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workshop

A gestão da qualidade sob a visão da gestão de processos

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Sobre o treinamento

O mundo dos negócios pós-globalização vem exigindo alto grau de desempenho para fazer frente à crescente competitividade das empresas, visando atingir resultados consistentes e de forma otimizada, como por exemplo, redução de custos e maior produtividade.

A crescente valorização da Gestão pela Qualidade Total nas empresas modernas preconiza a convergência de esforços da organização para atender, tanto, o cliente interno, quanto o cliente externo, hoje muito mais exigente com relação a serviços e produtos.

Especificamente, o mapeamento e modelagem de processos assume um importante papel ao ajudar a entender as dimensões estruturais do fluxo de trabalho, para que sejam feitas as avaliações da eficiência e da eficácia e orientar para um programa de melhoria das atividades, aumentando, assim, a produtividade da organização.

O programa proporcionará ao participante um entendimento sobre a Gestão pela Qualidade Total, através da utilização de metodologias para identificar e solucionar problemas, ferramentas de apoio ao planejamento e priorização de ações, mapeamento e melhoria de processos, discutindo as melhores práticas e entendendo o equilíbrio entre flexibilidade e padrão.

O programa visa propiciar uma visão sobre a Qualidade e a Gestão por Processos no contexto das organizações, fornecendo ferramentas para a melhoria de processos e conhecimentos técnicos e práticos de maneira a instrumentalizar o participante, estimulando-o para a excelência de seus resultados.

Conteúdo Programático

1. ENTENDENDO O SEU TRABALHO E PRINCIPAIS DEFINIÇÕES

- A evolução da Qualidade

- Principais definições da qualidade e agregação de valor

- Entendendo o conceito de serviços e suas principais características

- Conceito de Excelência

- Entendendo o seu papel dentro da cadeia organizacional – relação cliente-fornecedor

- Descrição de negócios – discutindo o entendimento sobre insumos, fornecedores, produtos, clientes e missão

- Apresentação de modelos de descrição de negócios e de macroprocesso

- Entendendo o seu papel dentro da cadeia organizacional – relação cliente-fornecedor

- As funções gerenciais e operacionais e o tipo de trabalho exercido em cada uma delas

- Parâmetros para a avaliação do cliente e suas necessidades

 

2. GESTÃO POR PROCESSOS PARA MELHORAR SERVIÇOS

- Definição de processo e seus componentes

- Benefícios da abordagem por processos

- Critérios para padronização

- Níveis de maturidade dos processos

- Elaboração de fluxogramas

- Documentação e normas

 

3. PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA

- Conceituação de problemas

- A importância do planejamento para o alcance de resultados

- Etapas do planejamento

- Definição e diferenciação de gerenciamento pelas diretrizes e gerenciamento da rotina

- Definição de objetivos e metas – Como estabelecer uma meta adequadamente

- Conhecendo e analisando as potencialidades, recursos, limitações e fragilidades da área/unidade, suas oportunidades e ameaças – Análise de cenários interno e externo (SWOT)

- Estabelecendo estratégias de solução – pensamento lateral e vertical – pense fora da caixa e aja de maneira metodológica

 

4. GESTÃO DO DIA A DIA: MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA O ALCANCE DE METAS

- Métodos PDCA para analisar e solucionar problemas

- Método SDCA

- Tratamento de anomalias

- Elaboração de planos de ação e Relatório 3 Gerações

- Utilização das principais técnicas e ferramentas da qualidade: Brainstorming; GUT – Método para priorização de problemas; Diagrama de Causa e Efeito; Estratificação; Gráfico de Pareto; Diagrama de Afinidades e Diagrama de Árvore

- Gerenciando os resultados: Indicadores de desempenho

- Modelo de reunião de análise crítica

 

Programação

15 e 16 de Agosto de 2018
Credenciamento: 8h
Horário: 8h30 às 17h30
Carga horária: 16h
Investimento: R$ 2.480,00
Localização

Local do Evento

Brasília

Incompany

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