Curso: Carreira e Remuneração no Setor Público
Investimento
R$ 1.690,00

Apresentação

Enfrentar os desafios da gestão de carreira e remuneração nunca foi tão crucial, e nosso programa oferece uma abordagem abrangente para lidar com as complexidades do cenário atual. Explore as nuances da Administração Pública, compreenda as alternativas e os riscos das abordagens de gestão existentes e ganhe insights valiosos para aplicar no seu dia a dia. Com uma metodologia participativa, exercícios práticos e a orientação de especialistas renomados, este curso promete não apenas conhecimento teórico, mas uma aplicação prática para impulsionar sua trajetória profissional.

Objetivo

São inúmeros os desafios para a gestão de carreira e remuneração no setor público, desde as restrições concretas que condicionam o provimento, a mobilidade interna e a disponibilidade financeira para reconhecimento do mérito, até elementos mais abstratos, como cultura e clima organizacional e expectativas cada vez mais exigentes das pessoas em relação às organizações e, mais especificamente, às suas carreiras. 

Neste curso, as especificidades da gestão de carreira e remuneração no setor público e abordagens para endereçar os desafios delas provenientes serão abordadas, de modo a propiciar aos participantes: 

  • Uma compreensão abrangente das abordagens de gestão existentes, de suas alternativas e riscos. 
  • A reflexão e análise sobre oportunidades de aplicação no contexto real de cada participante, seja na Administração Pública Direta, seja na Indireta. 
  • O entendimento de que as questões de carreiras e remuneração não se resolvem apenas com implantação/ criação de novos instrumentos, demandando também sua gestão, sendo necessária avaliação e atuação contínuas, tanto na aplicação dos regramentos quanto na análise dos resultados e decisões que vão sendo obtidos. 

O curso será desenvolvido por meio de uma metodologia participativa, com a aplicação de exercícios práticos, estudos de caso e discussões em grupo. Tudo isso, facilitado por especialistas renomados e experientes.

Conteúdo Programático


  • Diferenças da Gestão de Carreiras e Remuneração entre o Setor Privado e a Administração Pública (Direta e Indireta) 
  • Tendências em Gestão de Pessoas e a evolução de Planos de Cargos e Salários para Planos de Carreiras e Remuneração 
  • Papel das Organizações na Gestão de Carreiras – PCR para quê? Identificando os princípios norteadores (equidade interna ou externa, mobilidade, velocidade de carreira, atração, retenção e engajamento) 
  • Dimensões a serem observadas na formulação de um PCR

 

  • Modelo Sistêmico de Gestão de Pessoas por Competências (Eixos, Competências e Níveis de Complexidade) 
  • O conceito de Cargo Amplo, a adoção de ênfases e a identidade profissional  

Plano de Função 

  • A posição de Gestão no Setor Público  
  • Os desafios do Planejamento Sucessório 

 

  • Rubricas Remuneratórias (modelo por vencimentos ou por subsídio) 
  • Remuneração Fixa: construção de tabelas salariais, amplitudes de faixas e sobreposição, considerando os princípios norteadores e desenho de cargos/ níveis de escolaridade  
  • Critérios para Decisões em Remuneração Fixa (progressão/promoção). 

Plano de Funções:  

  • Natureza e tipos de funções gratificadas 
  • Modelo remuneratório (gratificação adicional fixa ou remuneração global) e retorno à carreira

 

  • Remuneração Variável: os preceitos técnicos e as possibilidades no setor público 
  • Consolidando a Proposta de Valor ao Servidor / Empregado Público: Recompensas não financeiras 

Encerramento 

  • A relação do PCR com planejamento da força do trabalho 
  • Governança e Plano de Transição. 
  • Observância e consulta aos Órgãos de Controle

 

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