administration e Contract Law pela Universidade da Califórnia em Riverside (UCR).

Marcelino Tadeu de Assis

Marcelino Tadeu de Assis

Um dos palestrantes mais atuantes em indicadores e métricas de Gestão de Pessoas. Professor de graduação e pós-graduação. Mais de vinte e cinco anos de experiência profissional nos diversos subsistemas de Recursos Humanos em empresas de grande porte. Autor dos livros “Indicadores de Gestão de Recursos Humanos; usando indicadores demográficos,financeiros e operacionais na gestão do capital humano” e “Gestão de Programas de Remuneração:conceitos, aplicações e reflexões”. Facilitador da Conexxões Educação.

Maria Júlia Pantoja

Maria Júlia Pantoja

Coordenou a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Pessoal – PNDP na Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento. Atua no desenho e realização de cursos de especialização e aperfeiçoamento profissional da ENAP. Desenvolve pesquisas e publicações nas áreas de avaliação da efetividade de programas de desenvolvimento profissional e educação corporativa no setor público, gestão de pessoas por competências, redes sociais e aprendizagem humana no trabalho. Foi coordenadora-geral do Centro Nacional de Recursos Humanos da Rede SARAH. Professora da UnB. Doutora em Psicologia Organizacional com foco nos processos de aprendizagem humana no trabalho. Coautora do livro “Gestão de Pessoas: bases teóricas e experiências no setor público”.

Bruno Porto

Bruno Porto

Responde pela Diretoria Central de Planejamento de Força de Trabalho da SEPLAG/MG. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental com experiência em planejamento estratégico, mapeamento e redesenho de processos e gestão de pessoas no Governo do Estado de Minas Gerais.

Andréa Rocha

Andréa Rocha

Analista de Processos do Escritório Central de Resultados em Processos da SEPLAG/MG. Possui experiência na condução de projetos de redesenho de processos, elaboração de diagnósticos situacionais de processos organizacionais. Responsável pela coordenação de cursos de capacitação em gestão de processos e instrutora de cursos de gestão de processos no governo.

Fabio Cammarota

Fabio Cammarota

Diretor do Instituto Publix, coordenando trabalhos de consultoria envolvendo estratégia, mapeamento e redesenho de processos, revisão e criação de estruturas organizacionais, dimensionamento da força de trabalho, dentre outros assuntos relacionados à inovação gerencial. Ocupou posições executivas em empresas privadas e na administração pública. Foi Diretor e Corregedor na Agência Nacional de Saúde Suplementar, Supervisor de Gestão Estratégica na EMBRAPA, Diretor e Gerente de Projeto no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Cassiano Machado

Cassiano Machado

Consultor em Desenvolvimento de Pessoas e Organizações. Responsável por gerenciar projetos de consultoria em gestão estratégica de pessoas, em assuntos como gestão de competências, de remuneração, de desempenho e de carreira, junto a organizações de médio e grande porte dos setores público e privado. Professor da FIA-USP. Sócio da Growth Consultoria.

Cleidimar Alvarenga

Cleidimar Alvarenga

Consultora renomada nacionalmente na área de Desenvolvimento Organizacional, Gestão Estratégica de Pessoas, Liderança, Competências e Talentos. Desenvolveu sua carreira profissional como Diretora Executiva de RH em empresas nacionais e multinacionais como Cenibra, Suzano Papel e Celulose, Veracel, NYK Logistics e Santos-Brasil. Advogada, especializada em Direito do Trabalho e em Desenvolvimento de RH e Gestão Empresarial.

Ken O’Donnell

Ken O’Donnell

Coordenador para a América do Sul da Organização Brahma Kumaris. É criador do Programa de Autogestão e Qualidade de Vida, realizado em 29 países. Consultor Internacional nas áreas de Qualidade e Desenvolvimento Organizacional Holístico. Autor de 10 livros sobre desenvolvimento pessoal e organizacional publicados em seis idiomas. Já ministrou mais de mil conferências e cursos na Europa, EUA, Austrália, Índia e América Latina. Formou-se em Ciências Aplicadas pela Universidade de New South Wales, Austrália.

Daniel Jezini

Daniel Jezini

Secretário de Fiscalização e Tecnologia da Informação do TCU. Diretor na 2ª Diretoria de Fiscalização de Governança de TI na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU. Exerce, atualmente, atividades de supervisão de trabalhos de auditoria de TI e de pareceres na área de controle externo. Tem estado à frente dos levantamentos de governança de TI realizados pelo TCU. É instrutor do Instituto Serzedello Correa (ISC) do TCU, onde ministra cursos nas áreas de contratações, governança e auditoria de TI. Possui certificações CISA® e Auditor Líder NBR ISO/IEC 27001. Graduado em Ciência da Computação pela UFRJ com MBA.

Suely Coelho

Suely Coelho

Consultora associada à Conexxões Educação. É considerada uma das principais especialista na área de Atendimento ao Cliente, possui vasta experiência junto ao setor público com o tema da Excelência no Atendimento. Mestranda em Liderança pela Unisa, pós-graduada em Didática do Ensino Superior por Universidade Católica e em Psicopedagogia, graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas. Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa, Educadora Empresarial, Consultora em RH. Atuou em diversas instituições em todo o Brasil, entre elas: AGU, INFRAERO, ENAP, ESAF, Escola de Gestão Pública, Procuradoria-Geral da República, UNICAMP, ANVISA, FUNASA, INCRA, FUNCEF, SOF – Secretaria de Orçamento Federal, INFRAERO, ELETRONORTE, ASBACE, TERRACAP, Petrobrás, Secretaria do Tesouro Nacional dentre outras.

