Fórum

GESTÃO DE PESSOAS

Mérito, Desempenho & Resultados

GESTÃO DE PESSOAS

Sobre o Fórum

Com o propósito discutir questões relacionadas ao Mérito, Desempenho & Resultados, o Fórum Gestão de Pessoas acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro em Brasília.

A abertura de cada dia ficará por conta da apresentação de Oficinas Avançadas com Joel Dutra, que vai apoiar e instrumentalizar os participantes na estruturação de sistemas de Plano Carreira, Processos de Sucessão e Desenvolvimento de Lideranças e a 2ª oficina com José Hipólito, que apresentará os principais métodos utilizados para Gestão e Avaliação de Desempenho e sua finalidade e aplicação no contexto das organizações públicas.

Conectado com o panorama atual, trouxemos temas relevantes para discussão nas palestras, como: o novo Modelo Mental do Gestor e os fatores de coesão e de relacionamento para ativar o poder das pessoas com Sineval Rodrigues, psicólogo e consultor renomado e também o Perfil de GOVERNANÇA e gestão de pessoas da administração pública federal de acordo com as normas proferidas pelo TCU.

A programação conta ainda com as Palestras Interativas de Marco Fabossi, conferencista, escritor e um dos mais renomados consultores com foco em Liderança e Coaching do país, que vai ajudar cada participante a elaborar um plano de ação individual e João Cordeiro, psicólogocom mais de 30 anos de pesquisa e desenvolvimento profissional eum evangelista da Accountability, convicção de que é dever de cada um tomar para si a responsabilidade pelo resultado do seu trabalho e de suas decisões.

Para garantir aplicação prática dentro da sua organização, selecionamos as experiências do Tribunal de Contas da União, que apresentará o seu processo de gestão e avaliação de desempenhoe Itaipu Binacional, que destacará a metodologia de pesquisa para formulação do modelo de competências da equipe de RH da Society for Human Resource Management – SHRM.

“Não basta que você seja inteligente, pense mais e seja criativo. Tudo isso é importante, você precisa disso, mas deve converter tudo em ação. Isso vai fazer você se tornar um profissional bem sucedido”. Ram Charan

“Qual é a sua obra?” Mario Sergio Cortella

Programação

8h
Credenciamento
8h30 às 12h30
“GESTÃO DE CARREIRA - PROCESSOS DE SUCESSÃO - DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS”Oficina Avançada

Apresentação

Nos últimos anos observamos um crescimento do nível de exigência das pessoas em relação às organizações, bem como a entrada de uma nova geração no mercado de trabalho. Esses fatos, somados a um ambiente cada vez mais competitivo, vêm gerando grande pressão para o aperfeiçoamento da gestão de pessoas e da liderança.

As questões ligadas ao desenvolvimento das lideranças sempre estiveram na agenda das organizações, mas cresceram em importância frente ao papel preponderante do líder no clima organizacional, no desenvolvimento dos colaboradores e funcionários, no nível de atração e retenção e na construção de uma relação de compromisso com os valores e propósitos da organização.

Objetivo: Estimular a reflexão e instrumentalizar os participantes na estruturação de sistemas de carreira e processo sucessório e na preparação da liderança para os desafios impostos pelo contexto atual e tendências para esta década.

Conteúdo Programático

  • Contexto e tendências do ambiente organizacional – compreendendo as bases para uma gestão estratégica de RH
  • O desenvolvimento de pessoas e o papel da liderança na empresa contemporânea
  • Conflito entre gerações: entendendo as características e expectativas das novas gerações e como gerenciá-las
  • Atração e retenção de pessoas em um ambiente de grande competição por profissionais especializados
  • O papel de avaliação de desempenho no aperfeiçoamento da gestão de pessoas
  • Gestão da carreira como diferencial competitivo: critérios para conciliar expectativas das pessoas e da organização
  • Processo sucessório em organizações brasileiras públicas e privadas
  • Desafios no desenvolvimento de lideranças

