Fórum

ESTRATÉGIA NA PRÁTICA & GESTÃO POR PROCESSOS

ESTRATÉGIA NA PRÁTICA & GESTÃO POR PROCESSOS

Sobre o Fórum

O Fórum Nacional Estratégia na Prática & Gestão por Processos surgiu com formato inovador e programação diferenciada.

Os temas abordados vão desde aspectos relacionados a análise do ambiente, formulação e implementação da estratégia, passando pela necessidade de mapear, entender e diagnosticar os processos, com vistas ao alinhamento e geração de ações e resultados esperados pela organização. Preparamos um conteúdo transformador que vai apoiar você a traçar as principais diretrizes estratégicas e colaborar no processo de tomada de decisão. As palestras irão debater temas relevantes como: maturidade dos processos de gestão, riscos estratégicos, aplicação de novos conceitos.

Os casos práticos foram cuidadosamente selecionados e vão expor experiências exitosas na administração pública. Sem dúvida, é uma oportunidade única de acompanhar uma videoconferência com David Norton, criador do mundialmente conhecido Balanced Scorecard e consagrado professor da Harvard Business School.

O renomado conferencista em Gestão Estratégica fará uma apresentação sobre a nova Economia da Informação, avaliando, gerenciando e desenvolvendo o Capital Humano. Descubra por que algumas organizações alcançam a excelência e outras não. “Não olhe para o passado, olhe para o futuro”. Até lá!

Programação

“OS IMPACTOS DAS ESTRATÉGIAS NOS PROCESSOS”
8h
Credenciamento
8h30 às 10h
“COMO AVALIAR A MATURIDADE DOS PROCESSOS DE GESTÃO”Palestra Rogério Caiuby
  • Quais os critérios a serem avaliados
  • Como realizar um bom auto-diagnóstico
  • Melhores práticas no governo federal


Rogério Caiuby
Sócio-diretor da Symnetics, empresa que trabalha em parceria com os criadores dos conceitos do Balanced Scorecard, professores Robert Kaplan e David Norton. Atua no desenvolvimento e implementação de modelos de gestão estratégica; modelagem de oportunidades de alianças; revisão, desenvolvimento e gerenciamento de processos.


“GESTÃO DE RISCO DE ESTRATÉGIA CORPORATIVA”Palestra Seung Hyun Lee

OBJETIVO: O uso tradicional do Balanced Scorecard (BSC) permite acompanhar a execução da estratégia, mas não monitora os riscos e potenciais mudanças de premissas que orientam nossas hipóteses. O objetivo da palestra é dar uma visão prática de gestão de riscos estratégicos alinhado ao modelo de gestão da estratégia, o que garantirá maior robustez na execução.

  • Definição de gestão integrada de riscos
  • Integração da gestão de riscos ao ciclo de gestão da estratégia
  • Importância da discussão de cenários na gestão de riscos
  • Definição de Key Risk Indicators alinhada à estratégia da organização

Seung Hyun Lee

Master of Business Administration pela Rotterdam School of Management, Holanda, e ESADE, Espanha. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Professor de Estratégia Empresarial da Business School São Paulo. Trabalha na Symnetics como líder das células de formulação da estratégia e gestão de riscos estratégicos.

10h às 10h30
Coffee Break | Networking
10h30 às 12h30
“AS ESCOLHAS ESTRATÉGICAS – O IDEAL E O REAL”Palestra Roberto Camanho

Nos processos de escolhas estratégicas há dificuldades para se definir a melhor decisão. Nas organizações se observam metas ambíguas, conflitos entre os decisores e incertezas nos resultados. A aplicação da metodologia AHP- Processo de Análise Hierárquica facilita o alinhamento da visão dos decisores, o aumento da velocidade na tomada de decisão e resultados justificáveis. Inspirado na experiência de planejamentos governamentais e nas maiores empresas nacionais, o objetivo dessa palestra é abordar como os gestores devem atuar para melhorar a qualidade das escolhas estratégicas.

  • A escolha de caminhos estratégicos: um eterno conflito
  • Porque nós estamos sempre errando?
  • Como escolher o melhor caminho estratégico?
  • Você está no rumo certo?
  • Como tomar decisões melhores

Roberto Camanho 

Um dos principais especialistas brasileiros em tomada de decisão. Aplica a metodologia AHP – Processo de Análise Hierárquica para a condução de escolhas estratégicas em grupo. Realizou mais de 100 projetos que orientaram escolhas estratégicas e alocação de recursos nas maiores organizações públicas e privadas do país. Especialização na École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers – França.


