Fórum

GOVERNANÇA E GESTÃO NO SETOR PÚBLICO

GOVERNANÇA E GESTÃO NO SETOR PÚBLICO

Sobre o Fórum

”Sem dúvida alguma, a melhoria da governança pública é uma causa primária a ser trabalhada para que possamos superar o desafio de transformar o “país do futuro”, como somos conhecidos há anos, no “país do presente””.
(Ministro João Augusto Ribeiro Nardes – Presidente do TCU)

“Venho reforçando que o conceito de Governança do setor público está muito pouco presente em nosso País, e essa é uma das partes mais importantes do processo de gestão”.
(Dr. Jorge Gerdau Johannpeter – Coordenador da Câmara de Gestão e Planejamento do Governo Federal)

O Fórum Governança & Gestão no setor Público envolve aspectos e pontos fundamentais para a sustentabilidade de qualquer organização. Você vai vivenciar as questões centrais e dos impactos das melhores práticas de Governança para que compreenda os processos e se prepare para aplicá-los com excelência.

No Brasil a adoção de boas práticas de Governança tornou-se um dos requisitos básicos exigidos pelas instituições.
Para que as funções de governança (avaliar, direcionar e monitorar) sejam executadas de forma satisfatória, alguns mecanismos devem ser adotados, em especial liderança, estratégia e controle.

Liderança refere-se ao conjunto de práticas de natureza humana ou comportamental que asseguram a existência das condições mínimas para o exercício da boa governança.
Estratégia envolve o relacionamento com parte interessadas, a definição e monitoramento de objetivos, indicadores e metas, bem como o alinhamento entre planos e operações de unidades e organizações envolvidas na sua execução.

Controle, por sua vez, abrange aspectos como transparência, prestação de contas e responsabilização.
Os responsáveis por conduzir o processo de estabelecimento desses mecanismos são os líderes das organizações. Para auxiliá-los nessa empreitada, o TCU elaborou uma lista de dez passos que, se bem observados, contribuirão para a melhoria da governança.
Nesse Fórum será apresentado o que você, governante ou administrador, pode fazer para seguir esses passos.

O que você pode fazer para dar esse passo? Venha descobrir nesse Fórum!

Programação

8h
Credenciamento
8h30 às 10h15
"GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO: HISTÓRICO, PAPÉIS E RESPONSABILIDADES"Caso Prático
  • Histórico dos principais aspectos da Governança no setor público
  • Papéis e responsabilidades na Governança Pública: alta administração, gestor público, auditor interno e auditor externo

Claudio Castello Branco 

Coordenador-Geral de Controle Externo dos Serviços Essenciais ao Estado e das Regiões Sul e Centro-Oeste do TCU. Bacharel em Ciências Contábeis e Administração Pública pela UNB, com MBA em Controle Externo pela FGV e especialização em Auditoria Governamental pelo OAG/Canadá.


“GOVERNANÇA PÚBLICA APLICADA A ÓRGÃOS E ENTIDADES"Caso Prático
  • Conceitos fundamentais
  • Princípios, diretrizes e níveis de análise
  • Mecanismos de Governança: liderança, estratégia e controle

Daniel Souza

Diretor na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do TCU. Auditor Federal de Controle Externo. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e em Planejamento Estratégico para o Setor Público. Especializado em Consultoria Interna.

10h15 às 10h45
Coffee Break | Networking
10h45 às 12h30
“GOVERNANÇA CORPORATIVA NO SETOR PÚBLICO”Caso Prático
  • A prática da liderança: pessoas, competências, princípios, comportamento e sistema de Governança
  • Construindo estratégias sustentáveis: relacionamento com partes interessadas, estratégia e alinhamento transorganizacional
  • Controlando a gestão: gestão de riscos e controle interno, auditoria interna, accountability e transparência

Renata Camargo

Auditora Federal de Controle Externo e Especialista Sênior em Governança na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do TCU. Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB). Profissional com mais de 15 anos de atuação no setor público, ocupou cargos e funções técnicas e gerenciais em organizações como Tribunal de Contas da União, Secretaria do Tesouro Nacional e Presidência da República Federativa do Brasil.


