Workshop

Planejamento da Força de Trabalho – Como dimensionar as futuras necessidades organizacionais

Apresentação do caso prático da Caixa Econômica Federal
Inscreva-se

Sobre o treinamento

Apresentação

- O planejamento da força de trabalho é um processo sistemático e contínuo de avaliação das necessidades futuras de recursos humanos, no tocante ao seu dimensionamento quantitativo e qualitativo. Trata-se de um processo fundamental na gestão de qualquer organização, mas ganha importância ainda maior naquelas de natureza pública em função das particularidades que apresentam nos seus processos de contratação, carreira, movimentação, reconhecimento e desligamento, por estar subordinadas a legislações específicas.
- Um bom Planejamento de Força de Trabalho permite à Organização se antecipar às necessidades de pessoal e promover ações para uma Gestão de Pessoas mais eficiente. Como resultado será possível conciliar melhor as necessidades organizacionais e expectativas e aptidões dos profissionais e, dessa forma, aumentar a capacidade de atração, retenção e potencialização de talentos.

Objetivos Gerais

- Demonstrar a importância do Planejamento da Força de Trabalho e situá-lo como elemento componente do Planejamento Estratégico da Organização
- Identificar as principais etapas para o Planejamento da Força de Trabalho
- Exercitar uma metodologia para levantamento das necessidades de recursos humanos para a sua organização, abrangendo as dimensões quantitativa e qualitativa
- Recomendar um processo dinâmico de Planejamento da Força de Trabalho que estimule continuamente o aperfeiçoamento organizacional
- Explorar implicações e ações que podem ser implantadas na Organização a partir de um bom Planejamento de Força de Trabalho. Serão discutidas ações para os principais processos de Gestão de Pessoas como provimento, movimentação, carreira e reconhecimento e proposto um referencial que possibilita sua aplicação de forma integrada e estratégica.

Metodologia

Ao longo do Workshop os participantes discutirão e simularão as etapas de um planejamento daforça de trabalho, de forma que, ao final, tenham desenvolvido a capacidade para realiza -lo em suasorganizações. A aplicação de atividades cuidadosamente orientadas possibilitará desenvolver espírito crítico em relação ao tema e repertório para que possam escolher – dentre as abordagensapresentadas – aquela(s) mais aderente(s) à necessidade da Organização em que atuam.

 

 

Conteúdo Programático

Módulo 1

- Definição, objetivos e etapas do Planejamento de Força de Trabalho. Este módulo serve como introdução ao tema, apresentando o assunto e como funciona um processo típico de Planejamento de Força de Trabalho. Serão apresentadas as principais etapas desse processo, os insumos necessários para que ele possa ser conduzido adequadamente e os resultados esperados.
- Exercício para definir o perfil necessário de servidores à Organização

Módulo 2

-Explora os métodos mais utilizados para definir o quantitativo de quadro para diferentes situações organizacionais. Apresenta, por exemplo, fórmulas e orientações para o dimensionamento do quadro necessário para áreas operacionais bem como orientações para dimensiona-lo em áreas meio e cuja atuação é eminentemente qualitativa. São, ainda, relacionados uma série de aspectos que devem ser observados quando do dimensionamento quantitativo do quadro.
- Exercício para o cálculo quantitativo do quadro.

Módulo 3

- Aqui é apresentada uma metodologia – apoiada no conceito de competências – que pode ser utilizada como referência para o planejamento qualitativo do quadro bem como para subsidiar a elaboração de um conjunto de ações decorrentes do Planejamento de Força de Trabalho, como mobilidade, alocação, carreira, desenvolvimento e reconhecimento.
- O “olhar qualitativo” e exercício para definir o perfil necessário de servidores à Organização.

Módulo 4

- Proposição de um Modelo ‘Alternativo’ para o Planejamento de Força de Trabalho
- Como módulo de fechamento do programa apontaremos algumas limitações das metodologias tradicionais de Planejamento da Força de Trabalho e proporemos uma nova metodologia, mais aderente à realidade de organizações inseridas em ambientes em contínua transformação. A metodologia proposta terá seu funcionamento ilustrado com base em resultados obtidos em sua aplicação concreta (apresentação de caso).
- Apresentação de caso e exercício para reflexão da aplicabilidade na Organização.

 

Apresentação do Caso Prático da CAIXA

- A construção da estratégia

- Como fazer o dimensionamento da Rede da Força de Trabalho

- Passo à Passo – Metodologia

- Ferramentas e resultados esperados

 

Mesa redonda de debate

- Maria Carolina Ferreira – Gerente Executiva – Administração do quadro de pessoas da CAIXA

- Vivian Camargo Garcia Leão – Gerente Executiva de Gestão de Pessoas

 

Facilitador

Programação

7 e 8 de Novembro de 2017
Credenciamento: 8h
Horário: 8h30 às 17h30
Carga horária: 16 horas
Investimento: R$ 2.980,00

(Incluso: Material didático (pasta, apostila, caneta e bloco de anotações) |  Coffee break | Café e água permanente | Certificado de participação)

Forma de pagamento: Depósito bancário identificado antes da realização do evento nas contas: Itaú AG. 0935 | C/C. 74821-0 ou Banco do Brasil, AG. 2971-8 | C/C. 99805-2, nominal a Conexxões Educação.

Para órgãos públicos, as notas de empenho deverão ser encaminhadas antes do evento, através de e-mail ou fax, A/C: Setor Financeiro. Não será devolvida a quantia paga no caso de cancelamento de inscrição. Serão aceitas as substituições. O não comparecimento ao evento não dará direito a reembolso.

Após a confirmação do curso, e mesmo antes que tal fato ocorra, a Conexxões Educação reserva-se ao direito de adiar, cancelar o curso ou substituir o Instrutor, quando ocorrerem fatores externos que impeçam sua efetivação ou por falta de quórum. Desta forma, não se aplica a Conexxões o pagamento de multas.

Localização

Local do Evento

Brasília

Incompany

Solicite este treinamento em sua empresa

Clique aqui
Quer receber novidades e materiais
exclusivos da Conexxões?