“A EXPERIÊNCIA DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES NA EXECUÇÃO DA ESTRATÉGICA”Caso Prático Américo Almeida
  • O contexto das mudanças: O desafio atual é reforçar a Governança através da modernização da gestão por meio do desenvolvimento de um processo estruturado de administração estratégica
  • Como foi construída a estratégia do sistema de transportes: Visando o alinhamento das ações
  • O modelo implantado: Como está sendo executada a estratégia. Os modelos das RAE’s e do Plano de Metas
  • Lições aprendidas: Principais oportunidades e obstáculos na adoção da gestão estratégica como modelo de gestão

Américo Almeida 

Secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes. Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD e Pós-Graduação com apoio do BANCO DO BRASIL S.A., onde trabalhou por 33 anos, 14 deles na Diretoria de Estratégia e Organização – DIREO, vinculada à Presidência do BB. Realizou intercâmbio internacional – École Supérieure de Commerce de Rouen.

12h30 às 14h
Almoço
14h às 15h30
“AVALIANDO, GERENCIANDO E DESENVOLVENDO O CAPITAL HUMANO, ALINHADO À ESTRATÉGIA, NA NOVA ECONOMIA DA INFORMAÇÃO” (com tradução simultânea)Videoconferência Exclusiva David Norton
  • A Economia do Conhecimento: o que tem de novo?
  • Esta Nova Economia demanda Novas Ferramentas
  • Os Alavancadores da Nova Economia: ENGAJAMENTO, ALINHAMENTO, PREPARAÇÃO e CULTURA
  • Você está pronto?

David Norton 

Consagrado professor da Harvard Business School. O criador do mundialmente conhecido Balanced Scorecard, a ferramenta estratégica imprescindível para as organizações orientarem seu desempenho atual e futuro. Co-fundador e presidente do Balanced Scorecard Collaborative, Inc. Foi presidente da Renaissance Solutions Inc., além de co-fundador e presidente da Nolan, Norton & Company. É co-autor com Robert Kaplan dos livros “Balanced Scorecard: A Estratégia em Ação”, “Organização Orientada para a Estratégia”, “Mapas Estratégicos”, “Alinhamento”, além de inúmeros artigos sobre o tema. David Norton é doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard, mestre em Pesquisa de Operações pelo Instituto de Tecnologia da Flórida e graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico de Worcester.

15h30 às 16h
Coffee Break | Networking
16h às 18h20
“MODELO DE GESTÃO DE PORTO ALEGRE: EXECUÇÃO DE PROGRAMAS ESTRATÉGICOS”Caso Prático Izabel Cotta Matte
  • Evolução do Modelo de Gestão
  • Programas Estratégicos de Porto Alegre
  • Sistema de Governança
  • Impactos e Desafios da Gestão
  • Integração do Planejamento Estratégico ao Orçamento
     

Izabel Cotta Matte

Secretária Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento de Porto Alegre, é responsável por gerir os Programas Estratégicos de Governo e também conduz o orçamento municipal, gerenciando a execução física e financeira da cidade. Graduada em Arquitetura e Urbanismo com Pós-Graduação em Gestão de Projetos. Especialização em Gestão Pública pela George Washington University, EUA.


"GOVERNANÇA PÚBLICA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SUSTENTÁVEL: A EXPERIÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO"Caso Prático Ivan Bonifácio
  • Governança Pública – breve contextualização
  • A experiência do Judiciário na implantação da estratégia 2009-2014 e resultados alcançados
  • A estratégia no Poder Judiciário para o período 2015 -2020

Ivan Bonifácio

Diretor do Departamento de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Bacharel em Filosofia pela Universidade de Brasília – UnB, com pós graduação em Gestão Estratégica (Universidade Católica) e Gestão Pública (Universidade Cândido Mendes) e especialização em Orçamento Público e Gestão de Projetos. Atualmente coordena a gestão da estratégia nacional do judiciário.