“GOVERNANÇA EM POLÍTICAS PÚBLICAS”Caso Prático
  • Aspectos Conceituais: a Governança no âmbito do Estado e suas formas de intervenção na sociedade
  • Capacidades Governativas: as relações entre Governança, Governabilidade e Gestão Pública
  • Componentes e práticas de Governança em políticas e programas governamentais
  • Roteiro de análise para formuladores e analistas de políticas públicas

Leonardo Albernaz

Coordenador do Projeto do TCU-OCDE para Fortalecimento da Governança Pública. Auditor Federal de Controle Externo. Foi Diretor de Fiscalização de Planejamento e Orçamento na Secretaria de Macroavaliação Governamental do TCU. Ocupou diversas funções gerenciais e de planejamento na Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás. Graduado em Engenharia Elétrica pela Unicamp-SP e pós-graduado em Análise e Avaliação de Políticas Públicas pelo ISC-TCU.

12h30 às 14h
Almoço
14h às 16h
“A IMPORTÂNCIA DE ALINHAR O MODELO DE GOVERNANÇA À ESTRATÉGIA”Palestra
  • Como estabelecer um modelo de gestão que reforce os princípios da transparência e do envolvimento das partes interessadas
  • Como desenvolver uma estratégia que realmente traduza o equilíbrio entre as expectativas das partes interessadas e a capacidade da Organização
  • Como estabelecer um processo para equilibrar as necessidades de informação para o processo de Gestão e de Governança
  • Como desenvolver o alinhamento da organização como desdobramento da estratégia

Rogério Caiuby

Sócio-Diretor da Symnetics, empresa que trabalha em parceria com os criadores dos conceitos do BSC, professores Robert Kaplan e David Norton. Atua no desenvolvimento e implementação de modelos de gestão estratégica, modelagem de oportunidades de alianças, revisão, desenvolvimento e gerenciamento de processos.


“GOVERNANÇA PÚBLICA E LIDERANÇA DE ALTO DESEMPENHO”Palestra

1. Os principais problemas que a Governança Pública enfrenta em comparação com a Governança

  • Corporativa privada
  • O conflito de interesses e desigualdade de informações tipicamente observados em corporações se agrava no setor público e pode provocar distorções – alternativas para aumentar a transparência
  • O desafio do alinhamento de incentivos sob limitações de premiação e penalização
  • Como interferências externas à Governança distorcem os objetivos das organizações e exemplos do mercado privado de mitigação destas distorções

2. Liderança de alto desempenho no setor público

  • A dimensão e complexidade da Gestão Pública inviabiliza o modelo de comando e controle, demandando novas práticas de liderança eficaz em times.
  • A importância da clareza organizacional e os três sinais de um péssimo emprego
  • Accountability e comportamento ético – preceitos de conduta distintos, mas frequentemente miscigenados
  • No fim do dia, o melhor modelo de Governança ainda depende da intenção e vontade nos líderes
  • Pontos a melhorar nos manuais governamentais de Governança

Fernanda Gomes

Consultora de gestão há mais de 15 anos e sócia fundadora da Table Partners. Especializada nas práticas de organização e liderança. Engenheira de Produção por Columbia University, NY. Associada ao IBGC. MBA em Governança Corporativa.

16h às 16h30
Coffee Break | Networking
16h30 às 18h10
“A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E OUVIDORIA - ELEMENTOS PARA A BOA GOVERNANÇA”Caso Prático
  • Formas de participação
  • Lei de acesso e participação social
  • Proteção ao denunciante como forma de estimulo a participação social

Gilberto Waller 

Procurador Federal, Ouvidor Geral-Adjunto do CGU. Já foi corregedor Setorial do Ministério da Fazenda, Corregedor Setorial do Ministério dos Transportes, Subprocurador Geral da Procuradoria do INSS, Corregedor Setorial do Ministério da Integração Nacional, Corregedor Geral do INSS.


