Curso: Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG
Investimento
R$ 1.790,00

Apresentação

O Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG tem o objetivo de promover o desenvolvimento de competências necessárias às funções de liderança, no âmbito da governança organizacional, do planejamento, monitoramento e avaliação de resultados, da análise e tomada de decisões, da gestão por/de processos e sua qualidade e da comunicação interpessoal entre líderes e liderados.

Competências pretendidas

Ao final do programa, pretende-se que os participantes tenham desenvolvido como principais competências:

  • Compreender o significado e a aplicação da Governança Corporativa, visando despertar o senso crítico quanto à importância de fortalecer as políticas e práticas de governança na sua organização e sua inter-relação com os macroprocessos da gestão.
  • Conhecer e compreender a origem, os princípios e as aplicações do Movimento Ágil e seus frameworks associados à gestão da inovação (Design Thinking); ao planejamento estratégico e de projetos (OKR – Objectives and Key Results; framework CANVAS); e ao monitoramento e avaliação do desempenho (framework Scrum e Lean Agile) em projetos, processos e na organização em geral.
  • Compreender e saber aplicar a Gestão por/de Processos, sob a ótica da função de líder, desenvolvendo a capacidade de: conhecer os níveis de maturidade organizacional em Gestão por Processos; identificar e reconhecer a inter-relação entre macroprocessos e processos de ponta a ponta; reconhecer e saber participar de forma contributiva das etapas de modelagem, análise crítica, desenho, documentação e monitoramento/avaliação do desempenho dos processos sob sua responsabilidade ou que tenha interfaces.
  • Compreender a importância e saber aplicar métodos para o monitoramento e a avaliação de resultados por meio de Indicadores (KPI), incluindo a definição, apuração, análise de indicadores e o processo de tomada de decisões.
  • Reconhecer a importância, identificar e compreender a aplicação de práticas relevantes da Gestão da Comunicação em ambiente organizacional que envolvam o papel do líder.
Conteúdo Programático


  • Aspectos gerais sobre Governança Corporativa: conceitos, princípio e funções.
    • Principais diferenças entre governança e gestão
  • Principais etapas para a implantação / consolidação da Governança Corporativa nas organizações
    • Estrutura organizacional para governança e suas responsabilidades
    • Ecossistema organizacional
    • Mapeamento e relacionamento com partes interessadas (stakeholders).
    • Requisitos legais, normativos e de usuários/clientes
    • Gestão Estratégica
    • Gestão de Riscos
    • Compliance: aplicações de controles internos, auditoria, accountability e transparência
    • Gestão da imagem organizacional
  • Adoção do ESG – Environmental, Social and Corporate no ambiente corporativo
    • Dimensões do ESG e suas aplicações
    • ESG e sua interação com a gestão estratégica e gestão de riscos
    • ESG e seus impactos na imagem institucional perante a Sociedade.

Carga horária: 4 horas

 

  • O processo de Inovação nas organizações: uma visão geral
    • Conceitos e diretrizes em inovação segundo o Manual de Oslo.
    • Classificação e tipos de inovação.
    • Importância e propósitos da inovação para as organizações e a sociedade.
  • O Manifesto Ágil: sua origem, seus princípios e o novo mindset Business Agility das lideranças
    • Gestão ágil X Gestão tradicional
  • Principais frameworks Agile e suas aplicações nas organizações
    • Design Thinking com foco no desenvolvimento de inovações: o que é e como pode agregar valor ao desempenho das organizações.
    • OKR (Objectives and Key Results): como estabelecer objetivos e resultados-chaves e realizar o seu monitoramento e avaliação no âmbito corporativo e de projetos, utilizando modelo Agile.
    • SCRUM: modelo de monitoramento e avaliação do desempenho em projetos, processos e na organização em geral
    • LEAN AGILE: uma visão geral de sua aplicação na gestão

Carga horária: 4 horas

 

  • Propósitos e estratégias organizacionais como lastro para a arquitetura de processos de organização:
    • Como conhecer e ter domínio sobre os processos de Governança e Gestão
    • Estabelecimento da Cadeia de Valor
    • Identificação e definição de clientes e demais stakeholders externos e internos, suas necessidades e expectativas, com uso da ferramenta Matriz de Stakeholders.
  • Conhecimento e integração entre a Gestão Estratégica e a Gestão por Processos: direcionadores estratégicos (missão, visão e valores) e mapa estratégico como referências para o fluxo de valor representado pelo framework da Cadeia de Valor.
  • Aspectos gerais sobre o workflow das principais etapas para a Gestão por Processos e a Gestão de Processos: modelagem, análise, desenho, documentação, monitoramento e avaliação de desempenho de processos.
  • Estrutura de governança em Gestão por Processos e o papel das lideranças: escritório de processos, sponsors, gestores de processos, analistas de processos e afins.

Carga horária: 4 horas

 

  • Principais dimensões aplicáveis à gestão do desempenho organizacional.
  • Aspectos teórico-práticos para o estabelecimento de indicadores voltados ao monitoramento e avaliação do desempenho organizacional e das equipes
    • Conceitos e diferença entre dados, indicadores e informações
    • Conceitos, objetivos e classificação de indicadores por nível (estratégico, tático e operacional), tipos (tendência e resultados) e natureza
    • Conceitos e aplicações de métrica, índice, coeficiente e taxa
    • Definição de objetivos e metas, a partir do uso da ferramenta S.M.A.R.T.
  • Estruturação de ciclos de monitoramento e avaliação de desempenho estratégico e tático, baseados em indicadores, com análises e correlação de resultados voltados à tomada de decisões.
  • O fluxo do processo decisório: identificação da situação problema ou alvo, coleta das informações, o processo de síntese a partir das informações, a tomada de decisão em si, a operacionalização das ações e o monitoramento e avaliação dos resultados da decisão.
    • Como identificar corretamente os principais problemas da organização em suas diversas instâncias
    • O processo de análise das informações e síntese como embasamento para a tomada de decisões, com o uso de ferramentas de gestão
      • A tomada de decisão, o planejamento e a implantação/implementação das correções e ações corretivas para a solução de problemas
      • Monitoramento dos resultados e retroalimentação das decisões e ações propostas.

Carga horária: 4 horas

 

  • A comunicação interna e externa nas organizações e a prática da Comunicação assertiva e não-violenta (CNV).
    • Principais conceitos, técnicas e instrumentos de comunicação verbal e não verbal.
  • Planejamento da comunicação corporativa com foco em lideranças: como lidar com a diversidade do público alvo e selecionar as melhores técnicas e instrumentos.
  • Inovações em mídias, tecnologias e linguagens e suas interfaces com a comunicação organizacional: como lidar com os canais digitais e comunicação a distância (modelo home office ou híbrido).
  • Saber dar e receber feedback
    • Como se preparar para dar feedback
    • Como conduzir o processo de dar feedback: atitudes e estratégias

Carga horária: 4 horas

 

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