“INOVAÇÃO NA ESTRATÉGIA OU ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO? NOVAS FORMAS DE ALCANÇAR RESULTADOS E GERAR VALOR PÚBLICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”Palestra Gilberto Porto

Objetivo: A inovação é cada vez um tema mais relevante dentro do processo de formulação estratégica dos governos que precisam gerar valor público com recursos cada vez mais escassos. Contudo, existem diversos obstáculos que dificultam a inovação na administração pública como a legislação, o orçamento, a cultura e os (des)incentivos. Por isso, é importante que o gestor público conheça as principais ferramentas que podem ser utilizadas para a geração de programas inovadores como forma de apoiar a construção de uma estratégia orientada para resultados com geração de valor público. A inovação como potencializador da geração de valor público na estratégia de governo

  • Os principais obstáculos para a inovação dentro da administração pública
  • Principais ferramentas para fomentar a inovação em sua estratégia
  • Cases de inovação na estratégia em governos

Gilberto Porto

Consultor em Gestão para Resultados para o setor público e organismos internacionais. Professor de cursos de pós-graduação e educação executiva na UnB e na FDC. Mestrando em Administração pela FGV com especialização em Estratégia pela Harvard Business School e MBA em Finanças e em Inteligência Competitiva. Diretor do Instituto Publix.

Ir para o 2º dia
“COMO OS PROCESSOS PODEM VIABILIZAR AS ESTRATÉGIAS”
8h30 às 12h30
“O ALCANCE DA EXCELÊNCIA OPERACIONAL POR MEIO DOS PROCESSOS COMO ELO ENTRE A ESTRATÉGIA E AS PESSOAS”Oficina Avançada Paulo Rocha
  • Você vai conhecer sobre o Sincronismo Organizacional: Alinhamento entre Estratégia, os Processos e as Pessoas
  • Você é freio ou acelerador da sua organização? – O Equilíbrio como Resposta
  • Onde está a força? – Vetor Mudança x Vetor Conformismo – Efeito Zumbi
  • Prioridade: Foco – Velocidade
  • Indicadores: Individuais – Estratégicos
  • Projeto de Redesenho: Filosofia – Ferramentas
  • Sucesso: Qualidade Técnica – Comprometimento das Pessoas
  • Os três pilares da metodologia: Orientada para gestão – interfuncional – Participativa

“Uma organização orientada por processos é, na realidade, um sistema processador de produtos e serviços visando, em primeiro lugar, à satisfação das necessidades do cidadão-cliente e tem como objetivo a busca permanente da excelência operacional”. Road Map

  • Os passos que devem ser observados no esforço de redesenho e gestão dos processos
  • As principais ferramentas
  • O papel da tecnologia

O que não está nos livros

  • As variáveis, visíveis e invisíveis, que influenciam no sucesso de um projeto de redesenho e gestão de processos
  • Os erros cometidos

O Redesenho do Novo Processo

  • Matriz de priorização de processos
  • Melhoria incremental ou Criação de um novo?

A Criação dos Indicadores de Gestão

  • Ponto de vista do cliente-cidadão
  • Ponto de vista da organização

O Planejamento da Implantação

  • Matriz de Esforço de Implantação
  • Resistência Cultural e Complexidade das Mudanças

Paulo Rocha 

É considerado, hoje, no Brasil um dos maiores experts em Gestão por Processos e Indicadores. Exerce atividades de consultoria em formulação estratégica, gerenciamento de processos, análise de problemas e tomada de decisões. Atuou em Projetos de Redesenho e Reestruturação Organizacional, Redesenho de Processos, Formulação Estratégica e Treinamento Gerencial em inúmeras organizações. Formação em Engenharia Mecânica. Consultor associado à Conexxões Educação.

12h30 às 14h
Almoço
14h às 15h40
“MELHORIA DA GESTÃO COM BPM”Caso Prático Mônica Venancio
  • Como criar cultura de processos com e sem patrocínio da alta gestão
  • Gestão baseada em Estratégia, Processos e Resultados
  • Importância da Cadeia de Valor, Priorização de Processos, Projetos de Processos e Gestão do dia a dia
  • Impactos do Gerenciamento de Processos na integração entre áreas, na comunicação e no clima organizacional
  • Os desafios pós consultoria de processos

Mônica Venancio 

Gerente do Escritório de Processos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Delegada Regional na ABPMP-BR no Distrito Federal. Possui certificação em Processos pela ABPMP – CBPP, ITIL e COBIT. Graduação em Ciência da Computação e MBA em Governança de TI.


