Curso: Tesouro Gerencial  Construção de Relatórios Gerenciais
Investimento
R$ 1.690,00

Apresentação

O curso “Tesouro Gerencial – Construção de Relatórios Gerenciais”, é uma iniciativa essencial para capacitar servidores no uso eficiente do novo sistema de consultas do Governo Federal, Tesouro Gerencial (TG). Este curso, proporcionará uma compreensão aprofundada do TG, possibilitando a confecção de relatórios gerenciais de execução orçamentária e financeira.

Objetivo

Capacitar servidores a utilizarem o novo sistema de consultas do Governo Federal, Tesouro Gerencial “TG”, para a confecção de relatórios gerenciais (execução orçamentária e financeira: empenho, liquidação, pagamento, restos a pagar). O curso apresentará as principais características e funcionalidades do novo sistema. Ainda serão abordados os principais conceitos referentes à administração financeira, orçamentária, contábil e patrimonial relacionas à execução no SIAFI, facilitando assim, a extração correta e fidedigna dos relatórios necessários à tomada de decisão.

Público alvo

Servidores que atuam nas áreas de planejamento, orçamento, execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial e nas Secretarias de Controle Interno dos três poderes. Auditores internos das entidades da administração indireta e Auditores governamentais de controle externo e demais interessados.

Metodologia

Exposição teórica e atividades práticas para proporcionar a integração e uma maior participação dos servidores na resolução dos exercícios.

Conteúdo Programático


  • Noções de Administração Orçamentária e Financeira e armazenagem de dados no SIAFI.
  • Estrutura da informação no SIAFI e relacionamento com o Tesouro Gerencial: conta contábil, conta corrente, documento de lançamento contábil.
  • Extração de dados: conta contábil com conta corrente “célula orçamentária da despesa”.

 

  • Introdução ao Tesouro Gerencial.
    • Histórico: Arquitetura; Plataforma BI;
    • Forma de acesso; Segurança do sistema; Nível de acesso; Perfil de acesso.
    • Navegação pelo Sistema: Menus; Principais características; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios.
    • Funcionalidades: Minhas Subscrições; Lista de Histórico; Criar Filtro; Criar Prompt; Criar Métrica; Criar Grupo Personalizado; Criar Documento; Criar Dashboard; Criar relatório: Relatórios em Branco; Consulta Construída. Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas). Tipos de consultas: Consulta às Tabelas administrativas, Orçamentárias e Contábeis; Consulta de Valores sintéticos de contas contábeis e itens de informação; Consulta de Saldos gerenciais de contas contábeis e itens de informação; Consulta de documentos; Extratos de contas ou item de Informação por documentos.

 

  • Tabelas do Tesouro Gerencial: Contas Contábeis; Itens de Informação; Estrutura organizacional: UG, Órgão e UO. Utilização de atributos.
  • Exercícios: Área de design: Filtro do relatório; Linha x Coluna x Paginar por; Menus de criação de relatórios; Aba: Início do Relatório.

 

  • Utilização de métricas: tipos de métricas.
  • Utilização dos atributos “data de lançamento”.
  • Construção de relatórios com o atributo “conta contábil” e “métrica”: limite de saque, contratos, depreciação.
  • Exercícios. Menus de criação de relatórios. Aba: Ferramentas; Dados; Planilha; Formato.
  • Filtrar em.
  • Relatórios Compartilhados.
  • Lista de Histórico.
  • Formulário de Atributos.

 

  • Lei Orçamentária Anual – principais conceitos: classificação institucional, funcional, estrutura programática, natureza de despesa, fonte de recurso, esfera orçamentária, resultado primário, tipos de créditos.
  • Dotação Inicial.
  • Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário.
  • Dotação Autorizada.
  • Provisão e Destaque Orçamentário.
  • Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: dotação; provisão; destaque.
  • Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa e suas inter-relações.
  • Exercícios.
  • Criar Filtro.
  • Elemento Derivado.
  • Classificação: crescente e decrescente.

 

  • Noções do PCASP.
  • Execução simplificada da despesa.
  • Principais contas de despesa e seus contas correntes.
  • Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: empenhado, liquidado, pago.
  • Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação e suas inter-relações.
  • Exercícios.
  • Drill.
  • Formatação Avançada.
  • Criar Prompt.
  • Renomear.
  • Criar Grupo Personalizado.
  • Subscrição.

 

  • Noções do PCASP.
  • Execução simplificada de restos a pagar.
  • Principais contas de restos a pagar e seus contas correntes.
  • Consultas de Execução de Restos a pagar: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, Ptres, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação e suas inter-relações. Detalhamento: por Unidade Gestora, Unidade Orçamentária, programa, ação, fonte, projeto/atividade, PTRES, Plano Orçamentário, natureza da despesa, credor, nota de empenho, modalidade de licitação, ano emissão e suas inter-relações. 5. Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: restos a pagar processados e não processados. 6. Exercícios.

 

  • Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros.
  • Extratos de Contas Contábeis ou item de Informação por documentos.

 

  • Ter curso superior ou exercício profissional na área contabilidade, patrimônio, orçamento, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas e conhecimentos básicos de Siafi;
  • Ter acesso ao SIAFI Operacional e possuir, no mínimo, os seguintes perfis:
    • CONEXEC;
    • TESCONGER.

 

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