!DOCTYPE html> insert_pixel_code_here
workshop

Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos

Inscreva-se

Sobre o treinamento

A última fronteira da Gestão do Conhecimento é o entendimento profundo do que a organização é e como deverá operar para atender seus objetivos estratégicos. Esta é uma exigência da Governança Empresarial moderna, cada vez mais demandada pela regulação e que exige o domínio de conceitos e técnicas de levantamento e diagramação de processos.

A modelagem de processos é primordial para a melhoria da comunicação interna e para decisões estratégicas e táticas de grande relevância (arquitetura organizacional, indicadores, orçamentos, projetos etc.).

Este curso aborda conceitos e práticas sobre identificação, mapeamento, modelagem, documentação, gestão e melhoria de processos, habilitando os participantes a compreender e a implementar a abordagem por processos em seu local de trabalho. Todo este esforço será contextualizado como parte de processos de mudança nas organizações.

Conteúdo Programático

INTRODUÇÃO

-  Diferenciação entre Gestão de Processos e Gestão por Processos e suas implementações: panorama geral da utilização contínua da modelagem de processos no ambiente empresarial.

- Gestão da Mudança com apoio da gestão por processos: contextualizando o esforço de mapeamento de processos.

- Modelos Sistêmicos: introdução aos conceitos de Cadeia de Valor e Macroprocessos, necessários à organização de processos modelados. Compreensão da interligação entre processos, permitindo visualizar a organização como um grande sistema de processamento de informações e tomada de decisões.

-  Modelagem Multidimensional de Processos: associação de atributos modeláveis por atividade, de modo a permitir o entendimento amplo das atividades de negócio para análise e decisão.

- Arquitetura de Processos: avaliação das diversas práticas de hierarquização de níveis de detalhamento de processos utilizados no mercado e apresentação das indicações necessárias à adoção de padrões pela organização.

 

 

OPERACIONALIZAÇÃO

- Técnicas de levantamento de Processos: o sucesso da modelagem de processos depende diretamente das abordagens adotadas para mapeamento de processos, tais como: Entrevistas, brainstorming e a formação de equipes de modelagem. Análise de prós e contras de cada abordagem.

- A Diagramação de Processos na notação BPMN (Business Process Modeling Notation), adequado ao detalhamento de fluxos decisórios com vistas à automação de rotinas.

-   Distinção entre Processos de Negócio e Fluxos implementáveis através de sistemas.

- Documentação de processos: complementando com dados os processos mapeados e obtendo reports e visualizações mais completas do funcionamento da organização.

 

 

MELHORIA DE PROCESSOS

- Aplicação de técnicas de redesenho de processos: dicas e práticas para a identificação das oportunidades de melhorias, sua explicitação e seu entendimento gráfico, tangibilizando aos gestores a conformação futura dos processos de negócio. Desenvolvimento de plano operacional de mudanças, tendo em vista a transição entre os processos de negócio atuais (AS-IS) e ideais (TO-BE).

-  Melhoria contínua de processos (aplicação dos ciclos PDCA/SDCA, de Deming), utilizando a gestão da qualidade para a estabilização e aperfeiçoamento de fluxos decisórios.

- Aplicação de Métodos de Avaliação Quantitativa de Desempenho: identificação de oportunidades de aplicação na tabulação de resultados de processos e sua análise.

Programação

24 a 26 de Abril de 2019
29 a 31 de Maio de 2019
Credenciamento: 8h
Horário: 8h30 às 17h30
Carga horária: 24h
Investimento: R$ 2.480,00

INCLUSO

- Material didático (pasta, apostila, folder, caneta e bloco de anotações)
- Coffee Break | Almoço | Café e água permanente
- Certificado de participação

Localização

Local do Evento

Rio de Janeiro

Incompany

Solicite este treinamento em sua empresa

Clique aqui
Quer receber novidades e materiais
exclusivos da Conexxões?