Joel Dutra

É um dos consultores mais renomados do Brasil na área de Competências, Sucessão e Carreira. Consultor das principais empresas do País em assuntos relacionados à Gestão Estratégica de Pessoas. Professor da FEA/ USP, onde ministra cursos de graduação e pós-graduação, com mestrado na FGV e doutorado na USP. Principais livros publicados: “Gestão de Pessoas – Desafios Estratégicos das Organizações”, “Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna”, “Gestão de Pessoas: As Pessoas na Organização” e “Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea”. Facilitador da Conexxões Educação.

12h30 às 14h
Almoço
14h às 16h
“ATIVANDO O PODER DAS PESSOAS”Palestra

Objetivos

  • Explicitar a necessidade de conformidade entre a estratégia de valor da organização com a dinâmica dos relacionamentos com as equipes e com os beneficiários de seus serviços
  • Evidenciar a complementariedade entre os papéis e funções do técnico, ou especialista, e do gestor de pessoas com vistas à criação de valor e efetividade do trabalho
  • Aplicar o modelo das “Três Estratégias de Liderança” mais eficazes para geração de resultados e desenvolvimento das pessoas

Expectativa de Resultados

  • Reconhecer os valores e as competências necessárias ao desempenho eficaz dos papéis de técnico-especializado e o de gestor de pessoas
  • Compreender os aspectos subjetivos do relacionamento interpessoal que impactam no desenvolvimento e fortalecimento das equipes
  • Identificar as estratégias de liderança situacionalmente mais adequadas para ativar o poder das pessoas e seu potencial de comprometimento com os resultados do trabalho

Conteúdo Programático

  • Agenda de desenvolvimento do gestor e de sua equipe
  • Paradigmas da organização e um novo modelo mental do gestor
  • Fatores de coesão e de relacionamento: Ativando o poder das pessoas
  • Transições da liderança: Novos papéis e funções dos gestores
  • Transição entre o papel de técnico e o papel de líder de equipe
  • Condições objetivas e subjetivas da gestão de pessoas
  • As “Três Estratégias de Liderança” na prática
  • Recursos e técnicas para analisar e diagnosticar relacionamentos
  • Protocolo de comportamentos do gestor-líder

Sineval Rodrigues

Sociólogo e consultor renomado atuando na área de Educação Executiva, ministrando programas de desenvolvimento de gestores, coordenando cursos de MBA executivo, orientando projetos aplicativos e planos de negócios em grandes organizações. Professor da FDC. Credenciado para ministrar treinamentos por: Center for Leadership Studies, Juran Institute, Louis Allen Associates, Decision Process International, Gordon Lippitt Organizational Renewal, Center for Entrepreneurship – Babson College, Haas School of Business – Berkeley.

 


“COMPETÊNCIAS DA EQUIPE DE RH - MODELO DA SHRM”Caso Prático
  • O modelo da SOCIETY FOR HUMAN RESOURCE MANAGEMENT – SHRM
  • Forças para a Mudança
  • O que é competência da equipe de RH
  • O processo de pesquisa para a formulação do modelo SHRM de Competências para o RH
  • O modelo e as Competências mapeadas mundialmente
  • Competências da Equipe de RH e os níveis de experiência
  • Análises da pesquisa sobre a importância de cada competência
  • Você tem as competências?

Ariel da Silveira

Superintendente de Recursos Humanos da ITAIPU Binacional, atuou também como Superintendente de Relações Trabalhistas e Gerente do Departamento Trabalhista e Tributário da ITAIPU Binacional. Foi Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Informação do Paraná – CELEPAR e membro do Conselho Deliberativo da Fundação ITAIPU-BR.