“COMO OS PROCESSOS "PUXARAM" A RENOVAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS”Caso Prático Jacqueline Portella
  • Planejamento e Análise do Ambiente
  • Marco Estratégico
  • Alinhamento do Planejamento Estratégico à Cadeia de Valor
  • Reformulação dos conceitos: Cliente Interno / Ator do Processo
  • Redefinição da VISÃO através da definição do CLIENTE
  • Planejamento Estratégico focado no CLIENTE
  • Custos X Orçamento
  • “O caminho das pedras”

Jacqueline Portella 

Superintendente Executiva do Hospital SOCOR S.A. e especialista em Processos, com experiência em diagnóstico dos processos organizacionais, mapeamento e melhorias de Processos – MMP, Business Case – Implantação de Centro de Serviços Compartilhados – CSC e Enterprise Resource Planning – ERP. Professora do Curso de Pós-Graduação da PUC, entre outros.

15h40 às 16h10
Coffee Break | Networking
16h10 às 17h45
“TRANSFORMANDO AS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS ATRAVÉS DO ATENDIMENTO AO CIDADÃO”Caso Prático Deborah Arôxa
  • A importância do Alinhamento Estratégico
  • A aplicação de conceitos LEAN e Design Thinking para entender melhor a experiência do cidadão
  • O uso da tecnologia para ampliar os canais de atendimento
  • O foco do cidadão como promotor de mudanças nas organizações públicas

Deborah Arôxa

Superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da SEPLAG/SE. Membro do Comitê Estadual de Implantação da LAI – Lei de Acesso a Informação e palestrante renomada nacionalmente na área de Atendimento ao Cidadão. CBPP registrada pela ABPMP International. Gestora Regional Sergipe da ABPMP e Gestora Geral do e-DOC Sergipe.  Autora dos livros “BPM Transformando Organizações Públicas: Um novo olhar para o atendimento ao cidadão” e “BSC em BPM: Desmistificando Conceitos para Concretizar Sonhos”. Professora de Pós Graduação da FANESE e Faculdade Santa Helena.


“MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS POR MEIO DA GESTÃO POR PROCESSOS: O CASO PRÁTICO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL”Caso Prático Patricia Landi
  • O impacto do design do projeto com foco em pessoas: o uso da Teoria “U de Otto Scharmer”
  • A metodologia de Gestão por Processos apoiada na mudança do comportamento organizacional
  • Sincronismo Organizacional: planejamento, processos e pessoas atuando para a concretização das mudanças
  • O resultado prático do modelo adotado

Patricia Landi

Assessora de Gestão Estratégica do Supremo Tribunal Federal – STF. Economista, com experiência na Administração Pública, nas áreas de gestão da qualidade, gestão de processos e de projetos e planejamento estratégico. Especializações em: Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal; Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento; Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial e Comportamento Organizacional e Coaching.

Voltar para o 1º dia

Palestrante(s)

Rogério Caiuby

Rogério Caiuby

Sócio-diretor da Symnetics, empresa que trabalha em parceria com os criadores dos conceitos do Balanced Scorecard, professores Robert Kaplan e David Norton. Atua no desenvolvimento e implementação de modelos de gestão estratégica; modelagem de oportunidades de alianças; revisão, desenvolvimento e gerenciamento de processos.

Seung Hyun Lee

Seung Hyun Lee

Master of Business Administration pela Rotterdam School of Management, Holanda, e ESADE, Espanha. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Professor de Estratégia Empresarial da Business School São Paulo. Trabalha na Symnetics como líder das células de formulação da estratégia e gestão de riscos estratégicos.

Roberto Camanho

Roberto Camanho

Um dos principais especialistas brasileiros em tomada de decisão. Aplica a metodologia AHP – Processo de Análise Hierárquica para a condução de escolhas estratégicas em grupo. Realizou mais de 100 projetos que orientaram escolhas estratégicas e alocação de recursos nas maiores organizações públicas e privadas do país. Especialização na École Nationale Supérieure d’Arts et Métiers – França.

Américo Almeida

Américo Almeida

Secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes. Mestre em Administração de Empresas pela COPPEAD e Pós-Graduação com apoio do BANCO DO BRASIL S.A., onde trabalhou por 33 anos, 14 deles na Diretoria de Estratégia e Organização – DIREO, vinculada à Presidência do BB. Realizou intercâmbio internacional – École Supérieure de Commerce de Rouen.

David Norton

David Norton

Consagrado professor da Harvard Business School. O criador do mundialmente conhecido Balanced Scorecard, a ferramenta estratégica imprescindível para as organizações orientarem seu desempenho atual e futuro. Co-fundador e presidente do Balanced Scorecard Collaborative, Inc. Foi presidente da Renaissance Solutions Inc., além de co-fundador e presidente da Nolan, Norton & Company. É co-autor com Robert Kaplan dos livros “Balanced Scorecard: A Estratégia em Ação”, “Organização Orientada para a Estratégia”, “Mapas Estratégicos”, “Alinhamento”, além de inúmeros artigos sobre o tema. David Norton é doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard, mestre em Pesquisa de Operações pelo Instituto de Tecnologia da Flórida e graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Politécnico de Worcester.

