CURSO EAD

GESTÃO DE RISCOS NO SETOR PÚBLICO

Inscreva-se

Sobre o treinamento

O risco é inerente a todas as atividades humanas, em todos os campos. No âmbito da gestão de recursos públicos, o risco está presente tanto nas atividades que envolvem a aplicação desses recursos, de responsabilidade do gestor público, como naqueles que envolvem a fiscalização e controle da sua boa e regular aplicação, de responsabilidade dos órgãos de controle.

Além disso, a realização de uma capacitação nesse tema se justifica pelo fato de o Gerenciamento de Riscos buscar, dentre outros objetivos, contribuir com a melhoria da gestão, oferecendo subsídio aos gestores públicos para implantação dos sistemas de controles internos adequados, o que proporcionará maior controle na aplicação dos recursos, incremento de informações gerenciais e melhora no desempenho da Administração Pública, redução da corrupção em todos os níveis e, por consequência, maior eficiência na prestação dos serviços à população local.

Ademais, cabe destacar que no âmbito federal diversos normativos estabelecem a obrigatoriedade dos órgãos e entidades implantarem a gestão de riscos em suas organizações, a exemplo do Decreto Federal nº 9.203/2017, IN CGU/MP 01/2016, IN 01/2017, IN 04/2014, jurisprudência do TCU, destacando a importância do tema para a boa e regular aplicação dos recursos públicos, em todos os níves e esferas.

Conteúdo Programático

1 – Bases Conceituais
Conceito de objetivos, riscos, classificação de riscos, controles internos, definição de gestão de riscos, declaração de posicionamento: as três linhas de defesa, normas e regulamentações relacionadas.

2 – Modelos de Referência
Principais modelos de referência internacional e nacional, a exemplo do Modelo do Reino Unido, ISO 31000, COSO ERM.

3 -  Ambiente e Objetivos
Considerações iniciais, preparando o ambiente interno (integridade e valores éticos, estrutura de gestão de riscos, filosofia e estilo gerencial, políticas e práticas de recursos humanos), definição e fixação de objetivos. O que fazer para preparar o ambiente e definir objetivos.

4 – Identificação, avaliação e tratamento dos riscos
Atividades de identificação de eventos, método de priorização de processos, técnicas utilizadas para identificação de riscos, critérios de avaliação de riscos com escalas quantitativas e qualitativas, mapa e matriz de riscos, mecanismos e tipos de resposta a riscos, estabelecimentos de atividades de controle baseada em riscos a partir de um Plano de Tratamento de Riscos e avaliação de sua eficácia.

5 – Informação, comunicação e monitoramento
Estratégias de informação e comunicação, plano de comunicação e consulta e tipos de monitoramento e indicadores-chave, controle contínuo e reavaliação dos riscos.

6 – Atividade Prática
Realização de Estudo de Caso de identificação, análise e elaboração de um plano de tratamento de riscos na atividade de aquisições (Planejamento da contratação, seleção do fornecedor e gestão contratual) na Administração Pública)

 

OBJETIVO

 

 

 

 

- Demonstrar, de forma didática e prática, o passo a passo para implementar a gestão de riscos;

- Capacitar os servidores, garantindo observância às normas e procedimentos atinentes à matéria;

- Realçar a relevância do gerenciamento de riscos não só como inibidora de desvios, mas como auxílio na melhoria do desempenho da Administração Pública.

- Demonstrar os conceitos básicos, responsabilidades e os papéis dos gestores e servidores relacionados a Gestão de Riscos de uma organização;

- Apresentar as abordagens metodológicas relativas a metodologia de gestão de riscos (COSO II – ERM e ISO 31000), bem como orientações práticas para implantação e efetivo funcionamento da gestão de riscos em uma organização.

 

METODOLOGIA

 

 

 

 

O Curso EAD (assíncrono), composto por videoaulas gravadas e material complementar para leitura, disponibilizado durante 30 dias. Em curso, haverá interatividade com o instrutor para esclarecimentos de dúvidas e discussão de casos práticos com interação individual e coletiva, na plataforma disponibilizada.

A metodologia consistirá em:
– Vídeoaulas gravadas
– Ebook com material para leitura e compreensão
– Fórum para discussão entre os alunos e com o professor
– Exercícios
– Avaliação de aprendizagem

Programação

3 de Agosto a 2 de Setembro de 2020
O curso será disponibilizado por 30 dias, sendo responsabilidade do aluno definir o cronograma diário para conclusão do curso.
Carga horária: 16h
Investimento: R$ 800,00

 

Localização

Local do Evento

Incompany

Solicite este treinamento em sua empresa

Clique aqui
Quer receber novidades e materiais
exclusivos da Conexxões?