16h às 16h30
Coffee Break | Networking
16h30 às 18h10
“GESTÃO DO DESEMPENHO - COMO IMPLANTAR E CONSOLIDAR MODELOS DE GESTÃO QUE AGREGUEM VALOR"Caso Prático
  • Planejamento
  • Acompanhamento
  • Avaliação
  • Feedback

Valéria Ribeiro

Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas do Tribunal de Contas da União – TCU. Foi Diretora de área de Melhoria de Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão. Auditora Federal de Controle Externo. Graduada em Direito, pós-graduada em Políticas Públicas (UnB) e especializada em Gestão de Processos (FGV) e Consultoria Interna. Pós-graduanda em Filosofia Clínica.


“PERFIL DE GOVERNANÇA E GESTÃO DE PESSOAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL"Palestra
  • GOVERNANÇA aplicada à Gestão de Pessoas
  • Metodologia de Avaliação
  • Principais Resultados
  • Índice de GOVERNANÇA de Pessoas
  • Próximas etapas

Fabiano Fernandes

Chefe do Serviço de Avaliação de Governança e Gestão de Pessoas da Secretaria de Fiscalização de Pessoal do Tribunal de Contas da União – TCU. Psicólogo com pós-graduação em Auditoria Governamental.

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8h30 às 12h30
“GESTÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO – A EVOLUÇÃO E SUAS APLICAÇÕES”Oficina Avançada

Objetivos: Apresentar os principais métodos utilizados para análise do Desempenho e discutir sobre sua finalidade e aplicação no contexto das Organizações Públicas. O módulo prevê o relato de experiências práticas de aplicação da avaliação e gestão do desempenho e a apresentação de exemplos de instrumentos utilizados.

Conteúdo Programático

  • A evolução: da Avaliação de Desempenho para a Gestão do Desempenho
  • Instrumentos utilizados para Avaliação e Gestão do Desempenho (visão geral)
  • Aprofundando a reflexão sobre os instrumentos de Avaliação e Gestão de Desempenho
  • Instrumentos com foco no Comportamento e Desenvolvimento (concepção, finalidade, processo de aplicação, cuidados e resultados esperados)
  • Instrumentos com foco em Objetivos e Metas (concepção, finalidade, processo de aplicação, cuidados e resultados esperados)
  • Analisando os resultados do Desempenho: Comportamento e Desenvolvimento + Objetivos e Metas
  • Subsídios da análise de Desempenho para a Gestão de Talentos
  • Identificação e Desenvolvimento de Talentos
  • Carreira e Ascensão Profissional
  • Alocação e Mobilidade
  • Ambiente e Clima Organizacional
  • Retenção
  • Feedback e desenvolvimento como principais consequências da análise de Desempenho
  • Feedback X Feedforward – foco no futuro e não no passado!!!
  • Como identificar focos de  Desenvolvimento com base nas avaliações de desempenho
  • Como construir Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs) – explorando intensamente ações vivenciais e de auto desenvolvimento
  • Avaliações Colegiadas – aplicação e cuidados

José Hipólito

Um dos consultores mais renomados do País na área de Desempenho e Competências. Professor em cursos de MBA oferecidos pela FIA–USP. Bacharel, Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela USP. Atua há 15 anos como pesquisador e consultor na temática Competências, tendo, nesse período, conduzido a elaboração e acompanhado a implantação de Modelos de Gestão de Pessoas por Competências em mais de 200 Organizações. Autor de diversas publicações, dentre as quais: “Administração salarial: a remuneração por competências como diferencial competitivo”. Professor e facilitador associado da Conexxões Educação.

12h30 às 14h
Almoço
14h às 15h50
“O IMPACTO DA LIDERANÇA NA RETENÇÃO DE TALENTOS E NO ENGAJAMENTO DAS PESSOAS”Palestra Interativa

*Você sairá do Fórum com um plano de ação individual

  • Pressupostos da nova liderança
  • O papel do líder na retenção de talentos
  • Os maiores gaps dos líderes atuais
  • Como trabalhar esses gaps?
  • O que o líder deve fazer para engajar e reter talentos?