Izabel Cotta Matte

Izabel Cotta Matte

Secretária Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento de Porto Alegre, é responsável por gerir os Programas Estratégicos de Governo e também conduz o orçamento municipal, gerenciando a execução física e financeira da cidade. Graduada em Arquitetura e Urbanismo com Pós-Graduação em Gestão de Projetos. Especialização em Gestão Pública pela George Washington University, EUA.

Ivan Bonifácio

Ivan Bonifácio

Diretor do Departamento de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Bacharel em Filosofia pela Universidade de Brasília – UnB, com pós graduação em Gestão Estratégica (Universidade Católica) e Gestão Pública (Universidade Cândido Mendes) e especialização em Orçamento Público e Gestão de Projetos. Atualmente coordena a gestão da estratégia nacional do judiciário.

Gilberto Porto

Gilberto Porto

Consultor em Gestão para Resultados para o setor público e organismos internacionais. Professor de cursos de pós-graduação e educação executiva na UnB e na FDC. Mestrando em Administração pela FGV com especialização em Estratégia pela Harvard Business School e MBA em Finanças e em Inteligência Competitiva. Diretor do Instituto Publix.

Paulo Rocha

Paulo Rocha

É considerado, hoje, no Brasil um dos maiores experts em Gestão por Processos e Indicadores. Exerce atividades de consultoria em formulação estratégica, gerenciamento de processos, análise de problemas e tomada de decisões. Atuou em Projetos de Redesenho e Reestruturação Organizacional, Redesenho de Processos, Formulação Estratégica e Treinamento Gerencial em inúmeras organizações. Formação em Engenharia Mecânica. Consultor associado à Conexxões Educação.

Mônica Venancio

Mônica Venancio

Gerente do Escritório de Processos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Delegada Regional na ABPMP-BR no Distrito Federal. Possui certificação em Processos pela ABPMP – CBPP, ITIL e COBIT. Graduação em Ciência da Computação e MBA em Governança de TI.

Jacqueline Portella

Jacqueline Portella

Conceituada Especialista em Processos e Administradora do Hospital SOCOR S.A., com experiência em diagnóstico dos processos organizacionais, mapeamento e melhorias de Processos – MMP, Business Case – Implantação de Centro de Serviços Compartilhados – CSC e Enterprise Resource Planning – ERP. Professora do Curso de Pós-Graduação da PUC, entre outros. Facilitadora da Conexxões Educação.

Deborah Arôxa

Deborah Arôxa

Superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão da SEPLAG/SE. Membro do Comitê Estadual de Implantação da LAI – Lei de Acesso a Informação e palestrante renomada nacionalmente na área de Atendimento ao Cidadão. CBPP registrada pela ABPMP International. Gestora Regional Sergipe da ABPMP e Gestora Geral do e-DOC Sergipe.  Autora dos livros “BPM Transformando Organizações Públicas: Um novo olhar para o atendimento ao cidadão” e “BSC em BPM: Desmistificando Conceitos para Concretizar Sonhos”. Professora de Pós Graduação da FANESE e Faculdade Santa Helena.

Patricia Landi

Patricia Landi

Assessora de Gestão Estratégica do Supremo Tribunal Federal – STF. Economista, com experiência na Administração Pública, nas áreas de gestão da qualidade, gestão de processos e de projetos e planejamento estratégico. Especializações em: Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal; Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento; Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial e Comportamento Organizacional e Coaching.

1 2 3 4

Informações

Data e Local:

Carga horária: 16 horas

Horário:
Credenciamento: 8h

Investimento: R$ 2.780,00
Descontos de 5% de 3 a 5 inscrições, 10% de 6 a 10 inscrições e 15% a partir de 11 inscrições, válidos apenas para a mesma organização.

O valor inclui: Material de apoio | Certificado | Coffee break | Almoço | Tradução simultânea

Local do Evento

KUBITSCHEK PLAZA HOTEL
Bloco E - SHN Quadra 2 - Asa Norte
Brasília - DF (61) 3319-3543

Realização

Conexxões Educação

Apoio institucional

Symnetics