PARTE I – LICITAÇÕES NA NOVA LEI
Carga horária: 12 horas
i) Campo de aplicação
- Objetivos do processo licitatório à luz da Lei Complementar a partir da nova lei de licitações – NLL;
- O papel da alta governança na condução dos processos licitatórios;
- O Portal Nacional de Compras Públicas;
- Compras “em escala” por parte de municípios;
- O Plano anual de contratações;
- A regulamentação da nova Lei por parte dos entes federativos;
- A padronização como princípio aplicável às contratações públicas;
- Licitações feitas com recursos oriundos do estrangeiro
- Objetos não regidos pela Nova Lei de Licitações
- A participação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte: como deve ser feita a aplicação da Lei Complementar a partir da nova lei de licitações – NLL;
ii) Princípios aplicáveis e sua aplicação empírica a partir da Nova Lei de Licitações;
- A Lei de Introdução ao Direito Brasileiro e sua aplicação à NLL;
iii) Conceitos fundamentais e visão geral do processo de contratação a partir da NLL;
- A importância da matriz de riscos para as contratações sob a NLL;
- O processo de centralização de compras;
iv) O envolvimento dos agentes públicos com o processo de licitação e contratação
- Impedimentos de nomeação em funções atreladas a licitações;
- Os agentes de contratação e seus papeis;
- A atuação da equipe de apoio;
- Contratação de empresas especializadas para suporte dos agentes de contratação;
- A subsistência da figura do pregoeiro;
- A defesa dos agentes públicos por parte da Advocacia Pública;
v) Modalidades de Licitação na NLL:
- Concorrência;
- Pregão;
- Definição da qualidade do objeto pretendido: proibição de aquisição de bens “de luxo”;
- Leilões e Concursos;
- A grande novidade: o diálogo competitivo – estrutura, funcionamento e oportunidades de uso;
vi) A Licitação em suas fases
- Formalidades processuais;
- Fases da licitação;
- Preparatória;
- Pesquisas de preço;
- Atuação dos pareceristas jurídicos e sua (possível) responsabilização;
- Divulgação do edital;
- Propostas e lances;
- A exigência de certificações
- Modos de disputa;
- Estabelecimento de intervalos mínimos;
- Julgamento;
- Exigência de amostras ou outros requisitos comprobatórios de qualidade do produto ou serviço;
- Empate de propostas de preço;
- Habilitação;
- Formulação de Recursos;
- Homologação;
- Anulação e/ou revogação da licitação;
- Impedidos de participar de licitações
- A questão do sigilo no trâmite processual (especialmente quanto ao orçamento estimado);
- Participação de consórcios e cooperativas;
vii) O que muda e o que se mantém quanto às hipóteses de contratações diretas;
viii) Procedimentos auxiliares às licitações;
- credenciamento;
- pré-qualificação;
- procedimento de manifestação de interesse;
- sistema de registro de preços;
- registro cadastral.
ix) A atuação dos órgãos de controle na aplicação da NLL;
PARTE II – CONTRATOS ADMINISTRATIVOS NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES
Carga horária: 12 horas
1 – Contratos administrativos
1.1 O que muda nos contratos administrativos com a nova Lei de Licitações?
1.2 Cláusulas obrigatórias
1.3 Impactos das fases de planejamento da contratação e seleção do fornecedor nos contratos
1.4 A transparência na formalização de contratos e seus aditivos
1.5 O uso da matriz de risco nos contratos: exemplos, posologia e contraindicações
1.6 Reequilíbrio, reajuste, repactuação dos contratos segundo a Nova Lei de Licitações
1.7 Portal Nacional de Compras Públicas
2. Garantias contratuais
2.1 O que muda ?
2.2 Boas práticas e lições aprendidas atualizadas
2.3 O seguro-perfomance: será o fim da sobras inacabadas ?
3. Prazos Contratuais
3.1 Tipos de contratos x prazos contratuais
3.2 O Aspectos gerenciais na definição dos prazos contratuais
3.3 O contrato de uma década: dicas para ele não ficar caduco
3.4 Faça Bodas de Coral: o Contrato de investimento
4. Execução contratual
4.1 Principais novidades
4.2 O casamento entre a execução contratual e a disponibilidade orçamentária e financeira
4.3 Atribuições do fiscal do contrato: responsabilidades e o processo de indicação
4.4 Gestão de riscos da inadimplência das obrigações trabalhistas
4.5 Mudanças relacionadas a sanções
5. Alterações contratuais
5.1 Hipóteses
5.2 Instrução processual: o que fazer
5.3 Alterações em contratações integradas e semi-integradas
5.4 Alterações em contratos com dedicação exclusiva de mão de obra
5.5 Uso do apostilamento
5.6 Causas de extinção dos contratos e suas repercussões
6. Recebimento do objeto e pagamento
6.1 O que muda no recebimento dos objetos
6.2 Procedimentos de pagamento
6.3 A importância do cronograma de pagamentos
6.4 É possível o pagamento antecipado de despesas ?
6.5 Como estabelecer a remuneração variável de contratos ?