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Lideranças em Evolução

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Sobre o treinamento

Em um mundo de mudanças exponenciais as organizações evoluem a partir da qualidade e dinamismo de suas lideranças e de sua capacidade de não se acomodarem diante das conquistas e resultados alcançados.

Não existe outro momento mais vibrante na história recente da humanidade. Um ambiente repleto de desafios reserva oportunidades até então não mapeadas. O mundo está em aberto. A vida está em aberto. Não há tempo a perder. É necessário arregaçar as mangas e fazer acontecer. Mãos à obra!

Sandro Magaldi, livro Gestão do Amanhã

São os líderes das organizações os principais responsáveis por perceber os novos movimentos da sociedade, dos mercados, da tecnologia, particularmente dos clientes, entre outros fatores do seu contexto externo e interno, para identificar o momento certo de decidir e agir para continuar cumprindo a missão institucional, satisfazendo e superando as expectativas dos stakeholders que “gravitam em sua órbita”.

A missão geral de qualquer organização, que é “satisfazer necessidades de seres humanos”. Os seres humanos são as “partes interessadas”: Clientes, Empregados, Acionistas e Sociedade.

Vicente Falconi, livro O Verdadeiro Poder

Saber qual é o papel deste líder e saber exercê-lo no cenário atual e futuro vem se tornando cada vez mais decisivo para que as organizações possam planejar, executar e alcançar os resultados esperados por seus stakeholders e cumprir a sua missão.

 

Saber quais são os conhecimentos, as habilidades e as experiências que esses líderes precisam desenvolver é o desafio das organizações. Os líderes precisam estar aptos para obter e gerir as informações disponíveis, produzir e analisar os conhecimentos necessários, tomar decisões, planejar como operacionalizá-las, mobilizar as equipes no sentido desejado e saber medir, monitorar e avaliar o desempenho e promover a contínua inovação organizacional, seja esta incremental ou disruptiva, para manter as organizações vivas, úteis à sociedade e em constante evolução.

 

O líder é o único agente de mudanças na organização.

 

Existem três fatores fundamentais para a obtenção de resultados em qualquer iniciativa humana: Liderança, Conhecimento Técnico e Método

 

Vicente Falconi, livro O Verdadeiro Poder

Conteúdo Programático

O Programa Lideranças em Evolução será realizado em formato de módulos, cujos conteúdos programáticos respondem a objetivos específicos, utilizando metodologia de ensino-aprendizagem teórico-prática (oficinas), na qual, a partir dos conceitos e modelos apresentados.

As atividades práticas serão realizadas em grupos, a partir do uso de textos de suporte ou situações problema levantadas previamente, para que suas informações possam ser adaptadas em formato de estudo de caso.

A ideia de trabalhar com situações problema reais pressupõe que não sejam identificados setores ou pessoas envolvidas, mas as consideramos de extrema utilidade no sentido de tornar a abordagem prática dos conteúdos discutidos muito próxima do gerenciamento das rotinas da organização.

 

MÓDULO 01

Título: O papel do líder na gestão de stakeholders, do contexto organizacional e do planejamento estratégico

 

Carga horária: 16 horas

 

Conteúdo programático:

1. Mapeamento e definição dos stakeholders (partes interessadas) relacionados ao desempenho da organização (estratégico), área (tático) ou processo (operacional).

2. Elaboração da matriz de análise de stakeholders com a identificação de seus principais elementos:Classificação em grupos específicos

■ Características principais (sociais, econômicas, epidemiológicas, organizacionais, estruturais, atitudinais etc)

■ Necessidades e expectativas (requisitos)

■ Estratégias para satisfazer stakeholders e identificar quais os processos envolvidos

■ Contribuições esperadas dos stakeholders

3. Modelos para levantamento e análise de contexto organizacional, no âmbito externo e interno, envolvendo técnicas de priorização e análise de riscos (probabilidade e impacto)

4. Reconhecimento e definição dos principais atributos organizacionais e estrutura da cadeia de valor necessária ao seu atingimento.

5. Estabelecimento de objetivos e metas no âmbito estratégico e realização de seus desdobramentos nos níveis tático e operacional:

■ Saber elaborar planos de ação adequados

■ Estabelecer indicadores para a quantificação das metas

■ Mobilizar equipes para a consecução das ações planejadas

6. O pensamento e a visão sistêmica dos líderes em relação à organização.

 

MÓDULO 02

Título: O papel do líder na medição, monitoramento e avaliação do desempenho organizacional nos âmbitos estratégicos, tático e operacional.

 

Carga horária: 16 horas

 

Conteúdo programático:

 

1. Dados e informações voltados à medição, ao monitoramento e à avaliação de desempenho nas organizações

1.1   Conceitos e propósitos do acompanhamento e avaliação de desempenho da gestão das organizações no âmbito estratégico, tático e operacional (processos)

1.2   Aspectos teóricos dos indicadores de desempenho

■ Conceitos e diferença entre dados, indicadores e informações

■ Conceitos, objetivos e classificação de indicadores por nível (estratégico, tático e operacional), tipos (tendência e resultados) e natureza

■ Conceitos e aplicações de métrica, índice, coeficiente e taxa

■ Definição de objetivos e metas, a partir do uso da ferramenta S.M.A.R.T.