Paulo Erlich

Paulo Erlich

Mestre em Gestão Empresarial, com pesquisa em Mentoring. Possui certificações: Coaching Pessoal e Executivo (Integrated Coaching Institute, credenciado pela International Coach Federation); Coaching e Mentoring; Coaching por Valores (Gestion MDS Management, Canadá); Coaching em Saúde e Bem-estar (Wellcoaches, EUA & Carevolution); Promoção de Saúde e Qualidade de Vida (American University, EUA); Gestão por Valores e Qualidade de Vida (Gestion MDS Management, Canadá). Primeiro brasileiro certificado como Master Coach Trainer em Coaching por Valores (Gestion MDS Management). Foi empresário e executivo durante 25 anos, atuando, entre outras, nas áreas de educação, comunicação e saúde. É consultor e facilitador em Mentoring Organizacional e em Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho, coach executivo e coach de vida.  Consultor da Conexxões Educação.

Wesley Vaz

Wesley Vaz

Auditor Federal de Controle Externo do TCU, atualmente ocupa a função de diretor na 1ª Diretoria de Fiscalização de Governança de TI da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (Sefti/TCU). É mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP e MBA em Gestão Empresarial pela UCG/FGV-RJ. É certificado CISA® (Certified Information System Auditor) e Cobit 5 Foundation. Ocupa a função de Diretor Institucional do Capítulo ISACA Brasília. Possui experiência como conferencista em assuntos relacionados à auditoria, controles gerais e gestão de riscos de TI, como docente da Universidade de Brasília em cursos de pós-graduação em governança de TI e da Universidade Católica de Brasília, onde lecionou temas relacionados à  governança de TI, gestão de projetos e qualidade de software. Consultor convidado da Conexxões Educação.

Sâmia Simurro

Sâmia Simurro

Consultora em Stress e Saúde Mental em grandes organizações e mestre em Psicologia pela USP. Vice Presidente de Projetos da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). Atuou durante 14 anos na Auditoria do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida da ABQV. Co-organizadora e co-autora do livro “Prêmio Nacional de Qualidade de Vida: A Trajetória de uma Década”. Auditora do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho. Professora do Curso de MBA da Universidade São Camilo em Gestão de Programas de Qualidade de Vida e do Curso de Extensão da PUC de Bem Estar e Qualidade de Vida. Especialista em Psicossomática, Stress, Psicologia da Saúde e Hospitalar. Consultora associada da Conexxões Educação.

Marcos Sêmola

Marcos Sêmola

É um dos mais conceituados consultores do Brasil nesse tema. Executivo de tecnologia da informação, CIO da Shell Downstream para a América Latina, com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e gestão de TI. Atuou como Global IT GRC Manager na Shell Gas&Power International na Holanda, responsável por governança, risco e conformidade em suas subsidiárias distribuídas pelo mundo e, anteriormente, como Diretor de Consultoria da Atos Origin no Reino Unido. É vice-presidente da associação profissional internacional ISACA – Information Systems Audit and Control Association, CISM certified e professor de MBA da FGV. Autor de uma centena de artigos técnicos publicados e de livros sobre gestão de riscos, comunicação e inteligência competitiva, tendo sido reconhecido e premiado por sua contribuição no campo da segurança da informação. Consultor associado da Conexxões Educação.

Rildo Santos

Rildo Santos

Consultor e professor renomado em cursos sobre Tecnologia da Informação, Gestão de Negócios e  Gestão de Inovação. Pós-Graduado em Didática do Ensino Superior e Mestre em Engenharia de Software. Foi instrutor de Tecnologia da Sun Microsystems e da IBM. É professor de curso de MBA da Fiap e de pós-graduação da Fasp e IBTA. Membro do IIBA-International Institute of Business Analysis (Canadá). Consultor associado da Conexxões Educação.

José Hipólito

José Hipólito

Um dos consultores mais renomados do País na área de Desempenho. Professor associado da Conexxões Educação. Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela USP Pesquisador e consultor da Fundação Instituto de Administração – FIA. Palestrante em cursos de Especialização e MBA da FIA.

Atua há 20 anos como pesquisador e consultor, tendo conduzido a elaboração e acompanhado a implantação de projetos na área Gestão de Pessoas em mais de 200 organizações. Autor de diversas publicações, dentre as quais:

“Remuneração e Recompensas”, Dutra, J. S.; Hipólito, J. A. M., Rio de Janeiro, Elsevier, 2012. Dimensões de Avaliação de Pessoas e o conceito de Competências. In Competências: conceitos, métodos e experiências. Dutra, Fleury e Ruas (organizadores). São Paulo, Atlas, 2008. Remuneração por Competências: alternativas e implicações. In Competências: conceitos, métodos e experiências. Dutra, Fleury e Ruas (organizadores). São Paulo, Atlas, 2008. Dentre outros.

Priscila Nardi

Priscila Nardi

Professora associada da Conexxões Educação. Bacharel em Administração de Empresas pela USP com extensão em Gestão da Educação Corporativa pela FIA; Certificação em Design Learning (Desenho Instrucional) pela ATD (antiga ASTD); e Certificação na Metodologia 6Ds pela AfferoLab (antiga LAB-SSJ).

Experiência de 08 anos na condução de projetos de Gestão de Desempenho, Educação Corporativa e Programas de Desenvolvimento de Liderança, e como instrutora de treinamentos nos mesmos temas.

Autora do artigo “Efetividade de modelos de gestão de pessoas em organizações de terceiro setor: o caso da implantação da Gestão de Desempenho no Imaflora”, publicado como Resumo Expandido no XXXVIII ENANPAD (2014).

Informações

Data e Local:

Carga horária: 17h

Horário:

Local do Evento

Realização

Conexxões Educação