Marco Fabossi

Consultor renomado e professor em “Liderança”. Diretor da Crescimentum. Autor do Livro “Coração de Líder: A Essência do Líder-Coach”. Coach Executivo e Coach de Equipe, certificado pela Lambent e ICI, filiado ao ICF. Certificado em Life Coaching. Master Practitioner em PNL. Criador e Mantenedor do Blog da Liderança, um dos blogs de liderança mais visitados do Brasil. Atuou por vários anos como Executivo em empresas Nacionais e Multinacionais, onde adquiriu profunda experiência na liderança e condução de equipes e projetos na América do Sul, América do Norte e Europa.

15h50 às 16h10
Coffee Break | Networking
16h10 às 18h
“EVOLUÇÃO NA GESTÃO (ATRAVÉS DA ACCOUNTABILITY) - Como o gestor pode acelerar a sua evolução pessoal e profissional, através de uma das virtudes mais poderosas da humanidade”Palestra Interativa

Cada vez mais os gestores sentem a necessidade de desenvolver suas equipes. Isto pode ser feito através de feedbacks atentos e constantes para seus colaboradores, reforçando os bons comportamentos profissionais e eliminando gradativamente as atitudes nocivas. Mas é preciso também que o Gestor seja Accountable perante a organização, a sociedade e seus subordinados.

Accountability Pessoal é uma virtude relacionada à postura ativa de uma pessoa em relação à outras. Ela faz com que a pessoa cresça acima das circunstâncias e fazendo o que for possível, dentro da esfera ética, para atingir os resultados.

A melhor definição para Accountability Pessoal é pegar para si a responsabilidade e gerar respostas com resultados.

Conteúdo Programático

  • Modelo Mental
  • Apego e Comparação – as principais causas de resistência à mudança
  • Conceito de Accountability
  • Diferença entre Accountability e Responsabilidade
  • Passos para se tornar (mais) Accountable

João Cordeiro

É um evangelista da Accountability, a profunda convicção de que é dever de cada um tomar para si a responsabilidade pelo resultado do seu trabalho e de suas decisões. Com mais de 30 anos de pesquisa e desenvolvimento profissional, já realizou mais de 25 cursos de especialização entre Estados Unidos e Europa durante os últimos 15 anos, além de ser formado em Psicologia, pós-graduado em Marketing e especializado em Gestão de Empresas. Possui associações internacionais, entre elas: N.S.A – National Speakers Associations, A.S.T.D – American Society for Training & Development, I.A.F – International Association of Facilitators e Training Association.

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Palestrante(s)

Joel Dutra

Joel Dutra

É um dos consultores mais renomados do Brasil na área de Competências, Sucessão e Carreira. Consultor das principais empresas do País em assuntos relacionados à Gestão Estratégica de Pessoas. Professor da FEA/ USP, onde ministra cursos de graduação e pós-graduação, com mestrado na FGV e doutorado na USP. Principais livros publicados: “Gestão de Pessoas – Desafios Estratégicos das Organizações”, “Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna”, “Gestão de Pessoas: As Pessoas na Organização” e “Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea”. Facilitador da Conexxões Educação.

Sineval Rodrigues

Sineval Rodrigues

Sociólogo e consultor renomado atuando na área de Educação Executiva, ministrando programas de desenvolvimento de gestores, coordenando cursos de MBA executivo, orientando projetos aplicativos e planos de negócios em grandes organizações. Professor da FDC. Credenciado para ministrar treinamentos por: Center for Leadership Studies, Juran Institute, Louis Allen Associates, Decision Process International, Gordon Lippitt Organizational Renewal, Center for Entrepreneurship – Babson College, Haas School of Business – Berkeley.

