!DOCTYPE html> insert_pixel_code_here
curso

Gestão De Riscos Na Administração Pública

Inscreva-se

Sobre o treinamento

O risco é inerente a todas as atividades humanas, em todos os campos. No âmbito da gestão de recursos públicos, o risco está presente tanto nas atividades que envolvem a aplicação desses recursos, de responsabilidade do gestor público, como naqueles que envolvem a fiscalização e controle da sua boa e regular aplicação, de responsabilidade dos órgãos de controle. Além disso, a realização de uma capacitação nesse tema se justifica pelo fato de o Gerenciamento de Riscos buscar, dentre outros objetivos, contribuir com a melhoria da gestão, oferecendo subsídio aos gestores públicos para implantação dos sistemas de controles internos adequados, o que proporcionará maior controle na aplicação dos recursos, incremento de informações gerenciais e melhora no desempenho da Administração Pública, redução da corrupção em todos os níveis e, por consequência, maior eficiência na prestação dos serviços à população local. Ademais, cabe destacar que no âmbito federal diversos normativos estabelecem a obrigatoriedade dos órgãos e entidades implantarem a gestão de riscos em suas organizações, a exemplo do Decreto Federal no 9.203/2017, IN CGU/MP 01/2016, IN 01/2017, IN 04/2014, jurisprudência do TCU, destacando a importância do tema para a boa e regular aplicação dos recursos públicos, em todos os níveis e esferas.

Conteúdo Programático

1 – Bases Conceituais
Conceito de objetivos, riscos, classificação de riscos, controles internos, definição de gestão de riscos, declaração de posicionamento: as três linhas de defesa, normas e regulamentações relacionadas.

2 – Modelos de Referência
Principais modelos de referência internacional e nacional, a exemplo do Modelo do Reino Unido, ISO 31000, COSO ERM.

3: Ambiente e Objetivos
Considerações iniciais, preparando o ambiente interno (integridade e valores éticos, estrutura de gestão de riscos, filosofia e estilo gerencial, políticas e práticas de recursos humanos), definição e fixação de objetivos. O que fazer para preparar o ambiente e definir objetivos.

4: Identificação, avaliação e tratamento dos riscos
Atividades de identificação de eventos, método de priorização de processos, técnicas utilizadas para identificação de riscos, critérios de avaliação de riscos com escalas quantitativas e qualitativas, mapa e matriz de riscos, mecanismos e tipos de resposta a riscos, estabelecimentos de atividades de controle baseada em riscos a partir de um Plano de Tratamento de Riscos e avaliação de sua eficácia.

5: Informação, comunicação e monitoramento
Estratégias de informação e comunicação, plano de comunicação e consulta e tipos de monitoramento e indicadores-chave, controle contínuo e reavaliação dos riscos.

6. Atividade Prática
Realização de Estudo de Caso de identificação, análise e elaboração de um plano de tratamento de riscos na atividade de aquisições (Planejamento da contratação, seleção do fornecedor e gestão contratual) na Administração Pública

1 – Bases Normativas da gestão de riscos aplicadas à Justiça Federal: Resolução 447/2017 do Conselho da Justiça Federal, que dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos do Conselho e da Justiça de 1 e 2 graus e resoluções específicas de cada Região.

 

 

 

OBJETIVOS

 

 

 

 

 

 

■ Demonstrar, de forma didática e prática, o passo a passo para implementar a gestão de riscos;
■ Capacitar os servidores, garantindo observância às normas e procedimentos atinentes à matéria;
■ Realçar a relevância do gerenciamento de riscos não só como inibidora de desvios, mas como auxílio na melhoria do desempenho da Administração Pública.
■ Demonstrar os conceitos básicos, responsabilidades e os papéis dos gestores e servidores relacionados a Gestão de Riscos de uma organização;
■ Apresentar as abordagens metodológicas relativas a metodologia de gestão de riscos (COSO II – ERM e ISO 31000), bem como orientações práticas para implantação e efetivo funcionamento da gestão de riscos em uma organização.

 

 

METODOLOGIA

 

 

 

 

 

As aulas serão expositivas, em cumprimento ao conteúdo programático previsto, além da parte prática, com desenvolvimento de estudo de caso em Gestão de Riscos na Administração Pública. Disponibilizo os seguintes materiais didáticos aos participantes:

■ Material Didático exclusivo do curso (Livro em PDF)
■ Estudo de Caso prático
■ Material de apoio para aplicação prática do conteúdo: modelos de normativos, procedimentos, check-list; e demais modelos de documentos

 

 

 

DEPOIMENTOS DOS CURSOS REALIZADOS

 

 

 

 

“Fico feliz em participar de cursos como esse, onde se observa a boa vontade e o pleno domínio do conteúdo pelo ministrante.”
Samia Maria Awada Elarrat Canto


“O curso superou as expectativas. Linguagem técnica, porém acessível. Professor muito capacitado com excelente didática.”
Marcele Menezes Nascimento Almeida de Oliveira


“Excelente workshop. Conteúdo e instrutor afinados com o tema central. Alto potencial de aplicação no orgão em benefício do desenvolvimento de mecanismos de controle das atividades administrativas.”
Renato Alfaia Pereira

 

 

Programação

25 e 26 de Novembro de 2019
8h30 às 17h30
Carga horária: 16h
Investimento: R$ 2.290,00

INCLUSO

- Material didático (pasta, apostila, folder, caneta e bloco de anotações)

- Coffee Break | Almoço

- Certificado de participação

Localização

Local do Evento

25 e 26 de novembro | Brasília - DF

Incompany

Solicite este treinamento em sua empresa

Clique aqui
Quer receber novidades e materiais
exclusivos da Conexxões?