Curso: Formação e Qualificação de Multiplicadores de Treinamento para Mesários
Investimento
R$ 1.890,00

Apresentação

A cada dois anos, a Justiça Eleitoral se vê diante do desafio de capacitar, orientar e supervisionar o trabalho de um verdadeiro exército de, aproximadamente, 1,8 milhão de mesários: cidadãos voluntários que, de norte a sul do país, distribuídos em 490 mil sessões eleitorais, colaboram para permitir que o pleito ocorra de acordo com os ditames da democracia e as determinações do Superior Tribunal Eleitoral. São pessoas das mais diversas formações e idades, imersos em realidades muito distintas, que atendem aos 147 milhões de eleitores brasileiros.

Capacitar, instruir e orientar o trabalho desses voluntários é uma tarefa muito desafiadora para os servidores da Justiça Eleitoral, que se soma aos problemas de natureza maior, como as dificuldades logísticas, a escassez de recursos e as tipicidades regionais. Além disso, os servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais se verão, nas Eleições 2022, constantemente a braços com outras questões que estão na ordem do dia do processo, como as consequências da polarização que leva à possíveis radicalizações e a disseminação de falsas informações por meio de Fake News.

Por tudo isso, torna-se cada vez mais fundamental, para os servidores dos cartórios eleitorais encarregados de preparar os voluntários e coordenar esses esforços locais, o domínio de conhecimentos básicos de comunicação, inclusive online, andragogia (princípios de educação voltada para adultos) e liderança. Tais conhecimentos podem ser um importante suporte para a complexa tarefa que esses servidores devem desempenhar bianualmente, de treinar e preparar os mesários designados sob sua responsabilidade para que compreendam todas as orientações e possam executar corretamente uma tarefa complexa, especializada e que deve ser iniciada e concluída em um prazo definido bastante curto, de apenas um dia, em uma mobilização que se estende por todo o território nacional.

Por fim, é importante ressaltar que o conhecimento compartilhado nesse curso não se restringe ao processo eleitoral. É uma tendência global que, diante do grande dinamismo da sociedade e das novas exigências que surgem a cada dia, as organizações se tornem cada vez mais espaços de aprendizagem e conhecimento, ampliando e fortalecendo as competências essenciais de seus colaboradores para o exercício de suas funções. O Serviço Público Brasileiro, que desde 2006 adota o Sistema de Gestão por Competências como orientação para a Gestão de Pessoas, segue os mesmos princípios. Por isso, em um contexto de equipes reduzidas e demandas crescentes, um corpo de servidores qualificados como multiplicadores de treinamentos pode se tornar um auxiliar importante para a capacitação contínua de equipes.

Objetivo

Prover os servidores participantes de conhecimentos e melhores práticas que os apoiem na transmissão de informações e orientação aos mesários que atuarão nas eleições de 2024, estimulando o desenvolvimento de competências comportamentais essenciais ao exercício da atividade.

Metodologia
  • A metodologia sugerida é a de workshops online, priorizando a abordagem interativa, que valorize a experiência, o compartilhamento e a participação ativa. A proposta pedagógica é coerente com a temática, e propõe questões, dinâmicas e debates relacionados ao cotidiano das equipes e customizadas à necessidade dos Tribunais Regionais Eleitorais, buscando a maior aderência. Desta forma, a instrutora trabalha de modo a envolver o participante, estimular sua adesão à proposta da capacitação e, principalmente, contornar as dificuldades naturais da interação online. Para tanto, as aulas online são, necessariamente, mais objetivas e assertivas. Os temas também são apresentados numa ordem lógica, perfazendo um todo coerente.
  • Além das interações via Zoom, ao vivo, a instrutora permanecerá ao dispor dos participantes durante todo o período do curso, para resposta de dúvidas por meio da plataforma da Conexxões.
  • Destaque-se que todo o conteúdo será construído e aplicado por profissionais habilitados, com ampla experiência no mercado de consultorias e especializados na abordagem educacional à distância.
Conteúdo Programático


  • Comunicação como fator essencial de desenvolvimento pessoal e profissional no mundo moderno
  • Comunicação como ferramenta para o processo de treinamento
  • Técnicas de Apresentação em Público
  • Contornando dificuldades: como falar de improviso e lidar com plateias hostis e entediadas
  • Como conduzir treinamentos e reuniões em plataformas online
  • A Importância de compreender e preservar a imagem e a reputação
  • Comunicação Não Violenta

 

  • Como o desenvolvimento de nossas concepções sobre educação nos levou à Andragogia
  • Os princípios da Andragogia
  • Premissas para uma aprendizagem ativa
  • Tipos de inteligência e modelos de aprendizagem: como podem ajudar em um treinamento?

 

  • Como preparar um planejamento efetivo para o seu treinamento
  • Contribuições para planejar melhor: Taxonomia de Bloom e Psicologia Positiva

 

  • O que precisamos saber para fazer, da tecnologia, uma aliada nos processos de ensino e aprendizagem?
  • Escolha dos recursos tecnológicos mais adequados para os treinamentos

 

  • Como a ética impacta nossas ações, como multiplicadores de treinamentos
  • Ética e relacionamento nas redes sociais
  • Etiqueta profissional: em que ela contribui para os meus relacionamentos?

 

Pular para o conteúdo