“GOVERNANÇA NA PRÁTICA: A AGENDA DE AÇÕES PARA MODERNIZAÇÃO E MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA NO GOVERNO FEDERAL”Caso Prático
  • Gestão de programas matriciais
  • Planejamento e gestão estratégica
  • Alinhamento de processos ao alcance da estratégia
  • Ações já realizadas e ferramentas disponíveis

Valter Correia da Silva

Chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Exerceu também no Ministério o cargo de Secretário-Executivo Adjunto e o cargo de Secretário de Gestão. Foi Secretário de Administração e Modernização Administrativa no Município de São Bernardo do Campo/SP, Diretor-Presidente da Empresa Gestora de Ativos – EMGEA. Desempenhou a função de Secretário de Administração e Modernização Administrativa do Município de Guarulhos/SP. É graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

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8h30 às 10h
“GOVERNANÇA PÚBLICA COLABORATIVA”Palestra
  • Governança Corporativa e Governança Pública
  • A nova ciência das redes como uma nova forma de pensamento sistêmico
  • A sociedade em rede, redes sociais, protesto e colaboração
  • O Estado-Rede: redes formais, parcerias, arranjos híbridos
  • Gestão de redes de Governança: a combinação de elementos hierárquicos e colaborativos

Humberto Falcão Martins

Diretor do Instituto Publix. Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública. É professor da EBAPE/FGV e de escolas de governo no Brasil e no exterior. É palestrante, autor de publicações e consultor junto a organismos internacionais em temas relacionados à gestão pública.

10h às 10h30
Coffee Break | Networking
10h30 às 12h30
“OS NOVOS CENÁRIOS NACIONAIS E O PROTAGONISMO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS NA MELHORIA DA GOVERNANÇA E GESTÃO PÚBLICA NUMA VISÃO DE LONGO PRAZO”Palestra Interativa
  • Oportunidades e desafios para um novo ciclo de desenvolvimento do Brasil
  • Os cenários: tendências consolidadas, incertezas e trajetórias alternativas entre a retomada do crescimento sustentável e a “argentinização”
  • Governabilidade, Governança e Gestão Pública no Brasil conectado
  • O desafio do protagonismo dos Tribunais de Contas: mais resultados e menos formalismos

Claudio Porto

Diretor Presidente e fundador da Macroplan. Economista. Consultor há mais de 40 anos em construção e análise de cenários, estratégia e gestão para governos, empresas e instituições públicas e privadas. É co-organizador dos livros: “2022 – Propostas para um Brasil melhor no ano do bicentenário” e “Propostas para o governo 2015-2018, uma agenda para um país próspero e competitivo”.

12h30 às 14h
Almoço
14h às 16h
“GOVERNANÇA CORPORATIVA NO BACEN COM FOCO NO FORTALECIMENTO DA GESTÃO ORGANIZACIONAL”Caso Prático
  • Governança X Gestão
  • O Modelo de Governança na Prática
  • Governança e os Instrumentos de Gestão

Rosalvo Streit

Consultor Interno do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão do Banco Central. Possui graduação em Engenharia Elétrica (PUCRS), mestrado em Ciência da Computação (UFRGS), especialização em Administração Estratégica de Sistemas de Informações (FGV/EBAP/DF) e doutorado em Administração (UFRGS). É professor da UCB.


“GOVERNANÇA CORPORATIVA NO ESTADO DE MINAS GERAIS: INSTRUMENTO DE MITIGAÇÃO DOS CONFLITOS DE AGÊNCIA”Caso Prático
  • Governança de Estado e suas respectivas dimensões
  • O papel da Alta Administração no patrocínio dos institutos de Governança
  • A adoção das práticas de Governança Corporativa e de colegiados multisetoriais como estratégia de aprimoramento do processo decisório
  • Governança Corporativa associada à gestão de riscos fiscais

Andresa Linhares 

Diretora Central de Suporte à Governança Corporativa na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental-EPPGG, graduada em Administração Pública e pós-graduada em Controle Interno pela Escola de Governo.

