curso

PESQUISA DE MERCADO, ESTIMATIVA DE PREÇOS E NEGOCIAÇÃO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

Inscreva-se

Sobre o treinamento

Este curso visa preparar os agentes públicos para a realização das atividades de pesquisa de mercado, definição do preço de referência dos processos licitatórios e na negociação da contratação pública em geral, de acordo com as normas legais, jurisprudências do TCU e ferramentas do Portal de Compras Governamentais.

Conteúdo Programático

Visão sistêmica da contratação pública:

 Conceito e finalidade de Licitação;

 Breve histórico da Licitação após a Constituição Federal de 1988;

 Modalidades e tipos de Licitação;

 Diferença entre Projeto Básico e Termo de Referência;

 Diferença entre Projeto Básico e Projeto Executivo;

 Estudos Preliminares e Mapa de Riscos;

 Noções de Sistema de Registro de Preços;

 Fases da Contratação Pública;

 Repercussões das inovações do Decreto nº 10.024/2019.

 

 

Pesquisa de Mercado e Estimativa do Preço de Referência

 A importância da pesquisa de mercado;

 Diferença de pesquisa de mercado e pesquisa de preços;

 Como realizar a pesquisa de mercado;

 Falhas mais frequentes na pesquisa de mercado;

 Posicionamento atual do TCU sobre a pesquisa de preço;

 Instruções Normativas n. 05/2014 e suas atualizações do MPOG;

 Principais fontes de pesquisa de mercado;

 Valor estimado x valor máximo aceitável, conforme o Decreto nº 10.024/2019;

 Orçamento sigiloso, conforme o Decreto nº 10.024/2019;

 Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF;

 Os benefícios das ME’s e EPP’s nas licitações e a importância da pesquisa de mercado para o adequado atendimento da LC 123/06 e suas atualizações.

 

Negociação nas Contratações Públicas

 A obrigatoriedade do pregoeiro em negociar os lances finais do pregão, conforme o Decreto nº 10.024/2019;

 A necessidade de negociar as contratações públicas;

 A importância do conhecimento das normas legais para a efetiva negociação;

 A importância do pregoeiro como negociador da administração pública;

 Verificação dos itens que merecem maior atenção nos certames;

 Análise do comportamento do mercado;

 A importância de uma adequada pesquisa de mercado na fase de planejamento da contratação e no momento da contratação;

 A viabilidade de negociação de cláusulas contratuais;

 As possíveis formas de negociação;

 A negociação aplicada às licitações por Sistema de Registro de Preços;

 Renegociação de Atas de Registro de Preços e de Contratos.

 

Prática de Pesquisa de Mercado e Negociação no Portal de Compras Governamentais;

 Ambientação do Portal de Compras Governamentais;

 Verificação das Atas das licitações na modalidade Pregão Eletrônico;

 O SICAF como ferramenta para auxílio na pesquisa de mercado;

 Prática de pesquisa de mercado, conforme a IN 05/2014 e suas atualizações do MPOG;

 Simulação de pesquisa de mercado no sistema Painel de Preços;

 Simulação de pesquisa de mercado pela ferramenta Pesquisa Textual de Editais;

 Simulação de negociação entre pregoeiros e fornecedores na fase externa do pregão eletrônico, utilizando o chat do Portal de Compras Governamentais (COMPRASNET).

 

 

OBJETIVOS

 

 

 

 

Este curso visa preparar os agentes públicos para a realização das atividades de pesquisa de mercado, definição do preço de referência dos processos licitatórios e na negociação da contratação pública em geral, de acordo com as normas legais, jurisprudências do TCU e ferramentas do Portal de Compras Governamentais.

 

 

 

PRINCIPAIS TÓPICOS

 

 

 

 

 Unidade I – Visão Sistêmica da Contratação Pública;
 Unidade II – Pesquisa de mercado e estimativa do preço de referência;
 Unidade III – Negociação das contratações públicas;
 Unidade IV – Prática de pesquisa de mercado e negociação no Portal Comprasnet.

 

 

 

METODOLOGIA

 

 

 

 

Exposição dialogada, discussões, exemplos prático e simulação no Portal de Compras Governamentais (COMPRASNET).

Programação

18 e 19 de Maio de 2020
8h30 às 17h30
Carga horária: 16h
Investimento: R$ 2.790,00

■ Incluso: Almoço, coffee break, água e café

■ Material didático: pasta, apostila, folder, caneta, bloco de anotações

■ Certificado de participação

Localização

Local do Evento

Brasília - DF

Incompany

Solicite este treinamento em sua empresa

Clique aqui
Quer receber novidades e materiais
exclusivos da Conexxões?