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Contratação de Serviços de TI

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Sobre o treinamento

Apresentação:

Na busca de melhores resultados e de maior eficiência administrativa, as organizações do setorpúblico informatizam suas atividades tornando-se cada vez mais dependentes da Tecnologia daInformação (TI). Em decorrência disso, os orçamentos da Administração Pública destinados àcontratação de serviços de informática têm sido cada vez maiores.Assim, contratação de TI e o acompanhamento de sua execução requerem, das pessoasencarregadas, conhecimentos especializados, relativos tanto ao espectro normativo geral e específicoa ser empregado quanto às peculiaridades técnicas dos aludidos bens e serviços. A dificuldade deconfluência de tais conhecimentos, aliada ao volume de contratação atual e à finalidade essencial detais bens e serviços para a administração têm sido fatores de preocupação de muitos gestores efornecedores no momento de contratar e de executar os contratos.O Tribunal de Contas da União, nos últimos anos, tem gerado extensa jurisprudência orientadorapara os gestores e fornecedores da Administração Pública Federal, a qual se mostra de todo útil,também, às administrações estaduais e municipais.Este curso oferece aos alunos a oportunidade de conhecer mais profundamente as peculiaridadesnormativas e técnicas relacionadas à licitação e gestão de contatos de TI. Toda a análise é feita nocontexto da jurisprudência do TCU e das regras jurídicas gerais que regem as licitações e contratosadministrativos, com destaque para as Resoluções 182 e 211 do Conselho Nacional de Justiça e asboas práticas internacionais em contratações de TI.

Objetivos:

Oferecer aos profissionais de diversas áreas visão geral e sistematizada sobre a licitação econtratação de bens e serviços de tecnologia da informação pelo setor público, essencial para aelaboração de projeto básico ou termo de referência.Apresentar e discutir os temas atuais mais polêmicos relativos às contratações de bens e serviços deTI sob a ótica da jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU) e das regras jurídicas gerais queregem as licitações e contratos administrativos, como a Resolução 182 do Conselho Nacional deJustiça e as IN-02/2008 e IN-04/2014 da Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério doPlanejamento, com destaque para:
• Novos entendimentos do TCU sobre adesão às Atas de Registro de Preços;
• Perfil de Governança na APF (iGovTI);
• Métricas e Acordos de Níveis de Serviço;
• Contratação de Desenvolvimento de Software;
• Dificuldades na aplicação do Direito de Preferência;
• Papel dos Atores na Fiscalização do Contrato;
• Riscos do Processo de Contratação de TI.

Conteúdo Programático

1. Relevância da TI
2. Governança de TI
2.1. Conceitos acerca da Governança de TI
2.2. O papel do Comitê de TI2.3. Apresentação do Cobit 5
2.4. Avaliação do Planejamento de TI
3. Planejamento Estratégico (Resolução 211/2015 do CNJ).

3.1. Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD)

3.2. Planejamento Estratégico Institucional (PEI)
3.3. Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC)
3.4. Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)
4. Processo de Contratação de TI4.1. O antigo modelo de contratação de TI4.1.1. Características
4.1.2. Desvantagens
4.2. Diretrizes do atual modelo de contratação de TI
4.2.1. Recursos Humanos Capacitados na Gestão de TI
4.2.2. Planejamento
4.2.3. Parcelamento das Soluções de TI
4.2.4. Pagamento por Resultados
4.2.5. Qualidade
4.2.6. Controle Efetivo sobre a Execução do Contrato
5. Planejamento da Contratação (Resolução 182/2013 do CNJ).
5.1. Plano de Contratações de Soluções de Tecnologia da Informação.
5.2. Documento de Oficialização da Demanda.
5.3. Análise de Viabilidade da Contratação.
5.3.1. Definição e Especificação dos Requisitos
5.3.2. Identificação das Diferentes Soluções
5.3.3. Análise dos Custos Totais Estimados
5.3.4. Escolha e Justificativa da Solução Escolhida
5.3.5. Avaliação das Necessidades de Adequação do Ambiente
5.4. Sustentação do Contrato
5.4.1. Recursos Materiais e Humanos
5.4.2. Continuidade dos Serviços
5.4.3. Transição Contratual
5.4.4. Estratégia de Independência
5.5. Estratégia para a contratação
5.5.1. Indicação da Solução de TI
5.5.2. Responsabilidades da Contratada
5.5.3. Termos Contratuais
5.5.4. Orçamento Detalhado
5.5.5. Fonte dos Recursos e Impacto Econômico-Financeiro
5.5.6. Elaboração de Termos de Compromisso e Sigilo
5.5.7. Critérios Técnicos de Julgamento da Proposta
5.6. Análise de Riscos
5.6.1. Principais Riscos
5.6.2. Danos Potenciais
5.6.3. Ações Mitigatórias
5.6.4. Ações de Contingência
5.7. Projeto Básico ou Termo de Referência
5.7.1. Definição do objeto
5.7.2. Fundamentação da Contratação
5.7.3. Especificação Técnica Detalhada do Objeto
7.4. Monitoramento Técnico (Área de TI)
7.5. Monitoramento Requisitante (Área de Negócio)
7.6. Monitoramento Administrativo
7.7. Autorização de Pagamento
7.8. Sanções
7.9. Alterações Contratuais
7.10. Manutenção do Equilíbrio Econômico-Financeiro do Contrato
7.11. Encerramento e Transição Contratual
7.12. Inexecução Contratual

Facilitador

Programação

31 de Maio de 2017
Credenciamento: 8h
Horário: 8h30 às 17h30
Carga horária: 16 horas
Investimento: R$ 2.980,00

(Incluso: Material didático (pasta, apostila, caneta e bloco de anotações) |  Coffee break | Café e água permanente | Certificado de participação)

Forma de pagamento: Depósito bancário identificado antes da realização do evento nas contas: Itaú AG. 0935 | C/C. 74821-0 ou Banco do Brasil, AG. 2971-8 | C/C. 99805-2, nominal a Conexxões Educação.

Para órgãos públicos, as notas de empenho deverão ser encaminhadas antes do evento, através de e-mail ou fax, A/C: Setor Financeiro. Não será devolvida a quantia paga no caso de cancelamento de inscrição. Serão aceitas as substituições. O não comparecimento ao evento não dará direito a reembolso.

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, a Conexxões Educação reserva-se ao direito de adiar, cancelar o curso ou substituir o Instrutor, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por falta de quórum. Desta forma, não se aplica a Conexxões o pagamento de multas.

Localização

Local do Evento

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