16h às 16h30
Coffee Break | Networking
16h30 às 18h
“ESTRATÉGIA E GOVERNANÇA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – O CASO DO INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA”Caso Prático
  • Governança em uma instituição pública de C&T – incerteza e resultados
  • Gestão da Estratégia como instrumento de alinhamento organizacional – processo de aprendizagem e mudança
  • Perspectivas e estruturação em um cenário de Crescimento – novos desafios e formatos de atuação

Carlos Alberto Teixeira

Coordenador Geral Regional e Diretor Substituto do Instituto Nacional de Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Coordenador Geral do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação e da Rede de Extensão Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro, no programa IBRATEC – Sistema Brasileiro de Tecnologia, vinculado ao Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal. Membro do Conselho Técnico e Científico do Instituto Nacional de Tecnologia desde 2002. Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UCP e Pós Graduado como Mestre em Economia e Gestão Empresarial pela UCAM. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Tecnologias de Gestão da Produção.


“DESAFIOS DA GOVERNANÇA DE TI – Um desafio de toda organização”Caso Prático
  • Liderança
  • Aplicação da Estratégia
  • Gestão dos Riscos
  • Governança Corporativa + Governança de TI = Governança Corporativa da Informação

Daniel Jezini

Secretário de Fiscalização e Tecnologia da Informação do TCU. Diretor na 2ª Diretoria de Fiscalização de Governança de TI na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU. Exerce, atualmente, atividades de supervisão de trabalhos de auditoria de TI e de pareceres na área de controle externo. Tem estado à frente dos levantamentos de governança de TI realizados pelo TCU. É instrutor do Instituto Serzedello Correa (ISC) do TCU, onde ministra cursos nas áreas de contratações, governança e auditoria de TI. Possui certificações CISA® e Auditor Líder NBR ISO/IEC 27001. Graduado em Ciência da Computação pela UFRJ com MBA.

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Palestrante(s)

Claudio Castello Branco

Claudio Castello Branco

Coordenador-Geral de Controle Externo dos Serviços Essenciais ao Estado e das Regiões Sul e Centro-Oeste do TCU. Bacharel em Ciências Contábeis e Administração Pública pela UNB, com MBA em Controle Externo pela FGV e especialização em Auditoria Governamental pelo OAG/Canadá.

Daniel Souza

Daniel Souza

Diretor na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do TCU. Auditor Federal de Controle Externo. Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas e em Planejamento Estratégico para o Setor Público. Especializado em Consultoria Interna.

Renata Camargo

Renata Camargo

Auditora Federal de Controle Externo e Especialista Sênior em Governança na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do TCU. Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (UCB). Profissional com mais de 15 anos de atuação no setor público, ocupou cargos e funções técnicas e gerenciais em organizações como Tribunal de Contas da União, Secretaria do Tesouro Nacional e Presidência da República Federativa do Brasil.

Leonardo Albernaz

Leonardo Albernaz

Coordenador do Projeto do TCU-OCDE para Fortalecimento da Governança Pública. Auditor Federal de Controle Externo. Foi Diretor de Fiscalização de Planejamento e Orçamento na Secretaria de Macroavaliação Governamental do TCU. Ocupou diversas funções gerenciais e de planejamento na Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás. Graduado em Engenharia Elétrica pela Unicamp-SP e pós-graduado em Análise e Avaliação de Políticas Públicas pelo ISC-TCU.

Rogério Caiuby

Rogério Caiuby

Sócio-diretor da Symnetics, empresa que trabalha em parceria com os criadores dos conceitos do Balanced Scorecard, professores Robert Kaplan e David Norton. Atua no desenvolvimento e implementação de modelos de gestão estratégica; modelagem de oportunidades de alianças; revisão, desenvolvimento e gerenciamento de processos.

Fernanda Gomes

Fernanda Gomes

Consultora de gestão há mais de 15 anos e sócia fundadora da Table Partners. Especializada nas práticas de organização e liderança. Engenheira de Produção por Columbia University, NY. Associada ao IBGC. MBA em Governança Corporativa.