1.3   Organização e composição dos painéis de indicadores de desempenho

 

2. Análise de indicadores de avaliação de desempenho da gestão das organizações

2.1   Definição e associação adequada de indicadores aos respectivos objetivos estratégicos, tático e operacionais e aos respectivos processos de trabalho

2.2   Análises quantitativas, qualitativas e de correlação de resultados de indicadores

 

3. O ciclo de monitoramento e avaliação do desempenho das organizações

3.1   A diferença entre apuração, análise, monitoramento e avaliação de indicadores

3.2   Como planejar e implantar a sistemática de monitoramento e avaliação de desempenho em uma organização, envolvendo:

■ Fontes e metodologia para apuração de indicadores

■ Formato para apresentação eficaz do desempenho por meio de indicadores

■ Acervo e acesso digital aos indicadores e informações de suas análises

■ Mecanismos utilizados para apresentação e discussão do desempenho da organização a partir dos indicadores

 

MÓDULO 03

Título: O papel do líder na identificação assertiva, análise e solução de problemas por meio de tomada de decisão e proposição de planos de ação.

 

Carga horária: 16 horas

 

Conteúdo programático:

 

1. O macro fluxo do processo decisório: identificação da situação problema ou alvo, coleta das informações, o processo de síntese a partir das informações, a tomada de decisão em si, a operacionalização das ações e o monitoramento e avaliação dos resultados da decisão.

1.3  Como identificar corretamente os principais problemas da organização em suas diversas instâncias

1.4  O fluxo de obtenção de informações para identificação e análise de problemas e a formação do conhecimento necessário à tomada de decisão

1.5  O processo de análise das informações e síntese como embasamento para a tomada de decisões, com o uso de ferramentas de gestão:

■ Diagrama de Árvore, Diagrama de Ishikawa e outras ferramentas de suporte

■ Mapas de processos

■ Ferramentas estatísticas: lista de verificação, histograma e diagrama de Pareto

■ Matrizes de relacionamento, priorização e análise de riscos

■ Resultados de indicadores de desempenho

1.6  A tomada de decisão, o planejamento e a implantação/implementação das correções e ações corretivas para a solução de problemas, considerando o Ciclo P.D.C.A.

1.7  Monitoramento dos resultados e retroalimentação das decisões e ações propostas.

 

2. Promoção de melhorias incrementais e/ou disruptivas: o ciclo da inovação nas organizações.

 

3. O papel do líder no gerenciamento do conhecimento organizacional a serviço de sua evolução.

 

OBJETIVOS

 

 

 

 

É nesse contexto que apresentamos o programa Lideranças em Evolução, voltado a um perfil de líderes com formação e/ou larga experiência no papel de gestores, tendo como objetivo principal:

 

Despertar nos gestores dos diversos níveis institucionais a percepção da importância do gerenciamento do conhecimento organizacional e da utilização de sua capacidade analítica para tomar decisões, solucionar problemas, mobilizar equipes e promover a melhoria contínua do desempenho organizacional, utilizando modelos gerenciais e ferramentas de gestão adequadas ao contexto em que estão inseridos.

 

A partir do objetivo principal, foram propostos objetivos específicos para o programa, que servirão de referência para a proposição dos conteúdos programáticos e metodologia a ser adotada, no sentido de garantir que os líderes, ao final do programa, possam:

 

a) Saber reconhecer quem são os STAKEHOLDERS da organização, de suas áreas de atuação e/ou processos e mapear suas necessidades e expectativas como principais focos de sua atuação e de sua equipe.

 

b) Identificar os principais ATRIBUTOS da organização, ou seja, o conjunto de fatores considerados relevantes pelos stakeholders para modelar e avaliar o desempenho da organização, e qual a CADEIA DE VALOR (processos relevantes) que deve ser estruturada para suportar esse desempenho.

 

c) Saber fazer o levantamento e a análise do CONTEXTO ORGANIZACIONAL externo e interno no âmbito estratégico e avaliar o grau de risco envolvido para a organização, suas áreas e processos.

 

d) GERENCIAR A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO na organização a partir da identificação, obtenção e análise de informações relativas aos stakeholders, atributos, cadeia de valor, análise de contexto e resultados de desempenho como principais referenciais para a tomada de decisão e planejamento dos objetivos, metas e indicadores estratégicos e respectivos desdobramentos nos demais níveis hierárquicos.

 

e) Saber O QUE e COMO MEDIR, MONITORAR E AVALIAR em relação ao desempenho da organização, área ou processo, por meio do estabelecimento de indicadores.

 

f) Saber identificar corretamente os problemas, realizar sua análise utilizando métodos adequados, tomar decisões, planejar ações para sua correção, ação corretiva ou melhoria e monitorar e avaliar os resultados alcançados com foco na melhoria contínua do desempenho organizacional (ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS).

 

Programação

23 e 24 de Outubro de 2019
5 e 6 de Novembro de 2019
11 e 12 de Novembro de 2019
8h30 às 17h30
Carga horária: 48h
Investimento: R$ 1.985,00

■ Água, café e estacionamento.

■ Material didático (pasta, apostila, folder, caneta e bloco de anotações)

■ Certificado de participação

Localização

Local do Evento

Hotel Intercity Salvador

Incompany

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