Ariel da Silveira

Ariel da Silveira

Superintendente de Recursos Humanos da ITAIPU Binacional, atuou também como Superintendente de Relações Trabalhistas e Gerente do Departamento Trabalhista e Tributário da ITAIPU Binacional. Foi Diretor Administrativo e Financeiro da Companhia de Informação do Paraná – CELEPAR e membro do Conselho Deliberativo da Fundação ITAIPU-BR.

Valéria Ribeiro

Valéria Ribeiro

Diretora de Gestão Estratégica de Pessoas do Tribunal de Contas da União – TCU. Foi Diretora de área de Melhoria de Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão. Auditora Federal de Controle Externo. Graduada em Direito, pós-graduada em Políticas Públicas (UnB) e especializada em Gestão de Processos (FGV) e Consultoria Interna. Pós-graduanda em Filosofia Clínica.

Fabiano Fernandes

Fabiano Fernandes

Chefe do Serviço de Avaliação de Governança e Gestão de Pessoas da Secretaria de Fiscalização de Pessoal do Tribunal de Contas da União – TCU. Psicólogo com pós-graduação em Auditoria Governamental.

José Hipólito

José Hipólito

Um dos consultores mais renomados do País na área de Desempenho. Professor associado da Conexxões Educação. Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela USP Pesquisador e consultor da Fundação Instituto de Administração – FIA. Palestrante em cursos de Especialização e MBA da FIA.

Atua há 20 anos como pesquisador e consultor, tendo conduzido a elaboração e acompanhado a implantação de projetos na área Gestão de Pessoas em mais de 200 organizações. Autor de diversas publicações, dentre as quais:

“Remuneração e Recompensas”, Dutra, J. S.; Hipólito, J. A. M., Rio de Janeiro, Elsevier, 2012. Dimensões de Avaliação de Pessoas e o conceito de Competências. In Competências: conceitos, métodos e experiências. Dutra, Fleury e Ruas (organizadores). São Paulo, Atlas, 2008. Remuneração por Competências: alternativas e implicações. In Competências: conceitos, métodos e experiências. Dutra, Fleury e Ruas (organizadores). São Paulo, Atlas, 2008. Dentre outros.

Marco Fabossi

Marco Fabossi

Consultor renomado e professor em “Liderança”. Diretor da Crescimentum. Autor do Livro “Coração de Líder: A Essência do Líder-Coach”. Coach Executivo e Coach de Equipe, certificado pela Lambent e ICI, filiado ao ICF. Certificado em Life Coaching. Master Practitioner em PNL. Criador e Mantenedor do Blog da Liderança, um dos blogs de liderança mais visitados do Brasil. Atuou por vários anos como Executivo em empresas Nacionais e Multinacionais, onde adquiriu profunda experiência na liderança e condução de equipes e projetos na América do Sul, América do Norte e Europa.

João Cordeiro

João Cordeiro

É um evangelista da Accountability, a profunda convicção de que é dever de cada um tomar para si a responsabilidade pelo resultado do seu trabalho e de suas decisões. Com mais de 30 anos de pesquisa e desenvolvimento profissional, já realizou mais de 25 cursos de especialização entre Estados Unidos e Europa durante os últimos 15 anos, além de ser formado em Psicologia, pós-graduado em Marketing e especializado em Gestão de Empresas. Possui associações internacionais, entre elas: N.S.A – National Speakers Associations, A.S.T.D – American Society for Training & Development, I.A.F – International Association of Facilitators e Training Association.

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Informações

Data e Local:

Carga horária: 17 horas

Horário:
Credenciamento: 8h

Investimento: R$ 2.680,00
Descontos de 5% de 3 a 5 inscrições, 10% de 6 a 10 inscrições e 15% a partir de 11 inscrições, válidos apenas para a mesma organização.

O valor inclui: Material de apoio | Certificado | Coffee break | Almoço

Local do Evento

ST. PAUL PLAZA HOTEL
SHS, Quadra 2, Bloco H
Brasília – DF
Telefone: (61) 2102-8400

Realização

Conexxões Educação