Gilberto Waller

Gilberto Waller

Procurador Federal, Ouvidor Geral-Adjunto do CGU. Já foi corregedor Setorial do Ministério da Fazenda, Corregedor Setorial do Ministério dos Transportes, Subprocurador Geral da Procuradoria do INSS, Corregedor Setorial do Ministério da Integração Nacional, Corregedor Geral do INSS.

Valter Correia da Silva

Valter Correia da Silva

Chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Exerceu também no Ministério o cargo de Secretário-Executivo Adjunto e o cargo de Secretário de Gestão. Foi Secretário de Administração e Modernização Administrativa no Município de São Bernardo do Campo/SP, Diretor-Presidente da Empresa Gestora de Ativos – EMGEA. Desempenhou a função de Secretário de Administração e Modernização Administrativa do Município de Guarulhos/SP. É graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

H. F. Martins

H. F. Martins

Diretor do Instituto Publix. Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública. É professor da EBAPE/FGV e de escolas de governo no Brasil e no exterior. É palestrante, autor de publicações e consultor junto a organismos internacionais em temas relacionados à gestão pública.

C.Porto

C.Porto

Diretor Presidente e fundador da Macroplan. Economista. Consultor há mais de 40 anos em construção e análise de cenários, estratégia e gestão para governos, empresas e instituições públicas e privadas. É co-organizador dos livros: “2022 – Propostas para um Brasil melhor no ano do bicentenário” e “Propostas para o governo 2015-2018, uma agenda para um país próspero e competitivo”.

R. Streit

R. Streit

Consultor Interno do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão do Banco Central. Possui graduação em Engenharia Elétrica (PUCRS), mestrado em Ciência da Computação (UFRGS), especialização em Administração Estratégica de Sistemas de Informações (FGV/EBAP/DF) e doutorado em Administração (UFRGS). É professor da UCB.

A. Linhares

A. Linhares

Diretora Central de Suporte à Governança Corporativa na Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental-EPPGG, graduada em Administração Pública e pós-graduada em Controle Interno pela Escola de Governo.

Daniel Jezini

Daniel Jezini

Secretário de Fiscalização e Tecnologia da Informação do TCU. Diretor na 2ª Diretoria de Fiscalização de Governança de TI na Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU. Exerce, atualmente, atividades de supervisão de trabalhos de auditoria de TI e de pareceres na área de controle externo. Tem estado à frente dos levantamentos de governança de TI realizados pelo TCU. É instrutor do Instituto Serzedello Correa (ISC) do TCU, onde ministra cursos nas áreas de contratações, governança e auditoria de TI. Possui certificações CISA® e Auditor Líder NBR ISO/IEC 27001. Graduado em Ciência da Computação pela UFRJ com MBA.

C. A. Teixeira

C. A. Teixeira

Coordenador Geral Regional e Diretor Substituto do Instituto Nacional de Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Coordenador Geral do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação e da Rede de Extensão Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro, no programa IBRATEC – Sistema Brasileiro de Tecnologia, vinculado ao Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Federal. Membro do Conselho Técnico e Científico do Instituto Nacional de Tecnologia desde 2002. Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UCP e Pós Graduado como Mestre em Economia e Gestão Empresarial pela UCAM. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e Tecnologias de Gestão da Produção.

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Informações

Data e Local:

Carga horária: 16 horas

Horário:
Credenciamento: 8h

Investimento: R$ 2.680,00
Descontos de 5% de 3 a 5 inscrições, 10% de 6 a 10 inscrições e 15% a partir de 11 inscrições, válidos apenas para a mesma organização.

O valor inclui: Material de apoio | Certificado | Coffee break | Almoço

Local do Evento

KUBITSCHEK PLAZA HOTEL
SHN Quadra 2, Bloco E - Asa Norte
Brasília – DF
Telefone: (61) 3319-3543

Realização

Conexxões Educação